sexta-feira, 25 de março de 2011

Um pouco de música e de História americana

Do tempo em que bandas formadas por mulheres eram algo diferente e digno de nota (espere um momento!) e que bandas formadas por pessoas negras e brancas eram raras e especiais (hum...)

Estou falando de coisas que aconteceram há uns setenta anos atrás, mas parece que, infelizmente, ainda hoje são extraordinárias.

Estava passeando por uns blogs de música e descobri algo interessante.

membros da banda de jazz International Sweethearts of RhythmEu não sou grande conhecedora/apreciadora de jazz, mas vale a pena conhecer a banda International Sweethearts of Rhythm.
Pouquíssimo conhecida hoje, essa banda fez sucesso na década de 40, principalmente entre os negros (e vale lembrar que a separação entre negros e brancos nos Estados Unidos era forte, e oficial; bandas "integradas" - com membros de diferentes etnias - eram contra a lei em muitos estados!), e entrou para a História como "a primeira banda feminina integrada nos Estados Unidos".

Bandas femininas proliferaram durante a Segunda Guerra Mundial, mas com o retorno dos soldados era esperado que as mulheres "voltassem ao seu lugar" (dentro de casa), e mesmo as bandas que continuaram na ativa perderam espaço na mídia.

membros da banda de jazz International Sweethearts of Rhythm, no início da carreiraA banda foi formada em 1937 por alunas da escola pública Piney Woods, no Mississippi, para arrecadar dinheiro para a escola.
Elas foram se tornando mais conhecidas e se apresentando em locais cada vez mais prestigiosos, como o teatro Apollo em Nova York, e, em 1941, cortaram laços com a escola. A partir de então, cantoras e instrumentistas profissionais foram se juntando à banda.

A trompetista Toby Butler afirma que a banda sofria muito assédio por ser integrada. "Em um lugar, vieram nos avisar para não descer do ônibus porque tinham colocado bombas incendiárias, acho que é assim que se chamam, na pista de dança. Então, não tocamos naquele show."
Em algumas cidades do Sul, era freqüente todas as garotas comerem e dormirem no ônibus, devido a leis que proibiam negros de entrar em hotéis e restaurantes. As instrumentistas brancas tinham que tocar escondidas ou pintar o corpo, para não serem presas por tocar ou viajar com negras (crimes, segundo as leis de Jim Crow).

A banda se separou em 1949, pouco depois da morte do empresário, Rae Lee Jones.
Alguns membros continuaram tocando; a líder Anna Mae Winburn reuniu alguns dos membros originais como "Anna Mae Winburn and Her Sweethearts of Rhythm", que permaneceu na ativa até 1956. A trompetista e cantora Tiny Davis (que recusou diversos convites, inclusive de Louis Armstrong) formou seu próprio grupo, o Hell Divers.

Anna Mar Winburn, líder da banda International Sweethearts of Rhythm
Anna Mae Winburn

a trompetista Tiny Davis
Ernestine "Tiny" Davis

Veja imagens das garotas se apresentando:

Canções:
She's Crazy With The Heat
Do You Wanna Jump Children?
How'Bout That Jive?
Round & Brown Blues

Infelizmente, o áudio e a imagem ficam desencontrados a partir da terceira música, com o som adiantado uns dois ou três versos...

Legal que, no Youtube, há comentários de netos de membros da banda.

Este outro vídeo tem imagens mais recentes de algumas dessas mulheres:


Informações do site Matinee at the Bijou.

Nenhum comentário: