quarta-feira, 12 de maio de 2010

50 anos de Bono!

Bono U2 Esta semana foi cheia de datas especiais!
No mesmo dia teve o dia das mães, o "aniversário" dos gatos e o aniversário de uma amiga muito querida (que eu esqueci de cumprimentar, e por isso vou ficar me chutando até o ano que vem!); ontem (dia 11) foi o aniversário da minha irmã de coração Dri, e segunda (dia 10) Bono, vocalista do U2, completou 50 anos.

Eu pretendia escrever alguma coisa sobre ele, mas simplesmente não tive tempo, então vai com dois dias de atraso, mesmo!



Bono, ou Paul David Hewson, nasceu em Dublin, Irlanda, no dia 10 de maio de 1960.

Bono bebê
Consta que este bebezinho é ele

Na escola Mount Temple, Bono conheceu Alison Stewart.

Bono e Ali nos tempos de colégio:
Bono e Ali no colégio Bono e Ali

Eles começaram a namorar quando Bono tinha 16 anos e Ali 15, e se casaram em 21 de agosto de 1982.
Eles têm 4 filhos.

casamento de Bono e Ali
Foto do casamento de Bono e Ali

Foi na mesma escola que, em 1976, Larry Mullen Jr., então com 14 anos, colocou um anúncio no mural procurando músicos para formar uma banda.
Bono, David Evans (The Edge) e Adam Clayton apareceram, e junto com Larry, Dik Evans (irmão de The Edge) Ivan McCormick e Peter Martin, formaram o "Feedback". McCormick e Martin logo saíram do grupo, que em 1977 mudou o nome para "The Hype".

Dik Evans, mais velho, deixou a banda em 1978.
A banda foi rebatizada novamente, tornando-se, então, o U2 que nós conhecemos, com Bono nos vocais, The Edge na guitarra, Larry Mullen Jr. na bateria e Adam Clayton no baixo.

Eles costumam dizer que, no início, Larry era o único que sabia tocar.

Algumas fotos antigas da banda:

U2 nos anos 80 U2 nos anos 80
Bono com bandeira branca
Bono agita uma bandeira branca durante a música "Sunday Bloody Sunday"

Bono é conhecido, também, por seu ativismo, e uma de suas principais causas é a luta contra a pobreza na África.

O blog Mysterious Distance fez uma lista no dia 10 com o "top 10" dos atos humanitários de Bono, listando:

1 - a participação no Band-Aid, em 1984, contra a fome na Etiópia;
2 - a fundação DATA ("Debt, AIDS, Trade, Africa"), criada em 2002 e que, mais tarde, se tornou parte da campanha "One".
3 - a turnê Conspiracy of Hope, junto com Sting, para promover a Anistia Internacional, organização pelos direitos humanos.
4 - a organisação ONE, criada em 2004 por Bono e outros co-fundadores para combater a pobreza e doenças, particularmente na África, e que hoje conta com mais de 2 milhões de membros.
5 - produtos Red: iniciativa de Bono, é um meio de utilizar o consumismo das pessoas para uma boa causa. Quando alguém compra um produto ou utiliza um serviço Red, a empresa responsável pelo produto doa 50% do lucro para a compra e distribuição de remédios contra a AIDS para a África. Algumas empresas com produtos cadastrados incluem Motorola, Giorgio Armani, American Express, Converse, Apple e Microsoft.
6 - EDUN: linha de roupas "eco-friendly" e que utiliza produtos (como algodão orgânico) fabricados na África, criada pela esposa de Bono, Ali Hewson, e pelo designer Rogan Gregory. A idéia é promover a economia africana, ao invés de apenas dar esmolas.
7 - o prêmio Ted, que Bono ganhou em 2005, e utilizou para ajudar o trabalho da ONE.
8 - "The Africa Issue: Politics & Power": edição especial da revista Vanity Fair, em julho de 2007, editada por Bono.
9 - título "Man of Peace" por seus trabalhos humanitários, que Bono recebeu em 2008.
10 - lançamento do álbum "Hope for Haiti".

Uma campanha antiga do Bono é pela libertação da ativista Aung San Suu Kyi e pelo fim da ditadura na Birmânia (Myanmar).
Em sua homenagem foi escrita a canção "Walk On", cujo videoclipe (uma das versões) foi gravado no Rio de Janeiro.

U2 no Rio de Janeiro
Bono e Adam no Rio de Janeiro

Muita gente acusa Bono de usar essas campanhas para promover sua imagem e o U2.
É claro que se trata de uma ótima publicidade e ajudou a manter o U2 na mídia por 30 anos, mas ainda assim eu considero suas atitudes muito louváveis, e gostaria que mais "celebridades" usassem sua "celebridade" para promover boas causas.

Bono escreveu a maioria das letras do U2, e temas políticos, sociais e religiosos são recorrentes.

Já ouvi algumas pessoas dizerem que o fato de cantar sobre religião diminui o valor das músicas do U2, mas eu discordo profundamente.
Por exemplo, a canção "I Still Haven't Found What I'm Looking For" é assumidamente "uma música gospel", nas palavras dos membros da banda. Mas a maioria das músicas gospel nem se compara com ela. Algo como "Oh Happy Day", só para dar um exemplo, mesmo sendo uma música bonita, fala simplesmente "que dia feliz, quando Jesus limpou meus pecados..."
"I Still..." é uma canção universal. "Eu escalei as montanhas mais altas, eu corri pelos campos, só para estar com você... mas ainda não encontrei o que estou procurando". Pode ser Deus, amor, paz, um sentido para a vida... é uma música que assume um sentido pessoal para cada pessoa que a escuta, mesmo sem mudar a idéia por trás da música. Por isso, é uma música maravilhosa. Mesmo uma pessoa não-religiosa, como eu, pode apreciá-la.

Um dos motivos pelos quais eu mais admiro o U2 é o fato de muitas das letras permitirem diversas interpretações.
Um bom exemplo é a canção "One", uma das mais conhecidas, que assumiu diferentes papéis ao longo do tempo, tendo sido feitos, inclusive, três diferentes videoclipes para ela.

Segundo a Wikipedia, "One" foi escrita quando a banda passava por momentos de tensão enquanto gravava o álbum Achtung Baby, quase chegando a ponto de acabar com a banda.
Bono diz que é uma canção sobre aprender a conviver com outras pessoas, e entender que, apesar das diferenças, precisamos nos ajudar mutuamente.

Um das interpretações mais antigas é que a canção é sobre um jovem, homossexual e soropositivo, falando com seu pai.
Esta versão talvez tenha se originado no fato de que o single de "One" teve os lucros de venda revertidos para pesquisas sobre a AIDS e a capa trazia uma foto tirada por David Wojnarowicz, artista homossexual e que morreu de AIDS, na qual búfalos caiam de um penhasco.

single de One - U2
O primeiro videocipe da música mostrava os membros da banda em drag, e conta com a presença do pai de Bono.

One - Edge in drag One - Bono in drag
A banda, entretanto, decidiu fazer outro clipe, uma vez que estava insegura quanto à aceitação do vídeo nos conservadores Estados Unidos, e também não queria deixar a canção marcada com este tema.
O segundo videoclipe mostrava imagens em preto-e-branco e em câmera lenta de búfalos correndo, alternada com o título escrito em diversos idiomas.

Mas a MTV não ficou satisfeita com esta versão, acreditando que não seria muito popular, e uma terceira versão foi feita, na qual Bono canta em um bar e é mostrado com uma bela mulher.
Esta foi a versão mais divulgada do videoclipe, e ajudou a propagar a segunda interpretação da música, como o fim de um relacionamento amoroso.

Mais recentemente, a canção passou a ter um valor de promoção da paz e da justiça social, e inspirou o nome da organização "ONE", contra a pobreza na África.
Bono campanha One
Bono e o U2 também são conhecidos pelas turnês megalomaníacas.
Em 1992, começou a turnê ZooTV, na qual Bono interpretava personagens (como "The Fly" e "Mr. MacPhisto", na imagem abaixo), várias telas de vídeo e carros voadores. Foi uma turnê milionária, como tem sido todas as turnês do U2 desde então.

The Fly e Mr MacPhisto
Atualmente, a banda está viajando com a turnê 360º, do álbum "No Line on the Horizon".
Só o palco requer 120 caminhões para ser transportado, e o telão fica o tempo todo rodando 360º (o espetáculo é montado para que o público possa ver por todos os lados - daí o nome). Segundo a Folha, cada um dos três palcos usados pela banda custou cerca de R$ 53 milhões.

Palco U2 360º Bono em show da turnê 360º
Desde o ano passado, correm boatos de que o U2 trará esse show para o Brasil em novembro deste ano, com apresentações em São Paulo no estádio do Morumbi.
Estou torcendo para que os boatos se confirmem!

Um comentário:

Mari Lee disse...

Esta semana, Bono fez uma cirurgia de emergência na coluna, na Alemanha.
Ele já está em recuperação e passa bem, mas terá que fazer dois meses de fisioterapia.
Isto aconteceu às vésperas da turnê pelos EUA, que foi adiada para 2011.
No site oficial da banda, The Edge comenta o ocorrido via Skype: http://www.u2.com/news/title/a-word-from-the-edge
Torço por uma boa recuperação, e para que isto não impeça a vinda da banda ao Brasil, neste ano ou no próximo.