quarta-feira, 9 de junho de 2010

Nova York

Faz um tempo que não escrevo, e ainda não abordei um dos temas que estão na descrição do blog: viagens!

Resolvi dar um tempo nas postagens sobre o meio ambiente (mas, se você ainda não assinou, o abaixo-assinado contra a proposta absurda de mudança no Código Florestal encontra-se aqui).
Hoje vou falar de uma viagem que ainda não fiz: em setembro, devo passar dois dias na cidade de Nova York, e talvez o meu planejamento e as minhas pesquisas sejam úteis para outras pessoas pensando em ir para lá também.

mapa de Manhattan - Nova York
Mapa de Manhattan

Nova York é composta por 5 áreas (boroughs), cada uma com vários bairros: Manhattan, Brooklyn, Bronx, Queens e Staten Island.
Como terei pouco tempo de passeio, vou concentrar a visita a Manhattan.

É muito difícil encontrar hospedagem barata em Nova York. Vários impostos e taxas aumentam o preço das diárias - quando for fazer uma reserva, preste atenção se o preço já inclui as taxas, para não ter uma surpresa!
Estou pensando em me hospedar no albergue da Hostelling International (HI). Ele fica localizado no norte do Upper West Side (a oeste do Central Park). Apesar de ser grande, é bastante elogiado por pessoas que já se hospedaram lá, tem passeios organizados, lanchonete, e fica próximo ao metrô e ao Central Park.
Alguns sites que eu gosto de consultar para ver as opiniões dos viajantes a respeito dos albergues e pousadas são o Hostelz, o HostelBookers e o HostelWorld. Os dois últimos têm versões em português.
Para quem nunca se hospedou em albergues, eu recomendo escolher um da associação HI, pois eles têm um padrão de qualidade a seguir. Eles costumam ser maiores e mais impessoais do que os albergues independentes (que podem ser muito mais marcantes e melhores para fazer amizades), mas a qualidade destes pode variar muito.


Voltando a Nova York...

Dá para transitar pelos cinco boroughs utilizando o metrô. Porém, enquanto várias linhas fazem o trajeto Norte-Sul, poucas cruzam a cidade em sentido Leste-Oeste.
Ônibus resolvem este problema. Em Manhattan, os ônibus começam com M. No Queens, começam com Q, e assim por diante.
Para passear bastante, compensa comprar o Metrocard, que é válido nos dois transportes.

Ah, há dois tipos de trens no metrô: locais (param em todas as estações) e expressos (mais rápidos, param em menos estações). Os mapas do metrô indicam as paradas distintas (é bom prestar atenção ao tipo da parada próxima a onde você está hospedado. O albergue da HI, por exemplo, fica perto de uma estação onde só param trens locais).


O itinerário que planejei é o seguinte:

Primeiro dia:
- Após deixar a mochila no albergue, pegar o metrô lá para a ponta Sul da ilha.
- Ferry p/ Staten Island pra ver a Estátua da Liberdade (é de graça e o trajeto ida e volta leva menos de uma hora. Se você quiser ir até a estátua e subir nela, vai ter que pagar e reservar metade do dia para enfrentar as filas)
- Wall Street (dá pra ir andando)
- South Street Seaport (parece que tem um ônibus gratuito entre Wall Street e esse porto, onde fica o Pier 17, que foi transformado em uma espécie de shopping center descolado com uma bela vista da cidade e da ponte do Brooklyn. Lá também tem um guichê da TKTS, onde dá para comprar ingressos para shows da Broadway no dia por preços mais em conta - mas nem sempre sobram ingressos para os shows mais famosos)
- Pegar o metrô até o Brooklyn e voltar caminhando pela ponte (dizem que é uma vista maravilhosa)
No Brooklyn, pertinho da ponte, tem uma pizzaria chamada Grimaldi's que algumas pessoas consideram a melhor pizza da cidade, talvez eu almoce lá. Nos finais de semana, entretanto, tem filas quilométricas e risco de uma hora de espera.
- Caminhar pelos arredores da Quinta Avenida (onde estão diversas atrações, como o Empire State, a Biblioteca Pública, a estação Grand Central, e muitas lojas caras)
- Talvez subir no Top of the Rock, no Rockfeller Center (custa por volta de 20 dólares, o mesmo preço do Empire State, mas a vista é mais bonita - dá para ver o Empire State e o Central Park - e tem menos filas e multidões)
- Times Square e, talvez, um show na Broadway

Ponte do Brooklyn (Flickr)

Segundo dia:
- Riverside Park (parque à beira do rio Hudson, perto do albergue, onde há uma marina)
- Museu de História Natural
- The Dakota (prédio em frente ao Central Park onde morou John Lennon, e onde ele foi assassinado. Yoko Ono ainda mora lá).
- Central Park (piquenique!)
- caminhar pelos bairros de Greenwich Village, TriBeCa e Soho
- (a depender do horário) Columbia University e Catedral St John the Divine (são próximas do albergue; esta catedral, ainda em construção, é a maior catedral gótica do mundo)
- (a depender do preço e se eu tiver companhia) Apollo Theater, no Harlem (é dia de Amateur Nights)

Compras
Como meu tempo e dinheiro são limitados, não pretendo comprar nada. Mas sei que muitas pessoas vão a Nova York para fazer compras, então aqui estão algumas lojas e sites que podem interessar:
- Imortalizada no filme Bonequinha de Luxo, a loja de jóias Tiffany's (Tiffany & Co.) fica na Quinta Avenida. Não é para o bolso de qualquer um!
- A Macy's (cenário do filme de natal Milagre na Rua 34) fica... surpresa! Na rua 34 (o Empire State fica na esquina da 34 com a Quinta Avenida). É a maior loja de departamentos do mundo.
- Para comprar bolsas genéricas (iguaizinhas às de grife), o local é Chinatown.
- Brinquedos: a FAO Schwartz (onde Tom Hanks toca um piano com os pés em Quero Ser Grande) e a American Girl Palace (bonecas e tudo para e relacionado a bonecas, para enlouquecer as meninas) ficam na Quinta Avenida, e a Toys R´Us (que tem até um tiranossauro dentro) fica na Broadway, perto da Times Square. As três lojas são imeeensas.
- Outlet: o mais famoso é o Woodbury, que fica a 50min. de Manhattan e vende de roupas a eletrônicos. Tem vários tours que levam gente para lá, alguns específicos para brasileiros.
- Jack’s World ([quase] tudo por 99 cents, até comida)
- Foto e vídeo: a BH é o lugar! Dá até para comprar pela internet, tem site em português e uma linha de telefone especial para atender brasileiros. A loja fecha aos sábados, segundo os costumes judaicos.
- Este site tem uma lista enorme de lojas.

"Comidas" típicas
comidas típicas de Nova York Já citei a pizzaria Grimaldi's, que dizem ser a melhor pizzaria da cidade.
Típico de Nova York é, também, o bagel, um pãozinho em forma de rosca, e um dos locais mais recomendados para experimentar chama-se H & H Bagels (fica na 80th Street com a Broadway, no Upper West Side). Dizem que na lanchonete do albergue também são muito bons.
Cachorro-quente é outra comida associada a Nova York. Lá eles são servidos simples, so pão e salsicha com mostarda e talvez um ou outro molho a mais. Além de serem vendidos em carrinhos espalhados por toda a cidade, alguns dos mais famosos são o do Nathan's e o do Gray's Papaya (com vários endereços).
Por fim, segundo pesquisei por sites e blogs, o cheesecake considerado o melhor parece ser o servido na padaria Two Little Red Hens ("duas galinhazinhas vermelhas"), no Upper East Side (dá para ir andando da região dos museus, perto do Central Park, até lá).

Outras informações úteis
- Em setembro, o fuso horário em Nova York é uma hora a menos em relação a Brasília, pois eles estão em horário de verão. Em outras épocas pode ser duas ou três horas a menos.
- O vôo entre São Paulo e Nova York dura umas 9 horas.
- O Consulado Brasileiro fica na Avenida das Américas (Sexta Avenida), número 1185, 21 andar, cep 10036-2601. Tel: 917 777 7777 | fax: 212 827 0225 | email: consulado@brazilny.org
- O horário comercial geralmente vai das 9 às 17hs, e a hora do rush (quando se deve procurar evitar o transporte público) vai das 8 às 10hs, das 11h30 às 13h30 e das 16h30 às 18h30.
- Devido à segurança reforçada, os aeroportos estão recomendando chegar com 3 horas de antecedência para vôos locais e de 4 horas para os internacionais.

Um comentário:

Mari Lee disse...

Fazem vários meses já, mas achei pertinente fazer uma atualização contando o que fiz e o que não fiz do planejamento:

- no caminho entre o local do ferry e Wall Street, visitei o Museu do Índio Americano. Bem legal.

- não fui até o Brooklyn (estava meio cansada, e já tinha visto a vista da cidade, com seus arranha-céus, do passeio de ferry - embora de outro ângulo). Portanto, não comi na famosa pizzaria (almocei no South Street Seaport)

- não vi nenhum musical. Achei que não compensava o gasto (ficou para uma próxima visita). Fui caminhando da Times Square até o albergue, pela Broadway. Mesmo sendo noite já, não achei inseguro.

- não visitei as atrações "optativas", no Harlem, nem andei pelo chique Upper East Side atrás do cheesecake. Comi um cheesecake muito gostoso numa padaria em Greenwich Village.

- gostei muito do bagel com cream cheese e sementes de papoula. E também na linha "comida" (e bebida), deveria ser óbvio para quem assiste filmes e seriados americanos, mas não confundam o tamanho da café deles! Eu esqueci... quando perguntaram se queria "pequeno" ou "grande", automaticamente pensei nos cafezinho minúsculos que vêm aqui quando pedimos "pequeno" e... já viu, né?