Mostrando postagens com marcador U2. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador U2. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Adeus às armas?

Um homem perturbado entrou em uma escola municipal no Rio de Janeiro, matou dez meninas e dois meninos, e se suicidou após ser atingido por um policial.

O caso suscitou muitas discussões pelo país.
Comparações com o caso da escola de Columbine, nos EUA, em 1999 levaram a (necessários) debates sobre bullying e sobre segurança nas escolas.

homenagem às vítimas da tragédia no Realengo no show do U2 no Morumbi, dia 09/04/2011 - foto de Renato Luiz Ferreira/AEMenos atenção tem sido dada ao aspecto de crime de ódio, expresso nos números de vítimas e nos depoimentos de testemunhas.
(os nomes de algumas das vítimas podem ser vistos na foto ao lado, da homenagem feita pelo U2 durante o show no Morumbi no dia 09/04)
O assassino não foi à escola para matar crianças.
Foi matar especificamente meninas.


Uma das coisas que mais estão dando o que falar é a ressurreição da discussão sobre o desarmamento.
O revólver 38 que foi disparado contra as crianças era, originalmente, uma arma legal, comprada há 18 anos e, posteriormente, roubada.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), apresentou ontem o projeto de realização de um novo plebiscito sobre o desarmamento (houve um referendo sobre o mesmo assunto em 2005), a ser realizado no dia 02 de outubro deste ano.
A pergunta do plebiscito seria "O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil?"

Em 2005, 60% da população votou contra a proibição.
Sarney acredita que "a população foi induzida ao erro", pois "o que se nota é que a venda de armas torna o cidadão ainda mais vulnerável. E não seguro".
"A sociedade muda. O que estamos vivendo hoje não é o que vivíamos há alguns anos. Precisamos repensar o que foi decidido."
A ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, apoia a proposta.

argumentos estúpidos na campanha contra o desarmamentoNa realização do referendo de 2005, foram gastos 5,7 milhões de reais na campanha contra o desarmamento, quase toda patrocinada por empresas de armamentos. A Taurus doou R$ 2,8 milhões e a Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), outros R$ 2,7 milhões.
A campanha pelo fim do comércio gastou R$ 2,2 milhões.

Gostaria de declarar que sou contra o comércio de armas de fogo e sou favorável à realização de um novo plebiscito.
Não sei se o episódio fez uma parcela significativa da população mudar de opinião, mas acredito que a opinião de muitas pessoas tenha sido manipulada na época do referendo pelo lobby dos fabricantes de armas e pela forte campanha contra o desarmamento feita por veículos de [des]informação como a revista Veja e a Rede Globo.

A proibição do comércio de armas não vai acabar com o comércio ilegal.
Mas vai reduzir a entrada de armas, antes legais, no mercado ilegal. Como foi o caso da arma usada na escola do Realengo.
Nem toda arma no mercado ilegal entrou em circulação ilegalmente. Quem tem controle sobre o paradeiro de uma arma na casa, carro ou bolsa de alguém?

E armas adquiridas legalmente não se tornam menos perigosas!
Eu não quero que você tenha uma arma em casa se meu filho for amigo do seu filho e for brincar na sua casa. Eu não quero que você tenha uma arma em casa e ela seja roubada por bandidos. Eu não quero que você tenha uma arma e seu filho ou sobrinho adolescente vítima de bullying um dia resolva levá-la para a escola para "se defender" ds colegas que o maltratam, ou utilize-a para cometer suicídio (óbvio que pessoas cometem suicídio sem ter armas, mas conheço pessoalmente casos de adolescentes que se mataram com a arma dos pais. E não conheci pessoalmente ninguém que tenha se matado de outra maneira, mas conheço gente que tentou, não deu certo, e hoje são felizes por não ter funcionado). Eu não quero que você tenha uma arma em casa e corra o risco de um dia decidir usá-la (você, ou sua esposa, seu irmão, seu pai, seu filho...) quando tiver uma briga no trânsito ou ou uma crise de ciúmes.

