Mostrando postagens com marcador transporte. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador transporte. Mostrar todas as postagens

sábado, 22 de setembro de 2012

Dia Mundial Sem Carro 2012

22 de setembro é o Dia Mundial Sem Carro.
Aproveite para experimentar uma relação diferente com a sua cidade!

Os posters de divulgação abaixo são da página Fast, Free & Fun.

22 de setembro Dia Mundial Sem Carro - pés

22 de setembro Dia Mundial Sem Carro - bicicleta
Que bicicleta linda! Eu quero!!!

Leia também:
O que o carro faz com as pessoas
10 bons motivos para NÃO ter um carro
Você também pode salvar o mundo!
Nós não somos dinamarqueses

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Exemplo: pontes para travessia de animais

A Holanda, país com uma área um pouco menor que a do estado do Rio de Janeiro, possui cerca de 600 travessias para a fauna (às vezes denominadas "ecodutos" ou "faunodutos") em suas rodovias, incluindo pontes e passagens subterrâneas.

E ainda tem gente que quer usar a suposta falta de proteção à natureza em países "desenvolvidos" para justificar uma redução nessa proteção nos países "em desenvolvimento"...

Ponte Borkeld, na rodovia A1, Holanda

Ponte Woeste Hoeve, na rodovia A50, Holanda

Ponte Woeste Hoeve, na rodovia A50, Holanda

Aqui no Brasil ainda são pouquíssimas as estradas com esses acessos, e o atropelamento de animais silvestres é um problema crônico. Não há estatísticas oficiais, mas um levantamento feito há alguns anos por pesquisadores estimou que cerca de 2,5 milhões de animais (vertebrados) são mortos por ano nas estradas brasileiras (fonte).

terça-feira, 19 de junho de 2012

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Cidades amigas das bicicletas

"A construção de cidades para pedestres e ciclistas não é um luxo. É o compromisso de uma sociedade democrática. É uma demonstração de respeito pela dignidade humana."




Mais Bogotá, em homenagem às minha maninhas queridas que me mostraram o vídeo:

Bogotá, capital da Colômbia, faz a transição para uma cidade amiga das bicicletas

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Dia Mundial Sem Carro

Hoje é o Dia Mundial Sem Carro!

Dia Mundial Sem Carro - 22 de setembro
E que tal adotar um dia por semana como Dia Sem Carro?
Um pequeno gesto que pode trazer grandes benefícios para você e para a sua cidade!

Veja minha postagem com 10 bons motivos para NÃO ter um carro.

E sábado tem manifestação na Paulista pelo Plano de Mobilidade Sustentável!
Bora?
A concentração é às 15hs, no vão do MASP.
Mais informações
Evento no Facebook

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Semana da Mobilidade

22 de setembro é o Dia Mundial Sem Carro, e a semana do dia 16 ao 24 é a Semana da Mobilidade.

Semana da Mobilidade 2011 - descubra uma cidade melhor
Segue a programação da semana (de acordo com compilações do IDEC e do Vá de Bike) para a cidade de São Paulo, que precisa urgentemente acordar para o problema da mobilidade urbana.
É tudo gratuito!
(Não está em São Paulo? É só entrar no Google e procurar eventos mais perto de você! Eles estão rolando no mundo inteiro!)
16/9 - Sexta:
Seminário "A mobilidade urbana e os modais não motorizados - pedestres/ciclistas"
(Rede Nossa São Paulo)
Das 9h30 às 12h30 no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo – Viaduto Jacareí, 100, 8º andar, Bela Vista.
Mais informações

16/09 - Sexta:
Vaga Viva noturna no Baixo da Augusta
(Matilha Cultural)
A partir das 22hs na Rua Augusta, altura 584, 591 e 822, Centro.
Mais informações

16/09 - Sexta:
Contagem de Ciclistas na Av. Paulista
(Ciclocidade)
Das 6hs às 20hs - Ação para estimar o uso da bicicleta como meio de transporte no ambiente urbano.
Mais informações

17/09 – Sábado:
Oficinas de Bicicleta Casa do Zezinho
(Casa do Zezinho)
Mais informações

17/09 e 18/09 – Sábado e Domingo:
Virada Esportiva

Saída do Parque das Bicicletas às 20hs e término às 4hs da manhã.
Mais informações

18/09 - Domingo:
Flash Mob no Metrô: Pijamas day
(Youth for Public Transport)
O evento ocorrerá em Brasília, São Paulo, Salvador e mais 18 cidades no mundo, simultaneamente, às 14hs.
Mais informações

18/09 - Domingo:
Passeio Ciclístico nos Parques

Saída do Parque do Nabuco às 9hs.
Mais informações

18/09 – Domingo:
Mão na Roda Itinerante no BiciMobi
(Movimento Boa Praça)
A ciclo oficina comunitária Mão na Roda armará sua bancada itinerante na Praça Amadeu Decome, Lapa, das 10hs às 15hs.
Mais informações

20/09 – Terça:
Desafio Intermodal de São Paulo
(Instituto Ciclo BR)
Saída às 18hs da Praça General Gentil Falcão (Av. L.C.Berrini) e chegada no prédio da Prefeitura de São Paulo, no Viaduto do Chá.
Mais informações: faragonez@gmail.com

21/09 - Quarta:
Audiência pública sobre a Lei das Ciclovias (PL 655/2009)

às 10h30 na Comissão de Política Urbana da Câmara Municipal de São Paulo - Viaduto Jacareí, 100, 1º andar, Sala Prestes Maia (Plenarinho)
Mais informações

21/09 - Quarta:
Oficina de Arte para a Passeata "A Cidade é Nossa!"
(Idec)
Das 17hs às 19hs - oficina de andomóveis e materiais para adornar a Passeata de sábado.
Mais informações

21/09 - Quarta:
Lançamento da Pesquisa Nossa São Paulo / Ibope sobre Mobilidade Urbana
(Rede Nossa São Paulo)
Das 10hs às 12h30, Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo.
Inscrições pelo e-mail andrea@isps.org.br
Mais informações

22/09 - Quinta:
Dia Mundial Sem Carro

O dia todo! Deixe o carro em casa e incentive seus amigos e familiares a fazerem o mesmo!

transporte sustentável - Dia Mundial Sem Carro
22/09 - Quinta:
Café da manhã
(Ciclocidade)
Para quem passar de bicicleta na Praça do Ciclista, a partir das 7h30.

22/09 - Quinta:
Vaga Viva na Rua Padre João Manoel
(Rede Nossa São Paulo)
Das 7hs às 19hs, Rua Padre João Manoel, esquina com a Av. Paulista, ao lado do Conjunto Nacional.
Mais informações

22/09 - Quinta:
1º evento de consumo colaborativo e transporte compartilhado do Brasil
(Caronetas)
Das 9hs às 18hs, no auditório do Cenesp - Centro Empresarial de São Paulo.
Mais informações e programação

22/09 - Quinta:
Bicicletada especial

A partir das 18hs na Praça d@ Ciclista

22/09 - Quinta:
Cinema de Bicicleta Casa do Zezinho
(Casa do Zezinho)
Cine-debate especial “O Caminho das Nuvens”, filme com Wagner Moura e Cláudia Abreu, a partir das 19hs.
Mais informações

23/09 – Sexta:
Ciclocine
(Ciclocidade)
A partir das 19hs. Exibição de curtas e um longa metragem no Museu da Imagem e do Som (MIS).
Mais informações

24/09 – Sábado:
Passeata pelo Plano de Mobilidade de São Paulo

Concentração às 15hs no vão do MASP, com saída prevista para as 16hs.
Mais informações
Evento no Facebook

poster - passeata pelo Plano de Mobilidade Sustentável de São Paulo
24/09 - Sábado:
Oficina de Bicicleta da Casa do Zezinho + Bicicletada de encerramento
(Casa do Zezinho)
Local de concentração: Campo do Astro – Rua Manuel Bordalo Pinheiro – Pq Sto. Antonio
*Depois da bicicletada, a Casa do Zezinho vai doar um bicicletário comunitário com bikes doadas e restauradas pelos próprios “Zezinhos” (integrantes do projeto)
Mais informações

24/09 – Sábado:
Ciclocine 2
(Ciclocidade)
A partir das 19hs, exibição de curtas e um longa metragem no Museu da Imagem e do Som (MIS).
Mais informações

Semana da Mobilidade 2011 - São Paulo pode
Semana da Mobilidade 2011 - São Paulo pode
Semana da Mobilidade 2011 - São Paulo pode

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Classe C gasta mais para alimentar o carro do que para alimentar a família

gasto com combustível - Classe C vai gastar mais para alimentar o carro do que para alimentar a família
Não é novidade que carros e motos são prioridade de consumo da classe média.

Mas eu achei chocante o cálculo, feito por Lincoln Paiva no blog Mobilidade Sustentável, que mostra que a Classe C gastaria mais para alimentar um carro do que para alimentar a família e, se carro foi financiado, o comprometimento poderia representar quase 70% da sua renda:

"Vamos imaginar que a média de consumo de combustível de um carro popular seja 12 km/ litro de gasolina dentro da cidade de SP sem contar com as horas paradas no trânsito.

Uma pessoa que circula 20 km por dia apenas para trabalhar vai percorrer 4.800 km por ano e vai desembolsar cerca de R$ 1.000,00 apenas com combustível.

Se somarmos outras despesas de um carro popular zero km, vamos ter mais ou menos os seguintes gastos por ano, sem contar custos de manutenção e aumento do combustível.

1.000,00 gasolina
1.500,00 seguro
2.400,00 estacionamento
1.200,00 IPVA

Chegaríamos a um custo de R$ 508,00 por mês para alimentar o carro, quase que um salário mínimo (R$ 545,00)"

Uau.

E uma pesquisa Ibope divulgada em outubro de 2010 revelava que cerca de 30% das pessoas da Classe C planejavam comprar um carro até fevereiro de 2011.


*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*
Em tempo: está tramitando no senado um projeto de lei (38/2011) que obriga a divulgação de índices de poluição dos veículos.
Apóie!
#QueroArLimpo
advertência - carro

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Paulistanos que encontraram um jeitinho pra escapar do trânsito

Reportagem do Jornal da Record:


Por ano, são vendidas 5,5 milhões e meio de bicicletas no país.
Uma pesquisa feita pelo metrô de São Paulo revelou que 70% das viagens de bicicleta na cidade são a trabalho. Se contarmos outras atividades do dia a dia, como ir para a escola, fazer compras ou ir ao dentista, o índice sobe para 96%. O uso da bicicleta para o lazer, como pedalar em parques, representa apenas 4% das viagens.

Liberte-se do trânsito! Compre uma bicicleta!

terça-feira, 29 de março de 2011

Lições para nossas cidades

É possível transformar uma cidade sem estrutura para bicicletas em um local em que o ciclismo seja uma opção popular de transporte?

SIM!

Aprendamos com Sevilha (Espanha), que conseguiu elevar a porcentagem do uso da bicicleta como transporte, de pífios 0,4% para significativos 7%, em apenas 5 anos.
Como? "Infraestrutura, estúpido!"

Sevilha (Espanha): cidade amiga das bicicletas
Do site Sevilla Cyclochic

bicicletas públicas, de aluguel, em Sevilha (Espanha)
Bicicletas públicas ("Sevici") em Sevilha

Apenas entre 2007 e 2009, foram criados 160 quilômetros de infraestrutura cicloviária.
Leia mais no blog Vá de Bike!

O vídeo abaixo, muito simpático, mostra, além das vantagens da bicicleta, um pouco da (apaixonante) cidade de Sevilha:

Música: La cumbia de la Bicicleta (algo como "a canção da bicicleta"), de David Aguilar
Animação de Luz de Mente

*~*~*~*~*~*
E só porque... tem a ver com o tema:

O ator escocês Ewan McGregor (e seu cachorrinho) de bicicleta:
Ewan McGregor passeando de bicicleta com seu cachorro(momento *_*)

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Parece impossível: o que acontece quando se valoriza a bicicleta

Cenas filmadas na cidade de Utrecht, na Holanda.

"Hora do rush" (interessante não só pelo número de bikes, mas também por mostrar como resolver questões que parecem problemáticas, como carregar crianças pequenas):


Outro vídeo da "hora do rush", em outro local (não sei porque, mas achei muito engraçado):


Apenas imaginem como estaria o trânsito, se todas essas pessoas estivessem andando de carro! (como aqui...)

Bicicletas estacionadas (impressionante!):


Mas, e no inverno??
Não parece fazer muita diferença:


Dá pra pedalar na neve, como no vídeo acima, e também num dia de frio e chuva:


Afinal, como diz a descrição do vídeo, não somos feitos de açúcar!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Mudando a direção

Encontrei o vídeo abaixo no Vá de Bike.

É um contraponto ao comercial da Renault, aquele que começa dizendo que as pessoas foram "enfeitiçadas" pelo carro, num "culto à maquina". Dá a impressão que estão fazendo uma crítica a isso, e ainda mais quando dizem "mas nós escolhemos outra direção". E então reforçam tudo o que acabaram de criticar!
"Quando criamos um carro, não procuramos o brilho do metal, mas o brilho dos olhos de quem vai andar nele". Aham. O brilho nos olhos de quem vai abrir a carteira pra comprá-lo.
"Porque as pessoas gostam de se sentir bem, se sentir grandes, se sentir protegidas". Alguma diferença de qualquer outra propaganda de carro?
E de quem foi a idéia de usar a imagem da Janis Joplin? Logo ela, que zombava do "sonho americano" de ter uma TV colorida e uma Mercedes Benz...

Vamos mudar a direção de verdade?



PS: ainda não sou ciclista urbana, mas estou tomando coragem! Agora só falta a grana pra comprar uma bicicleta...

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

10 bons motivos para NÃO ter um carro

jogue seu carro fora! - ok, não tão literalmente...Antes que venham me questionar: não, eu não tenho carro. Nem tenho vontade de ter.
(tudo bem, de vez em quando – muito de vez em quando – um carro faz uma certa falta, mas ela é facilmente suprida por caronas ou táxis. Se você fizer as contas de quanto se gasta com um carro, táxi não é tão caro quanto parece...)


Há algum tempo, li um texto que listava 23 motivos para não ter (ou vender o seu) carro e achei ótimo.

Inspirada nessa lista e para encerrar a série de postagens sobre transporte, faço aqui a minha própria lista com 10 bons motivos para NÃO ter um carro
(ou, no mínimo, usá-lo menos. Que tal, para começar?)


carros: máquinas de poluição1. Carros poluem.
A queima de combustíveis polui. A fabricação do carro polui. A extração dos combustíveis pode poluir em proporções absurdas, como aconteceu ano passado no Golfo do México (e acontece direto em muitos outros lugares).
Carro a etanol polui também, não pense que por ter um flex você tem um motivo a menos.

70% da poluição das grandes cidades é causada pelos meios de transporte.
asma e rinite, dois problemas comuns em cidades poluídas
A poluição dos veículos não apenas contribui para o aumento na temperatura das cidades e do planeta (aproximadamente 40% da emissão de gases de efeito estufa vem dos automóveis), mas causa ou agrava diversos problemas de saúde – por exemplo, alergias, asma, pneumonia, enfisema e câncer. Estima-se que, a cada dia, oito pessoas morrem e uma mulher sofre aborto em decorrência da poluição, na cidade de São Paulo.

aquecimento global: a culpa é nossa

carros são armas2. Carros são perigosos.
Motoristas embriagados, “rachas”, sentimento de superioridade e impunidade e mesmo pequenas distrações podem acabar com uma vida.
E acabam. Só no Brasil, morrem 42.000 pessoas por ano vítimas de “acidentes” de trânsito.
Em média, ocorrem 723 acidentes nas rodovias asfaltadas brasileiras a cada dia.

carros matam 1.2 milhão de pessoas por ano
Carros matam 1.2 milhão de pessoas por ano em todo o mundo

Animais mortos por atropelamento, domésticos ou selvagens, devem estar na casa das centenas de milhares por ano.

Você quer essa responsabilidade?
o que foi esse solavanco
carros custam muito caro3. Carros custam muito dinheiro.
Sem o carro, você vai economizar: o dinheiro que custaria o carro; o dinheiro do seguro do carro; o dinheiro do IPVA, o dinheiro da gasolina; o dinheiro da manutenção do carro; o dinheiro do estacionamento...
Pense em tudo o que você poderia fazer com essa grana!


se esses idiotas tivessem pego um ônibus eu já estaria em casa - quem é o idiota, afinal?4. Carros fazem você perder tempo.
Tempo no trânsito é tempo perdido.
No ônibus, trem ou metrô você pode aproveitar para ler, estudar, ouvir música, apreciar a paisagem ou conhecer e conversar com outras pessoas.
De bicicleta ou a pé, você vai estar se exercitando e conhecendo melhor a sua cidade.

Parece inacreditável, mas andar de bicicleta pode ser um meio mais rápido para se locomover na cidade do que andar de carro. Duvida?
Em 2008, um grupo de ativistas realizou, em diversas capitais brasileiras, o Desafio Intermodal. Nele, o mesmo trajeto foi percorrido de diversas maneiras (carro, ônibus, metrô, trem, moto, bicicleta e a pé) e no mesmo horário.
Qual meio de transporte você acha que terminou em menos tempo?
Veja abaixo o resultado do percurso na cidade de São Paulo:
- 36min - bike vias tranquilas (homem)
- 42min - bike vias rápidas (homem e mulher)
- 49min - bike vias tranquilas (mulher)
- 59min - bike + ônibus
- 1h04min - moto
- 1h41min - trem + metrô
- 1h51min - ônibus
- 1h51min - carro
- 2h13min - pedestre
- 2h21min - bike + metrô
- 2h40min - ônibus + metrô
Bicicleta foi o meio de transporte mais rápido, vencendo o carro por 1h15min!

a bicicleta é a vencedora!*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*
Atualização (23/09/2011): no Desafio Intermodal de 2011, realizado dia 20 de Setembro, a bicicleta foi mais uma vez a vencedora em São Paulo, levando 22 minutos e 50 segundos para completar o trajeto que, de carro, levou 1 hora e 14 minutos.
A bicicleta também havia ganho o Desafio em 2009 (quando foi mais rápida até que um helicóptero - modo de transporte que não participou das outras edições). Em 2010, a moto venceu a bicicleta por alguns minutos (ainda assim, o carro levou três vezes mais tempo).

*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*


placa de trânsito: cuidado, motoristas agressivos5. Carros causam estresse e comprometem a qualidade de vida nas cidades.
Andando de carro você se estressa com engarrafamentos, com o atraso, com o comportamento de outros motoristas que acham que têm mais direito de andar do que você... e isso pode estragar todo o seu dia.
Além disso, tem o estresse com a segurança do carro – se o carro está estacionado em lugar seguro, se vão roubar o seu carro – e com a sua própria segurança no carro (roubos de carro costumam ser mais violentos que assaltos a pedestres, e podem se transformar em seqüestro).
Também tem a poluição sonora do trânsito, que pode pode causar insônia, estresse, depressão, perda de audição, agressividade, dores de cabeça etc.
Einstein andando de bicicleta
Pedalar e caminhar são atividades agradáveis que, além de ótimos exercícios, estimulam a liberação de endorfinas, que causam sensação de bem-estar. Desestressam e ajudam a colocar as coisas em perspectiva e a pensar melhor. Muitos cientistas, artistas e criadores defendem que a prática dessas atividades estimula a mente e a capacidade criativa. E você vai ganhar mais pique para as atividades diárias.

Caminhar ou andar de bicicleta no caminho para o trabalho / voltando do trabalho vai ajudar você a relaxar, coisa que ficar sentado no trânsito nunca faria.

trabalho sem estresse

cúmulo do sedentarismo6. Carros contribuem para uma vida sedentária.
Caminhando ou andando de bicicleta, fica muito mais fácil manter o peso e ter uma boa saúde.
Sem carro, você vai caminhar mais, perder peso, ser mais saudável e reduzir o risco de hipertensão (a caminhada reduz níveis de pressão arterial por até 24 horas), doenças do coração, obesidade e diabetes, entre outras doenças.
Andar de bicicleta trabalha as musculaturas das pernas, costas e abdômen, queima calorias, melhora a circulação e o funcionamento cardiovascular.
As duas atividades são de baixo impacto (menor risco de lesões), e estimulam a produção de endorfinas. Também ajudam você a dormir melhor.
E, de quebra, você economiza tempo e dinheiro com academia!

diferença entre o carro e a bicicleta
A da esquerda move-se a gordura e faz você economizar dinheiro.
O da direita move-se a dinheiro e faz você ficar gordo.


ferro-velho nos EUA, década de 707.Carros representam um gasto enorme de recursos naturais.
Imagine a quantidade de matéria-prima necessária para suprir a indústria automobilística! A extração dessa matéria-prima gera degradação ambiental. E você sabia que há vários minérios em extinção?

Isso para não falar dos combustíveis: os derivados do petróleo são altamente poluentes, e a disputa sobre eles e sua extração causam grandes impactos sociais e guerras.

Port Harcourt, Nigéria
Port Harcourt, a principal cidade da região do petróleo (Nigéria)
Fotografia de Ed Kashi (National Geographic)

Membros do grupo armado MEND
Membros do grupo armado MEND (Nigéria)
Fotografia de Ed Kashi (National Geographic)

A queima de biocombustíveis também gera poluição e gases-estufa, e as plantações para gerar biocombustíveis substituem a vegetação nativa ou ocupam áreas que poderiam ser usadas para cultivar alimentos.

plantação de cana - foto de Sérgio Delmonico

estresse ao volante8. Carros deixam as pessoas agressivas.
O fenômeno já deve ter sido estudado por algum psicólogo.
As pessoas tendem a se irritar mais e a expressar mais sua raiva no trânsito, de modo que incidentes pequenos podem levar a brigas e agressão física.

Dentro do carro, estamos isolados do mundo exterior. Aumenta a sensação de força e de impunidade, e as outras pessoas são concorrentes ou estão atrapalhando nosso caminho.
A situação agrava-se com a frustração com o trânsito lento e a irritação com outros motoristas que nos desrespeitam, forçam a passagem, “costuram”, cometem infrações ou contribuem de alguma maneira para tornar o deslocamento ainda mais lento. Nervosas, as pessoas começam elas próprias a desrespeitar os outros, forçar a passagem etc etc. Vira um verdadeiro cada-um-por-si.

Um curta-metragem da Disney de mais de 50 anos atrás já mostrava isso muito bem.


desenho de Quino ilustra como os carros ocupam a cidade9. Carros contribuem para a degradação do espaço público.
Cidades com muitos carros são mais desagradáveis: têm mais poluição sonora, mais poluição do ar, o asfalto as torna mais cinza, mais mortas, mais quentes, e o trânsito somado a tudo isso deixa as pessoas mais mal-humoradas.

Para que os carros tenham por onde passar, as cidades vão ficando cada vez mais impermeabilizadas, e o asfalto vai substituindo a vegetação, os cursos d'água, as calçadas... E os motoristas se apropriam ainda mais do espaço público, estacionando nas vias e desrespeitando leis de trânsito como não parar na faixa de pedestres.

Ruas de grande movimento de carros ficam abandonadas pelas pessoas e tornam-se apenas locais de passagem, sem crianças brincando, pessoas passeando e conversando, cafés, comércio de bairro e outras coisas que tornam as ruas mais humanas e agradáveis. Largadas, vão ficando ainda mais descuidadas, sujas, muitas vezes com pichações e acúmulo de lixo...

