A frase foi retirada de uma música da finada banda-de-dois-caras Savage Garden (que eu curtia muito na minha adolescência).
Ela não poderia ser mais verdadeira.
E não são apenas as revistas de beleza; toda a mídia está constantemente nos bombardeando com um ideal inalcançável de beleza.
É só olhar para a publicidade totalmente surreal aí ao lado!
As revistas de beleza (leia-se 90% das revistas femininas) sobrevivem vendendo um ideal de beleza inalcançável para que as leitoras comprem os produtos de beleza que anunciam.
Elas enchem suas capas e páginas com manchetes que prometem ensinar a ficarmos lindas e perfeitas e fotos de modelos lindas e perfeitas, dando a impressão de que, se não nos encaixarmos nos padrões de beleza, a culpa é nossa e precisamos nos esforçar mais.
Mas acontece que nem os símbolos de beleza que nos apresentam são perfeitos.
Mas a mídia insiste em fingir que eles são. Olha só pra essas imagens:
A justificativa que vi por aí é que só assim ela consegue competir com "artistas" jovens, como essa tal de Miley... Você concorda?
Mas ter ossos aparecendo também não pode.
Aqui no Brasil, tivemos recentemente o caso da atriz Susana Vieira, que apareceu em uma revista feminina com um corpo que, obviamente, não era o dela
Ao lado: Susana Vieira flagrada sendo... um ser humano normal. Acima: uma revista fingindo que ela é uma boneca de plástico (não dá nem pra dizer que está fingindo que é uma garota de 20 anos porque, sinceramente, quantas garotas de 20 anos você conhece que têm um corpo assim?)
Claro, muitas vezes (não sei se foi o caso ou não nas fotos apresentadas aqui) a própria pessoa retratada prefere ter seus "defeitinhos" escondidos. Mas fala sério, né, gente??
Isso também não muda em nada o que eu estou dizendo. Demonstra, apenas, que mesmo pessoas que consideramos "de sucesso" sentem-se inseguras em relação à sua aparência, ou mesmo temem perder sua imagem se forem apresentadas ao público como imperfeitas (= humanas).
O photoshop também é muito usado para atrair público para o cinema.
Foi muito comentado quando os - aham - atributos da atriz Keira Knightly foram "digitalmente siliconados" para publicidade do filme Rei Arthur (porque, digamos, o caso dela foi meio óbvio...)
Mas ela não foi a primeira nem a última.
Nem a Hermione escapou!
Alguém mais acha que isso não é (ou não deveria ser) normal?
Nenhum comentário:
Postar um comentário