Mostrando postagens com marcador listas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador listas. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

10 bons motivos para NÃO ter um carro

jogue seu carro fora! - ok, não tão literalmente...Antes que venham me questionar: não, eu não tenho carro. Nem tenho vontade de ter.
(tudo bem, de vez em quando – muito de vez em quando – um carro faz uma certa falta, mas ela é facilmente suprida por caronas ou táxis. Se você fizer as contas de quanto se gasta com um carro, táxi não é tão caro quanto parece...)


Há algum tempo, li um texto que listava 23 motivos para não ter (ou vender o seu) carro e achei ótimo.

Inspirada nessa lista e para encerrar a série de postagens sobre transporte, faço aqui a minha própria lista com 10 bons motivos para NÃO ter um carro
(ou, no mínimo, usá-lo menos. Que tal, para começar?)


carros: máquinas de poluição1. Carros poluem.
A queima de combustíveis polui. A fabricação do carro polui. A extração dos combustíveis pode poluir em proporções absurdas, como aconteceu ano passado no Golfo do México (e acontece direto em muitos outros lugares).
Carro a etanol polui também, não pense que por ter um flex você tem um motivo a menos.

70% da poluição das grandes cidades é causada pelos meios de transporte.
asma e rinite, dois problemas comuns em cidades poluídas
A poluição dos veículos não apenas contribui para o aumento na temperatura das cidades e do planeta (aproximadamente 40% da emissão de gases de efeito estufa vem dos automóveis), mas causa ou agrava diversos problemas de saúde – por exemplo, alergias, asma, pneumonia, enfisema e câncer. Estima-se que, a cada dia, oito pessoas morrem e uma mulher sofre aborto em decorrência da poluição, na cidade de São Paulo.

aquecimento global: a culpa é nossa

carros são armas2. Carros são perigosos.
Motoristas embriagados, “rachas”, sentimento de superioridade e impunidade e mesmo pequenas distrações podem acabar com uma vida.
E acabam. Só no Brasil, morrem 42.000 pessoas por ano vítimas de “acidentes” de trânsito.
Em média, ocorrem 723 acidentes nas rodovias asfaltadas brasileiras a cada dia.

carros matam 1.2 milhão de pessoas por ano
Carros matam 1.2 milhão de pessoas por ano em todo o mundo

Animais mortos por atropelamento, domésticos ou selvagens, devem estar na casa das centenas de milhares por ano.

Você quer essa responsabilidade?
o que foi esse solavanco
carros custam muito caro3. Carros custam muito dinheiro.
Sem o carro, você vai economizar: o dinheiro que custaria o carro; o dinheiro do seguro do carro; o dinheiro do IPVA, o dinheiro da gasolina; o dinheiro da manutenção do carro; o dinheiro do estacionamento...
Pense em tudo o que você poderia fazer com essa grana!


se esses idiotas tivessem pego um ônibus eu já estaria em casa - quem é o idiota, afinal?4. Carros fazem você perder tempo.
Tempo no trânsito é tempo perdido.
No ônibus, trem ou metrô você pode aproveitar para ler, estudar, ouvir música, apreciar a paisagem ou conhecer e conversar com outras pessoas.
De bicicleta ou a pé, você vai estar se exercitando e conhecendo melhor a sua cidade.

Parece inacreditável, mas andar de bicicleta pode ser um meio mais rápido para se locomover na cidade do que andar de carro. Duvida?
Em 2008, um grupo de ativistas realizou, em diversas capitais brasileiras, o Desafio Intermodal. Nele, o mesmo trajeto foi percorrido de diversas maneiras (carro, ônibus, metrô, trem, moto, bicicleta e a pé) e no mesmo horário.
Qual meio de transporte você acha que terminou em menos tempo?
Veja abaixo o resultado do percurso na cidade de São Paulo:
- 36min - bike vias tranquilas (homem)
- 42min - bike vias rápidas (homem e mulher)
- 49min - bike vias tranquilas (mulher)
- 59min - bike + ônibus
- 1h04min - moto
- 1h41min - trem + metrô
- 1h51min - ônibus
- 1h51min - carro
- 2h13min - pedestre
- 2h21min - bike + metrô
- 2h40min - ônibus + metrô
Bicicleta foi o meio de transporte mais rápido, vencendo o carro por 1h15min!

a bicicleta é a vencedora!*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*
Atualização (23/09/2011): no Desafio Intermodal de 2011, realizado dia 20 de Setembro, a bicicleta foi mais uma vez a vencedora em São Paulo, levando 22 minutos e 50 segundos para completar o trajeto que, de carro, levou 1 hora e 14 minutos.
A bicicleta também havia ganho o Desafio em 2009 (quando foi mais rápida até que um helicóptero - modo de transporte que não participou das outras edições). Em 2010, a moto venceu a bicicleta por alguns minutos (ainda assim, o carro levou três vezes mais tempo).

*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*


placa de trânsito: cuidado, motoristas agressivos5. Carros causam estresse e comprometem a qualidade de vida nas cidades.
Andando de carro você se estressa com engarrafamentos, com o atraso, com o comportamento de outros motoristas que acham que têm mais direito de andar do que você... e isso pode estragar todo o seu dia.
Além disso, tem o estresse com a segurança do carro – se o carro está estacionado em lugar seguro, se vão roubar o seu carro – e com a sua própria segurança no carro (roubos de carro costumam ser mais violentos que assaltos a pedestres, e podem se transformar em seqüestro).
Também tem a poluição sonora do trânsito, que pode pode causar insônia, estresse, depressão, perda de audição, agressividade, dores de cabeça etc.
Einstein andando de bicicleta
Pedalar e caminhar são atividades agradáveis que, além de ótimos exercícios, estimulam a liberação de endorfinas, que causam sensação de bem-estar. Desestressam e ajudam a colocar as coisas em perspectiva e a pensar melhor. Muitos cientistas, artistas e criadores defendem que a prática dessas atividades estimula a mente e a capacidade criativa. E você vai ganhar mais pique para as atividades diárias.

Caminhar ou andar de bicicleta no caminho para o trabalho / voltando do trabalho vai ajudar você a relaxar, coisa que ficar sentado no trânsito nunca faria.

trabalho sem estresse

cúmulo do sedentarismo6. Carros contribuem para uma vida sedentária.
Caminhando ou andando de bicicleta, fica muito mais fácil manter o peso e ter uma boa saúde.
Sem carro, você vai caminhar mais, perder peso, ser mais saudável e reduzir o risco de hipertensão (a caminhada reduz níveis de pressão arterial por até 24 horas), doenças do coração, obesidade e diabetes, entre outras doenças.
Andar de bicicleta trabalha as musculaturas das pernas, costas e abdômen, queima calorias, melhora a circulação e o funcionamento cardiovascular.
As duas atividades são de baixo impacto (menor risco de lesões), e estimulam a produção de endorfinas. Também ajudam você a dormir melhor.
E, de quebra, você economiza tempo e dinheiro com academia!

diferença entre o carro e a bicicleta
A da esquerda move-se a gordura e faz você economizar dinheiro.
O da direita move-se a dinheiro e faz você ficar gordo.


ferro-velho nos EUA, década de 707.Carros representam um gasto enorme de recursos naturais.
Imagine a quantidade de matéria-prima necessária para suprir a indústria automobilística! A extração dessa matéria-prima gera degradação ambiental. E você sabia que há vários minérios em extinção?

Isso para não falar dos combustíveis: os derivados do petróleo são altamente poluentes, e a disputa sobre eles e sua extração causam grandes impactos sociais e guerras.

Port Harcourt, Nigéria
Port Harcourt, a principal cidade da região do petróleo (Nigéria)
Fotografia de Ed Kashi (National Geographic)

Membros do grupo armado MEND
Membros do grupo armado MEND (Nigéria)
Fotografia de Ed Kashi (National Geographic)

A queima de biocombustíveis também gera poluição e gases-estufa, e as plantações para gerar biocombustíveis substituem a vegetação nativa ou ocupam áreas que poderiam ser usadas para cultivar alimentos.

plantação de cana - foto de Sérgio Delmonico

estresse ao volante8. Carros deixam as pessoas agressivas.
O fenômeno já deve ter sido estudado por algum psicólogo.
As pessoas tendem a se irritar mais e a expressar mais sua raiva no trânsito, de modo que incidentes pequenos podem levar a brigas e agressão física.

Dentro do carro, estamos isolados do mundo exterior. Aumenta a sensação de força e de impunidade, e as outras pessoas são concorrentes ou estão atrapalhando nosso caminho.
A situação agrava-se com a frustração com o trânsito lento e a irritação com outros motoristas que nos desrespeitam, forçam a passagem, “costuram”, cometem infrações ou contribuem de alguma maneira para tornar o deslocamento ainda mais lento. Nervosas, as pessoas começam elas próprias a desrespeitar os outros, forçar a passagem etc etc. Vira um verdadeiro cada-um-por-si.

Um curta-metragem da Disney de mais de 50 anos atrás já mostrava isso muito bem.


desenho de Quino ilustra como os carros ocupam a cidade9. Carros contribuem para a degradação do espaço público.
Cidades com muitos carros são mais desagradáveis: têm mais poluição sonora, mais poluição do ar, o asfalto as torna mais cinza, mais mortas, mais quentes, e o trânsito somado a tudo isso deixa as pessoas mais mal-humoradas.

Para que os carros tenham por onde passar, as cidades vão ficando cada vez mais impermeabilizadas, e o asfalto vai substituindo a vegetação, os cursos d'água, as calçadas... E os motoristas se apropriam ainda mais do espaço público, estacionando nas vias e desrespeitando leis de trânsito como não parar na faixa de pedestres.

Ruas de grande movimento de carros ficam abandonadas pelas pessoas e tornam-se apenas locais de passagem, sem crianças brincando, pessoas passeando e conversando, cafés, comércio de bairro e outras coisas que tornam as ruas mais humanas e agradáveis. Largadas, vão ficando ainda mais descuidadas, sujas, muitas vezes com pichações e acúmulo de lixo...

A pé ou de bicicleta, você aprecia o seu entorno. Pode conhecer mais pessoas. Pode descobrir lojas ou cafés ou outros locais interessantes, contribuir para a sobrevivência do pequeno comércio, e ajudar a manter as ruas mais interessantes e agradáveis para as pessoas que passam por elas.

deixe o carro em casa e ajude a humanizar o trânsito

carro: mito e realidade10. Carros não tornam as pessoas mais livres ou mais felizes.
Depois de tudo, eu não deveria nem precisar mais dizer isso.

Infelizmente, a associação entre o carro (quanto maior, melhor!) e a ascensão social está arraigada na nossa cultura.
Também, pudera; há décadas os fabricantes de carro investem bilhões para nos convencer de que não podemos viver sem um carro, e que ter um carro vai nos trazer liberdade, status, respeito, amor... quando, na realidade, o que ele faz é estragar nosso planeta, nossa cidade e nossa vida!


Você não precisa de um carro.
Tudo isso é propaganda enganosa para convencer você a comprar um.

Eu fico revoltada com propagandas como essas aí abaixo. Você não?

carro: símbolo de poder e statuse quem é você pra achar que sabe qual é o meu sonho??LIBERTE-SE!
bicicleta: a verdadeira liberdade











ATENÇÃO: saiba quais são os efeitos colaterais de pedalar uma bicicleta

quarta-feira, 12 de maio de 2010

10 bandas nacionais de rock feminino!

Numa das minhas primeiras postagens, prometi que um dia me dedicaria a falar sobre o rock feminino nacional.

Poucos imaginam que o rock começou no país, oficialmente, com uma mulher.
O primeiro rock gravado por aqui foi "A Ronda das Horas", em 1955, com a cantora de samba-canção Nora Ney - um cover de "Rock Around the Clock".

Confesso que foi difícil selecionar bandas boas; tem muita banda ruinzinha por aí.
E não é porque é banda feminina, não! Dentre as bandas de homens também, para cada banda boa tem uma centena de porcarias.

Alguns sites para pesquisar sobre o rock feminino no Brasil:
Mundo Rock de Calcinha
Girls Music Zone
Rock Feminino, festival anual cuja edição mais recente foi em Rio Claro dia 20 de março.

Foi pesquisando nesses sites que eu encontrei as bandas que apresento no Top 10 a seguir (em ordem alfabética):

As Doidivinas

banda de rock feminino Doidivinas
Esta banda carioca, formada em 2006, descreve seu som no Myspace como uma mistura do "som cru do proto punk com música de cabaret e letras envenenadas", com "pitadas de psychobilly, psicodelia, glitter e dor-de-cotovelo".

Ela é formada por Flávia Couri (Guitarra e Voz ), Luciana Morozini (Baixo) e Helga Balbi (Bateria). Já lançou um CD autoral e um videoclipe, ambos intitulados “Envenenada”.


Confira a música "Odes e Lamentos":




Blue Sheep

Da página no Myspace: "A Blue Sheep é um Power Trio feminino formado em meados de 2008 por Eveline (Guitarra), Gabi (Bateria) e Béa (Baixo e Vocal). Com cerca de 1 ano de formação o trio possui músicas próprias e covers de bandas como ZZ Top, Stevie Ray Vaughan e Grand Funk Railroad no repertório, trazendo uma proposta sonora de Hard Blues simples e de qualidade! Em março de 2009 teve sua primeira estréia nos palcos e desde então recebeu boas críticas, ganhando espaço para mostrar seu som: Rock’n Roll!"

Infelizmente, a banda acabou no início deste ano.

Abaixo, um vídeo desta banda de João Pessoa (PB), canção (delas) "Reviens":



E a mesma canção, versão acústica, só voz e violão:



Elas e Eu
(link para o Myspace)

Banda de São Paulo, formada por três mulheres e dois homens: Juliana Freitas (Vocal), Rita Marques (Composições e Guitarra), Raquel Abdian (Teclado, guitarra e backing vocal), Felipe Melloso (Baixo) e Ale Totti (Bateria).
Já lançou um cd ("O Jogo Mal Começou"), com capa bem estilosa, e o site é bem estiloso também, seguindo o mesmo tema.

capa do CD O Jogo Mal Começou
Abaixo, a canção "O Jogo II".



Girlie Hell
(link para o Myspace)

banda de rock feminino Girlie Hell
Banda de Goiânia formada por cinco garotas (Sarah - vocal; Lola - baixo; Carol - bateria; Bullas - guitarra solo; Kaju - guitarra base) em 2008. Cantam músicas em inglês.

O som é bem decente, confiram vocês mesmos no clipe da música "Get Off":



Lava
(link para o Myspace)

banda de rock feminino Lava
Banda formada em 1996 e que, infelizmente, acabou em 2006.
Também tinha 5 integrantes, quatro mulheres e um homem (Silvana Mello - vocal; Alê Briganti - baixo e vocal; Eliane Testone - guitarra e vocal; Helena Fagundes - bateria; Danilo Costabile - guitarra).

Em 2003, lançou seu primeiro CD, "La Motocyclette", do qual saiu o clipe da música "Igloo":



Over C
(link para o Myspace)

banda OverC
Só a vocalista (Bia Lombardi) é do sexo feminino, mas achei que valia a pena entrar para este Top 10.

A banda conta com a participação de Heraldo Paarmann, ex-guitarrista do Ultraje a Rigor.

Seu primeiro CD, "Grow Up", foi lançado em 2008. Esta banda também canta em iglês.


Gostei da música "Sanity", mas aviso que o refrão é bem grudento.



Siete Armas

banda de rock feminino Siete Armas
Banda de Sampa formada em 2006, com cinco garotas na formação: Débora Lopes (voz), Lu Carvalho (guitarra), Nessa Salvado (guitarra), Sarah C. Si. (baixo) e Helena Krausz (bateria).
As principais influências são Bob Dylan, Johnny Cash, Doors, Beatles, Stones, Led Zeppelin. Segundo o Myspace da banda, as letras "falam sobre comportamento, política, poesia, dinheiro, status e viagens extra-sensoriais, entre outros".

O som é melhor no Myspace do que nas gravações ao vivo que encontrei no YouTube, mas dá pra curtir um pouco.
Música "So Blues":



Stella Can
(link para o Myspace)

banda de rock feminino Stella Can
Banda gaúcha formada em 2007, com Juliana Nólibos (baixo e backing vocals), Luiza Gressler (guitarra and backing vocals) e Mariana Corbellini (bateria e vocal).

Mais uma banda cantando em inglês... mas o som é bem legal.
Em 2008 elas abriram o show de The Donnas em Porto Alegre.

Música "Drunk":



The Biggs
(link para o Myspace)

banda The Biggs
Banda de Sorocaba (SP), formada por Flavia Biggs (vocal e guitarra), Mayra Biggs (vocal e baixo) e Brown Biggs (bateria).
Não, eles não nasceram com esse sobrenome.
Na estrada desde 1997, tem dois CDs lançados: Wishful Thinking (2000) e The Roll Call (2007). Músicas em inglês.
Em comparação com as outras bandas já mencionadas, o som do The Biggs é mais pesado, vocal mais gritado, mas eu gosto também.

Aqui vai o clipe de "I Know it":



The Moxine

banda de rock feminino The Moxine
Também cantando em inglês, a banda de Monica Agena (vocal e guitarra - já foi guitarrista da banda Natiruts), Hagape Cakau (baixo) e Caju (bateria) foi formada em 2009, e já se apresentou em palcos internacionais.

Segundo o Myspace, "o Moxine representa uma síntese de um bom rock dançante e canções com belas melodias".

O som é bem limpo, parece bem profissional mesmo. Vale a pena ouvir!


Aqui vai o clipe de "Eletric Kiss":



E por hoje é só!
Espero que tenham gostado!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Planos

Tenho toda a admiração do mundo pelos monges budistas e outras pessoas que buscam a felicidade no desprendimento e em "viver o presente", mas eu sou dos que acreditam que sonhar é parte indispensável da vida.
Hoje divido com vocês uma lista muito simplificada de coisas que ainda quero fazer:

- Conhecer lugares que ainda não conheço.
É pra ser vago, mesmo. Qualquer lugar vale a pena ser conhecido.
Mas eu especifico, contando algumas viagens que ainda sonho em fazer: Fernando de Noronha, Amazônia, Canadá, Ásia (queria pegar a Transiberiana na Rússia e então mochilar por países como China, Índia, Vietnã, Tailândia...), São Francisco, América Latina (tenho esse mega-projeto de ir da Argentina aos EUA de carro um dia), Austrália e Nova Zelândia... melhor parar por aqui.
Nada é tão bom quanto a sensação de novidade e de liberdade que se sente ao desembarcar em uma estação e tirar na moedinha (ou seguir a intuição) pra decidir se caminha para a esquerda ou para a direita!

- Voltar a alguns lugares que já visitei.
Porque nunca se conhece, realmente, um lugar. Apenas se visita. E muitos lugares valem a pena ser visitados de novo... e de novo... e de novo... e a sensação de encontrar um velho amigo às vezes pode ser até melhor do que a sensação de novidade.
Eu nunca me cansarei da Escócia... e a Espanha também tem um lugar especial no meu coração e muitos lugares inexplorados também.
Para não mencionar clássicos como Londres ou Paris... sempre vale a pena ver de novo.

- Ver o U2 e o Travis (foto abaixo) ao vivo.
Quem sabe um deles ainda este ano? Dedos cruzados!
banda Travis
- Fazer um doutorado.
Pois é... apesar de não haver um dia ultimamente em que eu não me pergunte o que quero fazer da vida depois da pós-graduação (ainda vem uma postagem sobre isso!) sinto a bússola apontar para a academia... pelo menos como ponto de partida.
Quero continuar fazendo pesquisa... e meio que sinto como um dever cívico aumentar o número de mulheres na academia (me impressionei numa abertura de congresso, certa vez, quando subiram umas dez pessoas para discursar e todos eram homens!)
Além disso, sempre há ótimas desculpas para viajar!

- Trabalhar com algo que contribua para tornar o mundo um pouquinho melhor.
Uma pesquisa que contribua para a conservação, trabalhos de educação e conscientização... estou buscando.

mulher cantando
- Terminar minhas músicas.
Não só as letras das músicas... torná-las músicas, mesmo. Gravar, mesmo que num programinha tosco de computador...

- Cantar uma música feita por mim num palco, para uma platéia com pessoas que eu não conheço.
Se aplaudirem, viva.
Se cantarem junto, melhor ainda!

gaita
- Aprender a tocar um instrumento *pra valer*, e talvez montar uma banda...
Esse sonho é como uma nuvem mas nunca se dissipa!
Vamos ver se organizo melhor minha vida e consigo uma "carreira paralela" (não... eu não quero acordo com gravadora nem turnês internacionais. Só uns ensaiaos em fins-de-semana, talvez tocar num barzinho algumas vezes por mês...)

Pra mim música é como o ar.

- Aprender a mergulhar e a surfar "direito".
Já surfei deitada, ajoelhada e sentada, mas ainda vou surfar em pé!
E o curso de mergulho só não saiu ainda por falta de grana...
mulher surfando
- Numa linha semelhante... aprender a dirigir.
Carta eu já tenho, mas preciso aprender de novo!

- Me apaixonar...
Me sinto mó "mulherzinha" falando isso, mas é verdade.
Ok, eu já fiz isso, uma vez. Mas não valeu!

- Morar numa casinha tendo minhas maninhas como vizinhas.
Com muito verde!

- Ter filhos.
No máximo dois, e não quero um só porque ser filho único não é legal.
Não é pra já - seria para depois do tal doutorado e de mais um ou dois ítens acima - mas também não pra daqui a muuuito tempo, porque quero que meus filhos aproveitem certas coisas... Quero que meus pais aproveitem os netos...
Mã, nem vai se animando muito agora, porque como eu já disse, tenho que ser capaz de cuidar direito da minha vida antes de ter que cuidar da vida e outra pessoa!

- Ver meus filhos crescerem num mundo melhor...

Sonhar é o primeiro passo para tornar seus sonhos realidade!