A pé ou de bicicleta, você aprecia o seu entorno. Pode conhecer mais pessoas. Pode descobrir lojas ou cafés ou outros locais interessantes, contribuir para a sobrevivência do pequeno comércio, e ajudar a manter as ruas mais interessantes e agradáveis para as pessoas que passam por elas.

deixe o carro em casa e ajude a humanizar o trânsito

carro: mito e realidade10. Carros não tornam as pessoas mais livres ou mais felizes.
Depois de tudo, eu não deveria nem precisar mais dizer isso.

Infelizmente, a associação entre o carro (quanto maior, melhor!) e a ascensão social está arraigada na nossa cultura.
Também, pudera; há décadas os fabricantes de carro investem bilhões para nos convencer de que não podemos viver sem um carro, e que ter um carro vai nos trazer liberdade, status, respeito, amor... quando, na realidade, o que ele faz é estragar nosso planeta, nossa cidade e nossa vida!


Você não precisa de um carro.
Tudo isso é propaganda enganosa para convencer você a comprar um.

Eu fico revoltada com propagandas como essas aí abaixo. Você não?

carro: símbolo de poder e statuse quem é você pra achar que sabe qual é o meu sonho??LIBERTE-SE!
bicicleta: a verdadeira liberdade











ATENÇÃO: saiba quais são os efeitos colaterais de pedalar uma bicicleta

Mais soluções #fail para o caos no transporte

engarrafamento na Avenida Paralela, em Salvador Não é só São Paulo que, diante do trânsito cada vez pior, toma decisões erradas e prioriza o carro em detrimento do transporte público.

Não sei quantos de meus leitores conhecem a cidade de Salvador, mas o trânsito lá está parando quase que completamente nos horários de pico. O fluxo de carros é cada vez maior, e há muitos trechos em que as vias se estreitam.

A Avenida Paralela (Luís Viana Filho), que vai da região do Iguatemi à divisa de Salvador com Lauro de Freitas, é a principal área de expansão urbana, com muitos empreendimentos imobiliários (há dezenas e dezenas de edifícios altos em fase final de construção).
À margens da Avenida está uma das mais importantes áreas ambientais da cidade, que abriga espécies em extinção. Muitos desses empreendimentos são ilegais e encontram-se em Áreas de Preservação Permanente da sofrida Mata Atlântica, como denunciou o jornalista Aguirre Peixoto no jornal A Tarde, antes de ser demitido no dia 08 por pressão das construtoras de Salvador, anunciantes do jornal.
(O site dA Tarde está fora do ar há dias. A Redação do jornal está em estado de greve desde quinta-feira, dia10)

A Paralela já vem se tornando uma avenida de tráfego cada vez mais intenso, e os muitos empreendimentos imobiliários ao longo dela prometem que, logo, logo, ela estará intransitável.
A solução da prefeitura? Expandir, transformando o canteiro central (onde há um lago) em novas pistas (para automóveis, é claro).

Avenida Paralela em 2005
empreendimento imobiliário Alphaville, na Avenida Paralela (Salvador)
Paralela em 2005 (esquerda), e um dos muitos empreendimentos imobiliários sendo erguidos ao longo da Avenida (direita)

Não é preciso ser muito inteligente para perceber que esta medida não vai funcionar por muito tempo, pois priorizando o transporte individual dessa maneira o número de carros não vai parar de aumentar. Em poucos meses, a Paralela estará tão parada quanto antes da inauguração das novas pistas.
E isso para não falar do problema da drenagem da água das chuvas, com a destruição do lago.

vagões do metrô de SalvadorPor que ninguém pensa em, ao invés de fazer uma nova pista para carros, fazer um trem de superfície ao longo da Avenida? Seria uma solução muito melhor!
Mas acho que é esperar demais de uma cidade cuja linha de metrô de apenas 6km (o projeto original era de 40km) está em construção há 13 (treze!) anos, com inúmeras denúncias de desvio de dinheiro, trens (desde 2008) guardados num depósito (não duvido que acabe a garantia e se estraguem antes de começarem a funcionar), e sem previsão para ficar pronta.




(off topic) Por que aparece um monte de fotos de cadáveres quando se escreve “avenida paralela” no google imagens???