segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Mais soluções #fail para o caos no transporte

engarrafamento na Avenida Paralela, em Salvador Não é só São Paulo que, diante do trânsito cada vez pior, toma decisões erradas e prioriza o carro em detrimento do transporte público.

Não sei quantos de meus leitores conhecem a cidade de Salvador, mas o trânsito lá está parando quase que completamente nos horários de pico. O fluxo de carros é cada vez maior, e há muitos trechos em que as vias se estreitam.

A Avenida Paralela (Luís Viana Filho), que vai da região do Iguatemi à divisa de Salvador com Lauro de Freitas, é a principal área de expansão urbana, com muitos empreendimentos imobiliários (há dezenas e dezenas de edifícios altos em fase final de construção).
À margens da Avenida está uma das mais importantes áreas ambientais da cidade, que abriga espécies em extinção. Muitos desses empreendimentos são ilegais e encontram-se em Áreas de Preservação Permanente da sofrida Mata Atlântica, como denunciou o jornalista Aguirre Peixoto no jornal A Tarde, antes de ser demitido no dia 08 por pressão das construtoras de Salvador, anunciantes do jornal.
(O site dA Tarde está fora do ar há dias. A Redação do jornal está em estado de greve desde quinta-feira, dia10)

A Paralela já vem se tornando uma avenida de tráfego cada vez mais intenso, e os muitos empreendimentos imobiliários ao longo dela prometem que, logo, logo, ela estará intransitável.
A solução da prefeitura? Expandir, transformando o canteiro central (onde há um lago) em novas pistas (para automóveis, é claro).

Avenida Paralela em 2005
empreendimento imobiliário Alphaville, na Avenida Paralela (Salvador)
Paralela em 2005 (esquerda), e um dos muitos empreendimentos imobiliários sendo erguidos ao longo da Avenida (direita)

Não é preciso ser muito inteligente para perceber que esta medida não vai funcionar por muito tempo, pois priorizando o transporte individual dessa maneira o número de carros não vai parar de aumentar. Em poucos meses, a Paralela estará tão parada quanto antes da inauguração das novas pistas.
E isso para não falar do problema da drenagem da água das chuvas, com a destruição do lago.

vagões do metrô de SalvadorPor que ninguém pensa em, ao invés de fazer uma nova pista para carros, fazer um trem de superfície ao longo da Avenida? Seria uma solução muito melhor!
Mas acho que é esperar demais de uma cidade cuja linha de metrô de apenas 6km (o projeto original era de 40km) está em construção há 13 (treze!) anos, com inúmeras denúncias de desvio de dinheiro, trens (desde 2008) guardados num depósito (não duvido que acabe a garantia e se estraguem antes de começarem a funcionar), e sem previsão para ficar pronta.




(off topic) Por que aparece um monte de fotos de cadáveres quando se escreve “avenida paralela” no google imagens???

Nenhum comentário: