segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Ignorar aviso de “não alimente os animais” faz mal a saúde

Do Eco4Planet, a partir de uma notícia do G1:

pássaro kookaburra obeso devido a alimentação inadequada, na Austrália - Tim Wimborne/Reuters
pássaro da espécie kookaburra, obeso devido a alimentação inadequada
Foto de Tim Wimborne/Reuters
Sabe quando parques e zoológicos colocam aquela placa “não alimente os animais”? Há um bom motivo para isso – tentar ser "bonzinho" e alimentá-los torna você mau. Os bichos já possuem uma rigorosa dieta administrada pelas entidades que tomam conta para tudo ficar o mais próximo do seu habitat natural.

Quando isso não acontece, como o caso dessa kookaburra de Sydney, Austrália, o animal pode perder suas características mais importantes. Essa ave, por exemplo, nem voar consegue mais.

O kookaburra, que era de um parque da Austrália, foi constantemente alimentada pelos visitantes com salsichas (vina, se você estiver no Paraná). Dessa forma o animal chegou ao peso de 565 gramas, cerca de 40% acima do peso normal dessa espécie.

Agora o pássaro-gordinho está se recuperando com uma dieta especial e fazendo exercícios diários para recuperar a forma. Assim que isso acontecer ele será devolvido ao seu habitat natural para seguir a vida com a saúde em dia.

Então lembrem-se: Não alimente os animais.

*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*
Essa mensagem é muito importante!
Estagiei no Zoológico de São Paulo, e já houve MORTES de animais por alimentos inadequados que os visitantes jogam.

Também trabalhei no Parque Ecológico do Tietê, e ocorria o mesmo problema. Até cerveja eu já vi darem, para um filhote de macaco! Só para rir às custas dele!
Só que, no Parque, os animais ficam soltos, de modo que o risco se estende à saúde das pessoas também! Um macaco ou um quati que aprendeu que pessoas têm comida pode ir atrás delas quando estiver com fome e até morder. Já houve casos de crianças que levaram mordidas por causa disso. E depois a culpa é dos animais...

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Estupro no exército

Por Luiz Cláudio Cunha em 22/08/2011 no Observatório da Imprensa
O estupro que Amorim herdou de Jobim

Na noite de 19 de maio passado, um soldado de 19 anos fazia a faxina no banheiro do alojamento de um quartel do Exército na cidade gaúcha de Santa Maria, terra natal do então ministro da Defesa, Nelson Jobim. De repente, sem nenhuma razão, foi atacado por outros quatro soldados, que o jogaram na cama e o violentaram várias vezes, em rodízio. Machucado, o jovem foi transferido em sigilo para um hospital militar, onde ficou internado durante oito dias. Só no quinto dia é que a família foi informada da internação, assim mesmo com uma falsa explicação: “Ele sofreu um mal súbito numa atividade interna do quartel”, fantasiou um militar aos pais do recruta.

A investigação interna do Exército corre sob sigilo militar, após a denúncia de um sargento sobre a violência sexual. Ninguém foi preso, já que não houve flagrante, e o inquérito já foi prorrogado, ampliando para três meses o mistério sobre o caso. O general Sérgio Westphalen Etchegoyen, responsável pela investigação, diz que a vítima foi isolada e mantida sob guarda pelo temor de que tentasse o suicídio. A mãe do jovem foi ameaçada de prisão, dentro do hospital, sob suposta “insubordinação contra autoridade militares”. Ainda na cama do hospital, o violentado ouviu o aviso de um soldado que fazia a guarda no seu quarto: “Tu vai se ferrar”.

O inquérito militar, segundo a família, deve concluir que tudo não passou de uma “luta corporal de brincadeira entre os rapazes”, complementando a divertida versão preliminar do Exército de “sexo consensual” do jovem, embora manietado por outros quatro soldados.

“Novas diligências”

Esta história escabrosa foi revelada com exclusividade, no final de maio, pelo Sul21, um site de Porto Alegre que escalou um repórter persistente, Igor Natusch, para acompanhar com destemor o caso. Estranhamente, ninguém mais da imprensa se interessou por este fato de inusitada violência cometida dentro de um quartel do Exército, em pleno regime democrático. O então ministro Nelson Jobim, procurado com insistência, não deu um pio, reforçando sua confissão de que vê os jornalistas como “idiotas sem modéstia”.

A ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, ficou chocada ao ser informada pelo repórter, no final de maio: “Isso é um crime comum, que deve ser tratado pela Justiça comum. O Código Penal Brasileiro já não concebe mais a ideia de ‘atentado violento ao pudor’. Todo crime sexual é conformado como estupro. A existência da figura do ‘atentado violento ao pudor’ no Código Militar demonstra um imenso equívoco no ordenamento jurídico brasileiro. Vou conversar com o Comando do Exército”.

Se Maria do Rosário conversou, ninguém sabe, ninguém viu.

Em Brasília, o crime foi empurrado para debaixo do edredom.

Em Porto Alegre, a Assembléia Legislativa gaúcha foi mais corajosa. “O Exército precisa responder à sociedade sobre o que aconteceu”, disse o deputado estadual Miki Breier (PSB), presidente da Comissão de Direitos Humanos. “Não é um caso de mau comportamento. É um fato gravíssimo, que pode manchar a imagem de uma instituição muito importante. Não pode ficar restrito ao foro interno do Exército”. O deputado Jeferson Fernandes (PT), enviado a Santa Maria pela comissão, conseguiu vencer o bloqueio em torno do jovem e conversar com ele. Voltou de lá ainda mais preocupado, ao ouvir sua resposta para a alegada tentação ao suicídio: “É o que eu mais penso, todos os dias”, confessou o recruta ao parlamentar, segundo relato do Sul21.

Apesar da solitária insistência do repórter Igor Natusch, a investigação militar patina, apostando na falta de reação popular e na indulgente memória coletiva. No final de julho, o Ministério Público Militar devolveu o inquérito sobre o estupro de Santa Maria à Justiça Militar, a pretexto de novas diligências, desta vez num celular apreendido que traria cenas de vídeo da violação. Não se sabe, até agora, quais os novos prazos para apresentar a conclusão das investigações.

Crime covarde

A baixa repercussão e a restrição de informações sobre o crime praticado no sul, dentro de um quartel, é um grave sintoma deste Brasil covarde: um país que não tem coragem de confrontar os crimes militares do presente não terá, jamais, força moral para resgatar os crimes militares do passado, como as torturas e violências (muitas sexuais) praticadas na longa ditadura de 21 anos instalada em 1964. O caso sigiloso, inconcluso e vergonhoso de Santa Maria é uma herança maldita que Nelson Jobim legou, sem dó nem consciência, ao seu sucessor Celso Amorim.

É um constrangimento – mais um – para a presidente Dilma Rousseff justamente quando o Ministério da Justiça abre em Brasília, a partir de segunda-feira (22), a ‘Semana da Anistia’, embalada por um lema inspirador: “Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça”.

O bravo site do sul e seu corajoso repórter estão fazendo a sua parte para que não se esqueça o covarde crime do quartel de Santa Maria.

Já os governantes civis e comandantes militares não mostraram, até agora, o que fazem para que ele nunca mais aconteça.

sábado, 20 de agosto de 2011

Nossa mãe, nossa casa

Encontrei hoje este vídeo belíssimo.
Infelizmente sem legendas, mas quase não tem texto:



É dedicado a heróis que deram a vida pela Vida, entre eles a primatóloga Dian Fossey, o nosso Chico Mendes e o nigeriano Ken Saro-Wiwa, de quem já falei nesta postagem.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Petróleo vaza em todo o mundo

Agora, sempre que alguém pensa em vazamento de petróleo, pensa no desastre gigantesco da plataforma da British Petroleum no Golfo do México, no ano passado, que levou meses para ser controlado.
Porém, vazamentos menores também têm conseqüências muito graves e deveriam causar a mesma indignação. Ainda que aconteçam o tempo todo.

Para vocês verem que eu não estou exagerando: as manchetes abaixo são todas da última semana

Vazamento de petróleo atinge praia na Índia
"Uma grande quantidade de óleo invadiu as águas de uma praia nas proximidades de Mumbai, na Índia. A catástrofe ambiental foi motivada pelo afundamento de um cargueiro."
(Band, 7 de agosto de 2011)

Vazamento de petróleo na costa da China é grave, afirma companhia
(G1, 12 de agosto de 2011)

Vazamento de petróleo contamina Mar do Norte
"A Shell tenta conter o segundo rompimento em duto da plataforma Gannet Alpha, na costa escocesa. Acidente é possivelmente o pior da década no Mar do Norte."
(Deutsche Welle Brasil, 16 de agosto de 2011)

Na Nigéria, o petróleo contamina o delta do rio Níger há 50 anos.

E agora resolveram permitir a exploração de petróleo no arquipélago de Abrolhos, a área com maior biodiversidade do Atlântico Sul!
(Assine a petição contra a exploração de petróleo em Abrolhos - "Deixe as Baleias Namorarem" - no site do Greenpeace!)

campanha do Greenpeace contra a exploração de petróleo em Abrolhos
Somos verdadeiros junkies por petróleo, hein?
Vergonha da humanidade...

42 anos de Woodstock

poster do festival de Woodstock
Estamos comemorando o 42º aniversário do mais famoso festival de música da História: o festival de Woodstock.

Veja dois momentos memoráveis:

Cover de With a Little Help From My Friends (dos Beatles) por Joe Cocker, no dia 17 de agosto de 1969:


No mesmo dia, Jimi Hendrix, a última atração, fez uma crítica à Guerra do Vietnã colocando sons de bombas, sirenes e helicópteros (com a guitarra) no hino nacional americano:


Foram mais de 30 apresentações, nos três dias de festival:
Sexta-feira, 15 de agosto
Richie Havens
Swami Satchidananda
Sweetwater
The Incredible String Band
Bert Sommer
Tim Hardin
Ravi Shankar
Melanie
Arlo Guthrie
Joan Baez

Sábado, 16 de agosto
Quill (quarenta minutos para quatro músicas)
Keef Hartley Band
Country Joe McDonald
John Sebastian
Santana
Canned Heat
Mountain
Grateful Dead
Creedence Clearwater Revival
Janis Joplin, com a The Kozmic Blues Band
Sly & the Family Stone
The Who
Jefferson Airplane

Domingo, 17 de agosto
The Grease Band
Joe Cocker
Country Joe and the Fish
Ten Years After
The Band
Blood, Sweat & Tears
Johnny Winter e Edgar Winter
Crosby, Stills, Nash & Young
Paul Butterfield Blues Band
Sha-Na-Na
Jimi Hendrix
DVD Woodstock: 3 dias de Paz, Amor e Música - 40 Anos



Quem, como eu, adoraria ter estado lá, pode ter um gostinho com o documentário Woodstock: 3 Dias de Paz, Amor e Música, do diretor Michael Wadleigh.
(ao lado, a edição especial de 40 anos do festival)

Disponível para download no blog Arapa Rock Motor.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Tintim e o Segredo do Licorne

TintinAs aventuras de Tintim, clássico dos quadrinhos criado pelo belga Hergé em 1929, estão sendo transformadas em filme de animação digital com captura de movimentos.

O longa-metragem "As Aventuras de Tintim" (The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn) foi dirigido por Steven Spielberg e produzido por Peter Jackson, e baseia-se nos álbuns "O Caranguejo das Tenazes de Ouro", "O Segredo do Licorne" e "O Tesouro de Rackham, o Terrível".
Os dois cineastas já declararam que este é o primeiro de uma série de filmes baseados nas aventuras do personagem (caso faça sucesso nos cinemas, é claro).

A estréia no Brasil, antes programada para 11/11/11, foi adiada para 20 de janeiro de 2012. :-(


O primeiro trailer do filme:


Com fã dos quadrinhos e, principalmente, dos desenhos (que passavam na TV Cultura quando eu era criança, não sei se ainda passam), estou ansiosíssima para assistir.

Tintim na capa da revista Empire
Tintim - desenho
Tintim e Milu em duas versões: no filme de Spielberg (capa da revista Empire, à esquerda) e no desenho da Nelvana (acima)


Não posso realmente criticar o filme antes de vê-lo mas, tendo por base os trailers e as imagens já divulgadas, algumas coisas me decepcionaram um pouco...

Em primeiro lugar, me surpreendi com a cara de criança de Tintim. E mais ainda quando li que, segundo o ator Andy Serkis, que interpreta o Capitão Haddock, Tintim tem apenas 16 anos!
O.O

Cena do filme As Aventuras de Tintim
Bom... nesta imagem, ele não aparenta ter mais de dez


Nos closes, o Milu parece pouco realista.
E ele era tão mais simpático no desenho e nos quadrinhos...

o cachorro Milu no filme As Aventuras de Tintim, de Steven Spielberg e Peter Jackson
No fórum do site Tintim por Tintim, alguns fãs apelidaram o Milu de "Scooby-Doo albino".
Concordo! Parece que ele vai falar a qualquer momento!


Em algumas imagens, os personagens parecem bonequinhos de plástico...

cena no deserto, no filme As Aventuras de Tintim, de Steven Spielberg e Peter Jackson
Cena do filme As Aventuras de Tintim
...mas em movimento, no trailer, parece que ficaram bem.

Também achei triste que o Professor Girassol, tudo indica, não aparece no filme.

Agora, a notícia mais triste foi que a voz do Capitão Haddock vai mudar.
Isaac Bardavid, que dublou o Capitão Haddock na versão animada da TV Cultura, não dublará o Capitão no filme.

Capitão HaddockO estúdio DoubleSound, do Rio de Janeiro, é o responsável pela dublagem e, para alegria dos fãs, teve a sensatez de convidar Oberdan Júnior para voltar a dublar Tintim - apesar de que o ator precisou passar por testes.
Isaac Bardavid também foi convidado a realizar testes para dublar seu antigo personagem (o que eu já acho desnecessário, considerando que ele continua trabalhando - é dele, por exemplo, a voz brasileira do Wolverine - e, caramba, ele já fez isso antes, e muito bem!), porém a escolha foi feita pelo estúdio, nos Estados Unidos, e o ator não foi selecionado.
"Puta falta de sacanagem" com os fãs, na minha opinião!

Capitão Haddock no filme As Aventuras de Tintim, de Steven Spielberg e Peter Jackson
(Eu, normalmente, não suporto filme dublado, mas este eu quero ver dublado! Em inglês... não seria a mesma coisa. Mas eu quero as vozes que ficaram marcadas na minha infância, dos dubladores do desenho! Poxa, se mantiveram a voz do Tintim, deveriam manter a do Capitão Haddock também!!!)

Ouça a nova voz do Capitão Haddock, no segundo trailer do filme:


Pelo lado positivo, o filme parece uma boa adaptação das histórias, com cenas de ação que, pelo menos no trailer, parecem empolgantes; Dupont e Dupond parecem engraçados, e os vilões parecem iguaizinhos aos desenhos de Hergé.

os investigadores trapalhões Dupont e Dupond em As Aventuras de Tintim

Allan - comparação entre o desenho original e a versão de Spielberg e Jacksonvilão do filme As Aventuras de Tintim - comparação entre o desenho original e a versão de Spielberg e Jackson
Espero que não saia apenas em 3D!

Posters oficiais do filme:

poster do filme As Aventuras de Tintim - Steven Spielberg e Peter Jacksonposter do filme As Aventuras de Tintim - Steven Spielberg e Peter Jacksonposter do filme As Aventuras de Tintim - Steven Spielberg e Peter Jackson
(Informações e imagens do site Tintim por Tintim)

Inaugurada a primeira usina solar comercial do Brasil

A primeira usina comercial de energia solar da América Latina entrou em operação ontem (04/08) no município de Tauá (CE), a 344km de Fortaleza.
O empreendimento da MPX, empresa de energia do Grupo EBX (do multibilionário Eike Batista), começou a operar com capacidade inicial de 1 MW, o suficiente para suprir de energia 1,5 mil famílias.

vista aérea da usina solar MPX Tauápainéis fotovoltaicos da usina solar MPX TauáUsina solar MPX Tauá
Usina solar MPX Tauá
(Fotos: divulgação)

A MPX Tauá ocupa 1,2 hectare de uma área de 200 hectares reservada ao empreendimento, e conta com 4.680 painéis fotovoltaicos. O projeto concebido pela MPX para a usina chega a 50 MW. Serão necessários 234 mil painéis para atingir essa potência.

A usina já possui autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e licença da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) para expandir sua capacidade até 5 MW.
Durante o evento de inauguração, já foi feito o anúncio da primeira expansão, para 2 MW, em parceria com a multinacional americana GE (General Electric Company), que fornecerá os equipamentos.

A MPX também firmou parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece) para troca de dados e capacitação de estudantes na área de energia solar.


Apenas o começo

Eduardo Karrer, presidente da MPX, afirma que a empresa já está pensando nas três fases seguintes de expansão da usina, até que ela chegue aos 5 MW autorizados pela Aneel. "Eu espero que a gente tenha bastante agilidade para, ao longo do segundo semestre desse ano ou início do ano que vem, já podermos (sic) anunciar as outras expansões até 5 MW", declarou. Segundo Karrer, a empresa também pretende instalar usinas solares em outras localidades do País.

O Governo do Estado do Ceará deverá realizar, ainda este ano, um leilão para comprar energia elétrica produzida através de matriz solar. O presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado (Adece), Zuza de Oliveira, informou ao Diário do Nordeste que o edital deverá ser lançado logo após ser regulamentado o Fundo Estadual de Incentivo à Energia Solar (Fies), o que, garante, será realizado em breve.

A energia solar ainda é muito cara. Enquanto o custo de produção do megawatt/hora de energia hidrelétrica gira em torno de R$ 150, o de matriz solar chega a R$ 700. O objetivo do Fies é exatamente tornar viável essa produção, pagando ao empreendedor a diferença entre o valor da energia convencional e a solar.

Segundo o deputado federal Antônio Balhmann (PSB-CE), existe uma sinalização do governo federal de realizar um leilão específico de energia solar no próximo ano, mas a bancada cearense na Câmara está se mobilizando para tentar antecipá-lo para ainda este ano.

Eduardo Karrer acredita que o preço da energia de matriz solar pode se tornar, em curto ou médio prazo, competitivo. "Com a queda no preço dos equipamentos e aumento de escala dos empreendimentos, é possível que a gente consiga, que a gente possa entrar numa faixa de competitividade pra fornecimento a pequenas indústrias, a nichos residenciais".
"A queda no preço vem mais do aumento da escala de produção dos painéis, do que propriamente dos custos de operação, que não são tão altos", diz.


Como a usina funciona (vídeo-propaganda da MPX):


Além da MPX Tauá, a EBX já tem dois outros empreendimentos no Ceará previstos para serem concluídos ainda este ano: as usinas termelétricas Energia Pecém e MPX Pecém II.
Segundo o site da MPX, as usinas utilizarão uma "Tecnologia de Queima Limpa do Carvão", que possibilita "eliminar cerca de 95% das emissões geradas pela combustão do carvão mineral".


Fontes:
MPX
Diário do Nordeste
Governo do Estado do Ceará

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Um banho de desobediência civil em Israel

(Vi no Maria Fro)

The New York Times, Tradução de Celso Paciorni, no Estado de S.Paulo
28/07/2011


Mulheres palestinas e israelenses: Um banho de desobediência civil em Israel
Mulheres israelenses e palestinas se refrescam em praia de Tel-Aviv

Com ajuda de mulheres israelenses, palestinas ”driblam” fiscalização para frequentar praias

Apreensivas no início, depois arregalando os olhos de satisfação, as mulheres e meninas entraram no mar sorrindo. De mãos dadas, atiravam as cabeças para trás e riam. A maioria jamais tinha visto o mar. Elas eram palestinas da parte sul da Cisjordânia. O território não tem saída marítima e Israel não lhes permite entrar no país. Elas se arriscaram a um processo criminal, com dezenas de mulheres israelenses que as levaram à praia. E isso, aliás, era parte da questão: protestar contra o que elas e suas anfitriãs consideram leis injustas.

Nas relações palestino-israelenses – sem negociações, com recriminações mútuas, distância crescente e desumanização -, a viagem ilícita foi um raro evento que uniu o mais simples dos prazeres à mais complexa das políticas. Ela mostrou que a coexistência é dura, mas há quem se recuse a desistir dela.

“O que estamos fazendo aqui não mudará a situação”, disse Hanna Rubinstein, que viajou de Haifa a Tel-Aviv para participar. “Mas é mais uma atividade contra a ocupação. Um dia, no futuro, as pessoas perguntarão “Vocês sabiam?” E eu poderei dizer, “Eu sabia. E eu agi”.”

Essas visitas começaram há um ano por ideia de uma israelense. Prosperaram e se transformaram em um pequeno, mas determinado, movimento de desobediência civil. A jornalista Ilana Hammerman vivia na Cisjordânia, onde aprendia árabe, quando uma menina lhe disse que estava desesperada para sair, mesmo por um dia. Aos 66 anos, viúva e mãe de um filho adulto, ela decidiu “contrabandeá-la” para a praia.

Disfarce. Na viagem da semana passada, as mulheres palestinas foram disfarçadas: tiraram as roupas em vez de se cobrir. Elas se sentaram nos bancos traseiros de carros israelenses guiados por mulheres judias de meia-idade, e não usavam os tradicionais lenços de cabeça e vestidos compridos. Quando os carros cruzavam por um posto de inspeção do Exército, apenas acenaram.

As visitantes palestinas têm histórias complicadas. Na maioria de suas famílias, os homens foram presos em algum momento. Por exemplo, Manal, que nunca viu o mar, tem 36 anos, é mãe de três filhos e está grávida; cinco de seus irmãos estão em prisões israelenses, e outro foi morto quando entrou numa escola religiosa de um assentamento armado com uma faca.

As viagens à praia – sete até agora – produziram alguns momentos tensos: um esforço para provocar interesse numa biblioteca universitária fracassou. Além disso, um convite para passar a noite sofreu rejeição dos maridos palestinos. Um policial deixou todos nervosos em uma praia frequentada por judeus.

O jantar da última visita foi uma surpresa. O evento foi organizado por Hagit Aharoni, uma psicoterapeuta e mulher do chef celebridade Yisrael Aharoni. As convidadas amaram a comida de Aharoni.

“Por 44 anos nós ocupamos outro país. Estou com 53, o que significa que a maior parte de minha vida fui uma ocupante”, disse a anfitriã. “Não sou Rosa Parks, mas a admiro, pois ela teve a coragem de violar uma lei que não era justa.”

Comitê em Defesa das Florestas será lançado em São Paulo nesta sexta, 5 de agosto

Convite para o lançamento do Comitê em Defesa das Florestas

MP-SP cria Grupo Especial para combater crimes ambientais, contra animais e de parcelamento do solo

(Publicado em 02/08/2011 por HC, no EcoDebate)
Ato normativo do procurador-geral de Justiça, Fernando Grella Vieira, publicado nesta sexta-feira (29), institui no Ministério Público do Estado de São Paulo o Grupo Especial de Combate aos Crimes Ambientais e de Parcelamento Irregular do Solo Urbano (GECAP), que, entre suas atribuições, vai combater os abusos, maus tratos, ferimentos e mutilação de animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

A proposta de criação do grupo especial foi aprovada pelo Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça na última quarta-feira (27).

No ato de criação do GECAP, o procurador-geral de Justiça destaca que é função institucional do MP, prevista na Constituição Federal, a proteção do meio ambiente, incluída a da fauna. Segundo o Ato, a medida nasce em razão do elevado número de ocorrências envolvendo abusos, maus tratos, ferimento mutilação de animais, inclusive em ambiente urbano e doméstico, caracterizando a prática de delitos tipificados na Lei nº 9.605/98; e a grande incidência de parcelamento irregular do solo urbano, que exige a atuação especializada do Ministério Público no âmbito criminal.

“Os crimes contra o meio ambiente e os parcelamentos Irregulares do solo urbano produzem significativos prejuízos sociais, conspirando contra o ecossistema, o desenvolvimento sustentável e o crescimento ordenado do município de São Paulo”, diz o ato.

O Grupo Especial de Combate aos Crimes Ambientais e de Parcelamento Irregular do Solo Urbano será integrado por promotores de Justiça que oficiem nas Promotorias de Justiça Criminais do Foro Central da Capital, designados pelo procurador-geral de Justiça, após consulta aos órgãos de execução abrangidos por sua atuação.

De acordo com o Ato, constitui missão do GECAP a atuação coordenada em feitos de suas atribuições, oficiando de forma integrada e harmônica com as Promotorias de Justiça Criminais do Foro Central, do Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo da Capital e, quando couber, com os demais órgãos de execução do Ministério Público do Estado de São Paulo.

O GECAP vai atuar sempre de forma integrada com o promotor de Justiça Natural, oficiando em representações criminais, peças de informação, inquéritos policiais, termos circunstanciados e processos criminais. Atuará, ainda, de forma coordenada e em colaboração com os demais Grupos de Atuação Especial e com os demais órgãos de execução do MP, podendo sugerir a atuação coordenada com outras Instituições públicas ou privadas.

Os promotores de Justiça que integrarão o novo Grupo de Atuação Especial do MP-SP serão indicados em 30 dias, mediante processo de legitimação pelos promotores de Justiça Naturais.

Leia a íntegra do Ato Normativo.