quinta-feira, 27 de maio de 2010

Mata Atlântica

Ainda é dia 27 de maio.
Hoje é o Dia da Mata Atlântica. Mas há poucos motivos para comemorar.


A Mata Atlântica, originalmente, ocupava quase todo o litoral brasileiro, do Rio Grande do Sul ao Piauí.
Embora, hoje, estime-se que apenas cerca de 7% de sua área original ainda exista, ela ainda é o bioma mais rico em biodiversidade do planeta e abriga milhares de espécies endêmicas (que só existem lá)!
Isso também significa que muitos dos animais em extinção no Brasil - cerca de 60% - são encontrados na Mata Atlântica.
Além disso, 7 das 9 maiores bacias hidrográficas brasileiras se encontram na Mata Atlântica.

Apesar da urgência de se proteger este bioma, apenas cerca de 2% de sua área original está protegido em unidades de conservação, e mesmo as áreas protegidas são pequenas, fragmentadas e, muitas vezes, só existem no papel, devido à falta de infra-estrutura e de fiscalização.

As imagens abaixo mostram a redução da Mata Atlântica no estado de São Paulo.
Os mapas ilustram os anos de 1500, 1907, 1920, 1973 e 2000.
(fonte: Reserva da Biosfera da Mata Atlântica)

Mata Atlântica no estado de São Paulo em 1500Mata Atlântica no estado de São Paulo em 1907Mata Atlântica no estado de São Paulo em 1920Mata Atlântica no estado de São Paulo em 1973Mata Atlântica no estado de São Paulo em 2000




Ontem (26 de maio), foram divulgados os dados parciais do “Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica” para o período de 2008-2010, pela Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Neste intervalo de dois anos, foram destruídos pelo menos 20.867 hectares de Mata Atlântica nativa, área equivalente a metade da cidade de Curitiba. O Estado em que o desmatamento é mais crítico é Minas Gerais, que perdeu 12.524 hectares.
Os Estados do Nordeste ainda não foram incluídos devido aos elevados índices de cobertura de nuvens, e a previsão é que seus dados sejam divulgados até o final deste ano.

Eu não sei se vocês já viajaram pelo Nordeste, mas pelo que eu conheço da Bahia, esses números ainda devem aumentar bastante...

Fontes:
Fundação SOS Mata Atlântica
Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

Nenhum comentário: