terça-feira, 13 de março de 2012

Atenção, candidatos: essa é a São Paulo que queremos!

Está rolando no Facebook:

quero São Paulo verde
Os candidatos a prefeito bem que podiam ver esta imagem e tê-la como meta para daqui a 20, 30 anos...

quinta-feira, 8 de março de 2012

sábado, 3 de março de 2012

sexta-feira, 2 de março de 2012

Mostra de Cinema Ambiental em SP, de 15 a 22 de março. Entrada gratuita.

Cartaz da primeira Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental
De 15 a 22 de março, São Paulo vai receber a primeira Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental.

Entre os 40 títulos confirmados estão o indicado ao Oscar 2012 de Melhor Documentário If a tree falls: a story of the earth liberation front, e Crude (sobre o ecocídio da Chevron no Equador). Também estão na programação o famoso curta-metragem brasileiro Ilha das Flores, de Jorge Furtado; o bastante divulgado (e polêmico) documentário sobre a caça aos golfinhos The Cove, que concorreu ao Oscar em 2010; e o ótimo A Terra da Lua Partida, que eu assisti na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em 2010 e já comentei aqui no blog.

A programação será guiada pelos temas Ativismo, Povos e Lugares, Consumo, Energia, Água e Mudanças Climáticas. Haverá também um Panorama Histórico, uma Mostra Infantil, uma homenagem ao diretor Adrian Cowell (que fez um trabalho de documentação da destruição da Floresta Amazônica) e 7 debates com especialistas e convidados internacionais. A programação completa estará no site da Mostra em breve.

O evento é uma realização da ONG Ecofalante, que atua na área socioambiental.

As exibições serão realizadas em três salas: Cine Livraria Cultura (Av. Paulista, 2073), Cine Sabesp (R. Fradique Coutinho, 361, Pinheiros) e Museu da Imagem e do Som (MIS - Avenida Europa, 158, Jardim Europa). A entrada é gratuita.

Líder rural ameaçada de morte: "Eu sei que eles vão me matar"

Depoimento de Nilcelene Miguel de Lima, líder rural ameaçada de morte por grileiros e madeireiros do sul do Lábrea (Amazonas):



Trechos do artigo Mesmo com proteção, ativista diz que será assassinada, no Blog do Sakamoto:
"Eles começaram a receber ameaças quando Nilce assumiu a presidência de associação criada pelos pequenos produtores para defender o grupo contra invasões de terra e roubo de árvores. Ao denunciar os madeireiros e grileiros, Nilce foi espancada e teve sua casa queimada em um incêndio anunciado. Em maio de 2011, teve que fugir enrolada em um lençol para despistar o pistoleiro de campana no portão. Depois de seis meses e muitos apelos da Comissão Pastoral da Terra, Nilce entrou no programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos. Em outubro, uma equipe da Força Nacional foi deslocada para que ela pudesse voltar para casa.

(...) Representantes do governo revelaram que eles também sofrem ameaças do crime local. Houve até um caso de agressão física contra funcionária do Incra. Mas, quando confrontado pela truculência do crime organizado, ao invés de voltar com mais força para enfrenta-la, o governo recua. Movimento que fortalece os criminosos.

Foi assim com o programa de regularização fundiária Terra Legal. Lábrea foi o primeiro município da Amazônia a receber o programa pois está no “Arco Verde” – ocupação que cerca a floresta nativa, onde avança a grilagem e extração de madeira. Mas o processo foi adiado. Devido a ameaças, a empresa contratada para o georeferenciamento não cumpriu o contrato e o governo abriu nova licitação.

Até hoje, nenhum título foi entregue. Pior: o conflito se agravou. Depois de iniciado o processo, a corrida pela terra se intensificou."
Mais informações: leia a reportagem de Ana Aranha em apublica.org.

quinta-feira, 1 de março de 2012

"Guerra" entre evangélicos e psicólogos - homossexualidade NÃO é doença!!!

Vi no Facebook:
bancada evangélica no Congresso quer interferir no Conselho de Psicologia
Para entender melhor o que está acontecendo, leia o (ótimo) artigo de Hélio Schwartsman na Folha.

Homossexualidade NÃO é doença.
Mas a homofobia mata.

José Serra 2012: já começou mentindo

O mesmo José Serra (PSDB/SP) que acaba de lançar-se candidato a prefeito afirmou categoricamente que não tinha interesse em concorrer à prefeitura de São Paulo, no dia 25 de fevereiro de 2011, na Rádio Jovem Pan.

Não apenas negou, como desdenhou o cargo, deixando claro (caso ainda não estivesse) que, para ele, a prefeitura é apenas um trampolim para cargos mais altos - a presidência, em 2014.



Mentiras, aliás, não faltam no currículo de Serra.
Nas eleições de 2004 ele assinou um documento, registrado em cartório, prometendo que, caso fosse eleito prefeito, não abandonaria o cargo para concorrer em 2006.

O que aconteceu? Ele abandonou a prefeitura após 1 ano e 3 meses de mandato!

José Serra mentiu: promessa registrada em cartório de que não abandonaria o cargo de prefeito
Lembram??

Será que os paulistanos ainda têm coragem de votar nesse cara de pau?
Não bastam os escândalos relatados no livro A Privataria Tucana (há meses entre os livros mais vendidos no país)?