"Armas não matam pessoas. Pessoas matam pessoas."
É verdade.
As armas apenas tornam isso infinitamente mais fácil.

Armas não sevem para proteger. Armas servem para matar.
E eu não acredito que o "cidadão comum" seja capaz de lidar com o poder imediato de vida e morte que uma arma proporciona.
"Boa parte dos homicídios não são cometidos durante assaltos. Na maioria das vezes eles ocorrem em decorrência de brigas e do consumo de álcool e drogas. A ausência de armas em situações como esta reduziram as mortes em 80%"
~ Paulo de Tarso Andrade (Economista)
porte de armaCarolina Daemon (praticante de tiro, acho que vale a pena acrescentar este detalhe) escreveu sobre o desarmamento em seu blog.
Ela menciona uma simulação de roubo doméstico, feita há alguns anos, onde militares treinados ("divisões de elite", não o "batalhão do quartel da esquina") e civis com porte de armas seriam os moradores de uma residência invadida.
O resultado: nenhum civil que sacou sua arma da mesinha de cabeceira "sobreviveu" a um ataque inesperado de um bandido armado.
"Sou bom atirador e, mesmo assim, fui ferido em assalto e vi minha mulher ser morta ao meu lado"
~ Ney Suassuna (ex-senador)
Ter uma arma não traz segurança para ninguém. Apenas reduz a segurança de todos.


O projeto do plebiscito ainda tem um longo caminho a percorrer.
Para começar a tramitar, ele precisa de 27 assinaturas, que estão sendo recolhidas. Será, então, votado no Senado, e se aprovado ainda terá de passar por duas comissões na Câmara antes de ser votado pelos deputados.
O deputado Marco Maia (PT-RS), presidente da Câmara, já declarou ser contra a proposta.

Para o líder do DEM, Demóstenes Torres, o plebiscito é um erro e não vai resolver o problema da violência: "A questão não é tirar a arma do homem de bem, mas impedir que ela chegue às mãos do marginal. É nisso que o governo deve se empenhar".

Eu estou com a mente um pouco tendenciosa ultimamente, e essas palavras me lembraram um vídeo que, felizmente, encontrei para compartilhar com vocês. Ele começa mostrando uma fala do ator e notório defensor das armas de fogo Charlton Heston (quem assistiu Tiros em Columbine, de Michael Moore, se lembra dele):
"Não há armas boas, não há armas ruins.
Uma arma nas mãos de um homem mau é uma coisa ruim.
Uma arma nas mãos de um homem bom não é uma ameaça para ninguém, exceto pessoas más."
Em qual categoria será que se encaixa essa garotinha?

U2 - Bullet the Blue Sky
Live from Boston, 2001

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Sem palavras

Não sei o que dizer pra vocês, não tenho palavras para descrever.

Só sei que minha amiga e eu chegamos à mesma conclusão: são momentos assim que fazem a vida valer a pena.

O setlist teve várias surpresas, tanto no sábado quanto no domingo. A começar pela primeira música, que foi Even Better than the Real Thing, do álbum Achtung Baby.
No domingo foi incluída a canção Zooropa, primeira faixa do álbum de mesmo título que, segundo o site U2.com, não era tocada ao vivo desde o ano de lançamento do álbum, 1993 (!).

Tá, Zooropa não foi tão surpreendente para pessoas ansiosas como eu que ficaram acompanhando as notícias sobre a passagem de som, mas mesmo assim foi legal! :-)
E teve músicas na passagem de som que não foram tocadas - ainda.


E no sábado houve Stuck in a Moment You can't Get Out Of em versão acústica, em homenagem a Julian Lennon que fazia aniversário.
Nossa, como eu chorei nessa hora!



Ainda choro assistindo o vídeo!

Gostaria de poder ir novamente na quarta-feira... mas não posso pagar.
Para quem também vai ficar em casa enquanto 90 mil pessoas se divertem no estádio, o áudio do show será transmitido ao vivo no Terra a partir das 21h30.

But I still haven't found what I'm looking for...

terça-feira, 29 de março de 2011

1 ano de Raízes e Asas

O blog está completando 1 ano!
Mafalda (Quino) e bolo de aniversário
Faz exatamente um ano que a primeira postagem foi publicada!

E já que estamos no clima, aqui estão o Bono e o The Edge do U2 cantando parabéns!
(originalmente para o Nelson Mandela, mas o cara parece ser tão gente boa, acho que não vai se importar...)


Obrigada a todos que me acompanham!

quarta-feira, 23 de março de 2011

Contagem regressiva para o show do ano!

Eu estou prestes a realizar um sonho!

Já faz um tempo que estou planejando escrever, mas estava aguardando alguma notícia sobre um provável setlist...

Faltam 17 dias para o show do U2 no estádio do Morumbi, e eu estarei lá!!!
Mal posso esperar!

U2 360 - visão da pista
Não sei quem tirou esta foto, mas dá um frio na barriga só de olhar...

O U2 é minha banda favorita há não sei quanto tempo, e até hoje nunca tive a oportunidade de vê-los ao vivo.
(e o show de abertura do Muse, que eu também adoro desde que ouvi pela primeira vez no carro de um amigo há uns 7 anos atrás, é a cereja do bolo!)
Estou muito ansiosa, tentando conter a expectativa assistindo trechos de outros shows desta turnê e me informando sobre o que me espera.

Andei pesquisando a provável setlist (lista de músicas) do show.
Não dá para saber exatamente todas as músicas que a banda irá tocar, pois há variações de uma ou duas músicas entre um show e outro, mas o site U2BR divulgou uma provável setlist para os shows na América do Sul, baseada nos shows de 2010, na Europa e Oceania (clique nos títulos para assistir no YouTube):
1. The Return Of The Stingray Guitar (instrumental)
2. Beautiful Day
3. I Will Follow OU New Year's Day
4. Get On Your Boots
5. Magnificent
6. Mysterious Ways
7. Elevation
8. Until The End Of The World
9. I Still Haven't Found What I'm Looking For
10. North Star (inédita)
11. Pride OU Mercy (inédita; bem legal) OU Bad (BAD!!!)
12. In A Little While
13. Miss Sarajevo
14. City Of Blinding Lights
15. Vertigo
16. I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight
17. Sunday Bloody Sunday
18. MLK OU Scarlet
19. Walk On
20. One
21. Where The Streets Have No Name
22. Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me OU Ultraviolet (ahhhh... tem que escolher?)
23. With Or Without You
24. Moment Of Surrender (acho ótima para encerrar o show!)

Bono e The Edge cantando num show do U2Após o show no Chile esta sexta-feira (25), será possível ter uma noção melhor da setlist sul-americana, mas ainda de acordo com o U2BR 9 músicas estiveram presentes em TODOS os shows desta turnê, em 2009 e 2010 (ou seja, as chances de serem ouvidas por aqui são bem grandes):
- Beautiful Day
- City Of Blinding Lights
- Get On Your Boots
- I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight (Remix)
- Magnificent
- One
- Vertigo
- Walk On
- Where The Streets Have No Name

*~*~*~*~*~*~*~*~*
Atualização: o show no Chile (veja aqui o setlist) obedeceu direitinho a previsão do U2BR, ali acima. A única alteração foi que colocaram a música One Tree Hill no lugar de North Star.
*~*~*~*~*~*~*~*~*

Esta é a setlist dos meus sonhos (em ordem alfabética):
- Acrobat (chance de tocarem é quase zero, mas eu adoro)
- Angel of Harlem (adoro, ultimamente tenho ouvido muito; chance quase zero também)
- BAD! (cara, acho que eu desmaiaria se eles tocassem essa! Só ver os vídeos no YouTube já me dá arrepios! Eu pra ser sincera achava que tinha tantas chances quanto as duas acima - ou seja, zero -, mas daí eu soube que foi tocada na Austrália e na Itália... agora vou ficar esperando por ela no show!)
- *Beautiful Day
- *City of Blinding Lights
- *Get on Your Boots
- Hold Me Thrill Me Kiss Me Kill Me
- *I'll Go Crazy if I don't Go Crazy Tonight
- *I Still Haven't Found What I'm Looking For (um show do U2 não é um show do U2 sem ela - mas houve shows desta turnê em que ela ficou de fora)
- Kite (como eu amava essa música na época em que saiu o All that You Can't Leave Behind...)
- Like a Song (AMO! Uma das melhores músicas para "air drum". Mas acho que eles não tocam há uns 25 anos...)
- Love and Peace or Else (maravilhosa, especialmente depois de Sunday Bloody Sunday como fizeram na Vertigo Tour. Pena que parece que caiu fora nesta turnê)
- *Magnificent
- Mysterious Ways
- Numb (adoro a música e adoro o Edge)
- *One (um show do U2 não é um show do U2 sem ela)
- Original of the Species (minha favorita do How to Dismantle... adoro pra berrar no chuveiro)
- Staring at the Sun (linda!)
- Stuck in a Moment (cansei de escrever a letra nos cadernos do colégio)
- *Sunday Bloody Sunday (um show do U2 não é um show do U2 sem ela. Mas já houve shows desta turnê em que ela ficou de fora...)
- *Ultraviolet
- *Walk On (já chorei tanto ouvindo essa música, qdo era adolescente...)
- *Where the Streets Have No Name (essa eu quero ouvir o estádio inteiro cantando junto)
- *With or Without You (um show do U2 não é um show do U2 sem ela - e, no entanto, houve shows desta turnê em que ela ficou de fora. Mas acho difícil isso acontecer aqui)
O "*" aponta as músicas que eu imagino que serão ser tocadas no show, com base nas informações acima

Ou seja; tenho esperança de ouvir mais ou menos metade das minhas músicas favoritas (estou tentando não me empolgar muito esperando por Bad... é muito mais provável que toquem Pride)
Mas tem pouquíssimas músicas deles que eu não gosto, e eu sei que vai ser fantástico não importa que músicas eles toquem!

Alguns vídeos da turnê, para aplacar ou aumentar a ansiedade:




Solo fodástico do The Edge aos 3:57!


Bad em Dublin, com uma introduçãozinha de "40"

PS: só é uma pena que o show seja pela T4F. Eu sinceramente espero nunca mais ter que comprar ingressos pela Tickets For Fun para show nenhum! Deixo aqui meu desabafo!

domingo, 8 de agosto de 2010

49 anos de The Edge!

The Edge E daí que 49 não são 50?
Hoje é aniversário de um dos maiores guitarristas do mundo; temos que comemorar!

The Edge (ou "David Howell Evans") nasceu no dia 08 de agosto de 1961.

Uma característica marcante na guitarra do U2 é o uso que The Edge faz do efeito delay, ou "eco".
Pra quem quer entender e/ou tentar imitar (e lê inglês), um site publicou um "estudo do delay de The Edge".


Biografia detalhada, que nem a do Bono, deixo pro ano que vem. Agora, só um vídeo:

The Edge cantando e tocando Sunday Bloody Sunday na turnê Popmart, em 1998


Tá bom, dois vídeos!
O segundo vai de brinde, só para vocês verem o tal do delay:

Where the Streets have no Name, ao vivo


Amo!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

50 anos de Bono!

Bono U2 Esta semana foi cheia de datas especiais!
No mesmo dia teve o dia das mães, o "aniversário" dos gatos e o aniversário de uma amiga muito querida (que eu esqueci de cumprimentar, e por isso vou ficar me chutando até o ano que vem!); ontem (dia 11) foi o aniversário da minha irmã de coração Dri, e segunda (dia 10) Bono, vocalista do U2, completou 50 anos.

Eu pretendia escrever alguma coisa sobre ele, mas simplesmente não tive tempo, então vai com dois dias de atraso, mesmo!



Bono, ou Paul David Hewson, nasceu em Dublin, Irlanda, no dia 10 de maio de 1960.

Bono bebê
Consta que este bebezinho é ele

Na escola Mount Temple, Bono conheceu Alison Stewart.

Bono e Ali nos tempos de colégio:
Bono e Ali no colégio Bono e Ali

Eles começaram a namorar quando Bono tinha 16 anos e Ali 15, e se casaram em 21 de agosto de 1982.
Eles têm 4 filhos.

casamento de Bono e Ali
Foto do casamento de Bono e Ali

Foi na mesma escola que, em 1976, Larry Mullen Jr., então com 14 anos, colocou um anúncio no mural procurando músicos para formar uma banda.
Bono, David Evans (The Edge) e Adam Clayton apareceram, e junto com Larry, Dik Evans (irmão de The Edge) Ivan McCormick e Peter Martin, formaram o "Feedback". McCormick e Martin logo saíram do grupo, que em 1977 mudou o nome para "The Hype".

Dik Evans, mais velho, deixou a banda em 1978.
A banda foi rebatizada novamente, tornando-se, então, o U2 que nós conhecemos, com Bono nos vocais, The Edge na guitarra, Larry Mullen Jr. na bateria e Adam Clayton no baixo.

Eles costumam dizer que, no início, Larry era o único que sabia tocar.

Algumas fotos antigas da banda:

U2 nos anos 80 U2 nos anos 80
Bono com bandeira branca
Bono agita uma bandeira branca durante a música "Sunday Bloody Sunday"

Bono é conhecido, também, por seu ativismo, e uma de suas principais causas é a luta contra a pobreza na África.

O blog Mysterious Distance fez uma lista no dia 10 com o "top 10" dos atos humanitários de Bono, listando:

1 - a participação no Band-Aid, em 1984, contra a fome na Etiópia;
2 - a fundação DATA ("Debt, AIDS, Trade, Africa"), criada em 2002 e que, mais tarde, se tornou parte da campanha "One".
3 - a turnê Conspiracy of Hope, junto com Sting, para promover a Anistia Internacional, organização pelos direitos humanos.
4 - a organisação ONE, criada em 2004 por Bono e outros co-fundadores para combater a pobreza e doenças, particularmente na África, e que hoje conta com mais de 2 milhões de membros.
5 - produtos Red: iniciativa de Bono, é um meio de utilizar o consumismo das pessoas para uma boa causa. Quando alguém compra um produto ou utiliza um serviço Red, a empresa responsável pelo produto doa 50% do lucro para a compra e distribuição de remédios contra a AIDS para a África. Algumas empresas com produtos cadastrados incluem Motorola, Giorgio Armani, American Express, Converse, Apple e Microsoft.
6 - EDUN: linha de roupas "eco-friendly" e que utiliza produtos (como algodão orgânico) fabricados na África, criada pela esposa de Bono, Ali Hewson, e pelo designer Rogan Gregory. A idéia é promover a economia africana, ao invés de apenas dar esmolas.
7 - o prêmio Ted, que Bono ganhou em 2005, e utilizou para ajudar o trabalho da ONE.
8 - "The Africa Issue: Politics & Power": edição especial da revista Vanity Fair, em julho de 2007, editada por Bono.
9 - título "Man of Peace" por seus trabalhos humanitários, que Bono recebeu em 2008.
10 - lançamento do álbum "Hope for Haiti".

Uma campanha antiga do Bono é pela libertação da ativista Aung San Suu Kyi e pelo fim da ditadura na Birmânia (Myanmar).
Em sua homenagem foi escrita a canção "Walk On", cujo videoclipe (uma das versões) foi gravado no Rio de Janeiro.

U2 no Rio de Janeiro
Bono e Adam no Rio de Janeiro

Muita gente acusa Bono de usar essas campanhas para promover sua imagem e o U2.
É claro que se trata de uma ótima publicidade e ajudou a manter o U2 na mídia por 30 anos, mas ainda assim eu considero suas atitudes muito louváveis, e gostaria que mais "celebridades" usassem sua "celebridade" para promover boas causas.

Bono escreveu a maioria das letras do U2, e temas políticos, sociais e religiosos são recorrentes.

Já ouvi algumas pessoas dizerem que o fato de cantar sobre religião diminui o valor das músicas do U2, mas eu discordo profundamente.
Por exemplo, a canção "I Still Haven't Found What I'm Looking For" é assumidamente "uma música gospel", nas palavras dos membros da banda. Mas a maioria das músicas gospel nem se compara com ela. Algo como "Oh Happy Day", só para dar um exemplo, mesmo sendo uma música bonita, fala simplesmente "que dia feliz, quando Jesus limpou meus pecados..."
"I Still..." é uma canção universal. "Eu escalei as montanhas mais altas, eu corri pelos campos, só para estar com você... mas ainda não encontrei o que estou procurando". Pode ser Deus, amor, paz, um sentido para a vida... é uma música que assume um sentido pessoal para cada pessoa que a escuta, mesmo sem mudar a idéia por trás da música. Por isso, é uma música maravilhosa. Mesmo uma pessoa não-religiosa, como eu, pode apreciá-la.

Um dos motivos pelos quais eu mais admiro o U2 é o fato de muitas das letras permitirem diversas interpretações.
Um bom exemplo é a canção "One", uma das mais conhecidas, que assumiu diferentes papéis ao longo do tempo, tendo sido feitos, inclusive, três diferentes videoclipes para ela.

Segundo a Wikipedia, "One" foi escrita quando a banda passava por momentos de tensão enquanto gravava o álbum Achtung Baby, quase chegando a ponto de acabar com a banda.
Bono diz que é uma canção sobre aprender a conviver com outras pessoas, e entender que, apesar das diferenças, precisamos nos ajudar mutuamente.

Um das interpretações mais antigas é que a canção é sobre um jovem, homossexual e soropositivo, falando com seu pai.
Esta versão talvez tenha se originado no fato de que o single de "One" teve os lucros de venda revertidos para pesquisas sobre a AIDS e a capa trazia uma foto tirada por David Wojnarowicz, artista homossexual e que morreu de AIDS, na qual búfalos caiam de um penhasco.

single de One - U2
O primeiro videocipe da música mostrava os membros da banda em drag, e conta com a presença do pai de Bono.

One - Edge in drag One - Bono in drag
A banda, entretanto, decidiu fazer outro clipe, uma vez que estava insegura quanto à aceitação do vídeo nos conservadores Estados Unidos, e também não queria deixar a canção marcada com este tema.
O segundo videoclipe mostrava imagens em preto-e-branco e em câmera lenta de búfalos correndo, alternada com o título escrito em diversos idiomas.

Mas a MTV não ficou satisfeita com esta versão, acreditando que não seria muito popular, e uma terceira versão foi feita, na qual Bono canta em um bar e é mostrado com uma bela mulher.
Esta foi a versão mais divulgada do videoclipe, e ajudou a propagar a segunda interpretação da música, como o fim de um relacionamento amoroso.

Mais recentemente, a canção passou a ter um valor de promoção da paz e da justiça social, e inspirou o nome da organização "ONE", contra a pobreza na África.
Bono campanha One
Bono e o U2 também são conhecidos pelas turnês megalomaníacas.
Em 1992, começou a turnê ZooTV, na qual Bono interpretava personagens (como "The Fly" e "Mr. MacPhisto", na imagem abaixo), várias telas de vídeo e carros voadores. Foi uma turnê milionária, como tem sido todas as turnês do U2 desde então.

The Fly e Mr MacPhisto
Atualmente, a banda está viajando com a turnê 360º, do álbum "No Line on the Horizon".
Só o palco requer 120 caminhões para ser transportado, e o telão fica o tempo todo rodando 360º (o espetáculo é montado para que o público possa ver por todos os lados - daí o nome). Segundo a Folha, cada um dos três palcos usados pela banda custou cerca de R$ 53 milhões.

Palco U2 360º Bono em show da turnê 360º
Desde o ano passado, correm boatos de que o U2 trará esse show para o Brasil em novembro deste ano, com apresentações em São Paulo no estádio do Morumbi.
Estou torcendo para que os boatos se confirmem!