segunda-feira, 2 de agosto de 2010

1 a 7 de agosto: Semana Mundial da Amamentação

Foto encontrada no blog Síndrome de Estocolmo

O leite materno é o melhor alimento para o bebê, além de ser fonte de anticorpos (que protegem contra várias doenças).

Apesar disso, muitas mães recebem informações errôneas, até mesmo de pediatras, e se convencem de que leite artificial e outros alimentos são melhores para o seu filho.
(claro que as empresas fabricantes desses alimentos têm parte da culpa por isso!)
Por isso, campanhas de conscientização são necessárias.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que se amamente por dois anos ou mais, e que o leite materno seja o único alimento até os seis meses de idade. Exceto em casos especiais, é tudo de que ele necessita - não precisa nem dar água!
E amamentar é bom para a mãe também: ajuda seu corpo a voltar ao normal mais rápido, e também diminui as chances de câncer de mama, ovário e útero, assim como de complicações pós-parto como anemia e hemorragias. E a amamentação também tem um papel no estabelecimento do vínculo afetivo entre a mãe e o bebê.

Algumas mulheres encontram dificuldades na amamentação, que podem incluir dor e machucados nos seios. A maioria desses problemas, no entanto, pode ser resolvida. Por isso, é importante se informar e procurar especialistas.
Na internet há inúmeros sites e blogs com informações sobre o aleitamento materno e troca de experiências, como o blog (muito legal!) Síndrome de Estocolmo e a ong Amigas do Peito.

Semana Mundial da Amamentação 2009 - Claudia Leite
Cartaz da campanha do Ministério da Saúde de 2009, com a cantora Claudia Leite

Nenhum comentário: