sexta-feira, 15 de abril de 2011

Mulheres no esporte

elas são jogadoras de futebol, mas... quem se importa?O Santos está lançando um calendário 2012, para comemorar o centenário do clube e promover seu time de futebol feminino (apelidado de "Sereias da Vila").

A autora do blog Escreva, Lola, Escreva dedicou uma postagem ao assunto, e eu recomendo muito que ela seja lida.


A questão gera polêmica.
Enquanto a maioria dos comentários que li se resume à aparência das jogadoras, algumas pessoas criticam sua atitude, dizendo que elas deveriam se preocupar em chamar a atenção por seu talento no esporte, como a atacante Marta, que foi eleita a melhor jogadora do mundo.
Mas será que isso é assim, tão simples? Será que podemos julgá-las tão facilmente?
Será que é tão fácil para as jogadoras, no Brasil, serem reconhecidas pelo seu talento, como são jogadores do sexo masculino?

O fato é que mulheres que assumem profissões tradicionalmente masculinas ainda precisam provar o tempo todo seu talento, mais do que os homens, para que ele seja reconhecido.
Quem já tinha ouvido falar na Marta, antes de ela ser eleita a melhor jogadora do mundo, levante a mão!

Marta, a melhor jogadora de futebol do mundo
Entre 26 de junho a 17 de julho deste ano acontece a Copa do Mundo de Futebol Feminino.
Você estava sabendo?
Será que alguma emissora irá interromper sua programação normal para transmitir os jogos?

Ainda por cima, além da pressão constante para provar sua capacidade, elas ainda precisam provar constantemente sua feminilidade.
(e esse é o argumento das próprias jogadoras do Santos para justificar a participação no calendário)

Por que, no país do futebol, membros de um time de futebol feminino ainda precisam tirar a roupa para que se fale delas?

Por que se considera normal que os esportistas do sexo masculino sejam celebrados na mídia por serem bons no que fazem, enquanto as mulheres esportistas só são celebradas por seu valor decorativo?

o tenista Roger Federer na capa da revista Sports Illustrateda tenista Anna Kournikova na capa da revista Sports Illustrated
A mesma revista tem padrões diferentes para esportistas do sexo feminino e esportistas do sexo masculino

Nenhum comentário: