segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Produtos não testados em animais

Há alguns anos, em um debate sobre direitos dos animais, uma garota falou que era vegetariana. Um outro participante retrucou que ela usava shampoo, maquiagem e outros produtos testados em animais (insinuando que ela era hipócrita e desmerecendo seus esforços pelo bem dos animais).
A garota ficou sem resposta, mas se ela fosse um pouquinho mais bem informada não precisava ser assim. Há um crescente mercado de produtos Cruelty-Free ("sem crueldade").
(além disso, não é porque não podemos consertar tudo que pequenos passos são inúteis. Cortar o consumo de carne um dia por semana já faz um grande bem ao meio ambiente, sabiam?)

selo - produto não testado em animaisselo - Sem Crueldade (PETA)selo - Veganselo - produto não testado em animais








Não faço discursos radicais contra experimentos em animais, mas quando já existem alternativas não há motivos para continuar usando produtos antiéticos. E é buscando essas alternativas e questionando as empresas que o interesse em produzir esses produtos aumenta.
coelhos em laboratório
Alguns dos testes em animais mais comuns são: aplicação do produto nos olhos - sem anestesia (para saber se é irritante; além de muita dor, pode causar cegueira), aplicação do produto na pele dos animais, e o "teste de dose letal" (o animal é obrigado a ingerir o produto, a fim de verificar quanto é seguro ingerir, antes de provocar a morte).

Segue abaixo uma pequena lista com alguns produtos que eu conheço. Para listas mais completas, procure o site do Projeto Esperança Animal (PEA) e da Aliança Internacional do Animal (AILA).

shampoo e condicionador Surya Canela e Cupuaçu, para cabelos tingidosShampoo:
Eu particularmente uso e gosto muito da marca Surya, que é vegan (não usa testes em animais nem nenhum produto de origem animal). E sempre que alguém toma banho na minha casa quer experimentar, porque tem um perfume muito bom (o que eu uso é de canela e cupuaçu).
Existem outras, como a Ecologie, a Farmaervas e a Phytoervas.
base da Tracta (Farmaervas)
Maquiagem:
Eu uso Tracta (que é da Farmaervas). A Avon e a Contém 1g também estão na lista "do bem" do Pea.

(Atualização (13/11/11): a Avon confirmou, recentemente, testar cosméticos em animais em países em que isto é uma exigência, como a China, e por isso passou para a lista de empresas que, sim, fazem testes em animais. Leia mais no Eco4Planet)

Desodorante:
Eu usava um chamado Red Apple, e funcionava muito melhor do que essas marcas famosas que dominam o mercado. Mas ele sumiu das farmácias (tem alguns anos, já).
Consta que a Nívea não testa em animais, mas eu não gosto muito do desodorante... infelizmente, me rendi à Unilever (que testa).
(Atualização: a Granado está fabricando desodorantes, e são realmente muito bons. Não vende em todas as farmácias, mas vale a pena procurar)

Sabonete:
A Granado não testa em animais, e usa glicerina de origem vegetal.
A Surya, além dos produtos para cabelo, também tem sabonete líquido.

esmalte da Impala cor RugeEsmalte:
A marca Impala afirma que nunca testou seus produtos em animais.

Descolorante:
Blondor, da Wella (consta que a Wella não testa em animais).

Tintura de cabelo:
Eu uso Softcolor, da Wella (consta que a Wella não testa em animais) :-D
Também da Wella, há o descolorante Blondor. E a Surya tem tinturas de henna (não testadas em animais, mas não são consideradas vegan - ao contrário dos outros produtos da marca - porque têm mel).

Hidratantes:
Como já disse, a Nívea afirma não realizar testes em animais. Parece que a Davene e a Avon também.
(Atenção: sobre a Avon, ver o tópico acima sobre maquiagem)

Pasta de dentes:
Alguém conhece???
Na internet, só acho uma tal "Contente", que eu nunca ouvi falar...

Repetindo, esta não é uma lista completa. A maioria das categorias tem outras opções de marcas. Pesquise!

Pequeno gestos, como levar em conta se o produto que vai consumir foi testado em animais antes de comprá-lo, podem fazer grandes diferenças.
Quanto mais compensar economicamente, mais as empresas investirão em tecnologias alternativas e menos nocivas aos animais e ao meio ambiente. Use seu poder de consumidor!

19 comentários:

Unknown disse...

olá, estava 'caminhando' pelo seu blog e vi que vc falava sobre a pasta de dente contente, eu já usei, na verdade o único lugar em q a vi eh no kit de motel/hotel - Contente plus - suavetex industria..
se isso ajudar a encontrar!
bjos

Bia disse...

Tambem sobre a pasta de dentes eu achei um site que no momento não me lembro do nome que dizia que tem mais uma marca de pasta de dentes!!! O nome da marca é Malvatricin e Adorei o blog me ajudou muito!!! Eu fiz uma postagem no meu blog sobre isso tambem e se puder dá uma olhadinha, o site é http://cadatemaeumtema.blogspot.com

Obg e Bjs

Mari Lee disse...

Obrigada pelas dicas!

O PEA colocou a Oral B entre as marcas "sob observação", pois consta que parou de realizar testes em animais.
Talvez não seja a melhor opção... mas estou usando Oral B.

Comissão de Justiça e Direitos dos Animais disse...

Olá !
Por favor ajude-nos a divulgar o Fórum sobre os Direitos dos Animais que este ano trará o tema sobre ANTIVIVISSECÇÃO. Será dia 27/08/11, sábado, na Câmara Municipal de Sorocaba, informações e inscrições no site www.institutocahon.org
evento gratuito.

Silva Oliveira disse...

Olá Mari, não te conheço achei seu blog buscando o assunto no google, muito boa a iniciativa de prestar informações sobre produtos com tais selos de marcas que não realizam testes em animais, sempre procuro isso mas infelizmente no Brasil ainda não se tem o costume de procurar tais marcas e selos nos produtos. A iniciativa é pouco divulgada e você está colaborando com a divulgação. Parabéns.

Anônimo disse...

Mas cuidado , se não me engano a oral B é de uma empresa famosa a Unilever que é a gigante que detem outras marcas como a closeup, rexona, Omo, por isto não uso nada da marca Unilever pois é a mais cruel com os animais!!!

Mari Lee disse...

A Oral B não é da Unilever, é da Procter & Gamble.

Do site da Procter & Gamble (http://www.pg.com/pt_BR/contact/index.html):
"Eliminamos o uso dos testes em animais para a avaliação da segurança de produtos não alimentares e não farmacêuticos. A única exceção se faz quando tais testes são requeridos por lei ou quando nenhuma outra alternativa exista para confirmar a segurança dos ingredientes ou de produtos inéditos no mercado mundial."

Ou seja, alguns produtos da marca são testados em animais. :-/

Ainda do site:
"A P&G é líder no desenvolvimento e validação de métodos alternativos de testes. Somente em 2002, mundialmente, foram investidos US$ 9 milhões nesses trabalhos, somando aproximadamente US$ 160 milhões de investimentos."
[valor que nem se compara aos gastos com publicidade, pode ter certeza]

"Uma prova do nosso profundo envolvimento científico e financeiro nessa busca por alternativas, foi o reconhecimento que a P&G recebeu juntamente com as empresas RealNetworks, Citigroup Asset Management e Johnnic Communications, da Humane Society of the United States (Sociedade Humanitária dos Estados Unidos), o Humane Awards 2001."

Jéssica Kristine disse...

Amei. Parabéns! Informações bem distribuidas e explicativas. Sou vegana e ando sempre com uma lista do lado ao fazer as compras. Tanto com bolsa como roupa. Beijos

Anônimo disse...

A pasta de dentes Couto não faz testes em animais.

vera disse...

Eu uso a pasta de dentes couto porque é portuguesa, porque não testa em animais, porque é económica e porque é realmente boa. Podia ter mais vantagens?!

No site da peta diz que a Procter & Gamble (Wella, Head & Shoulders, Pantene, Oral B.....) testa em animais. E a Avon também.

Mari Lee disse...

Obrigada, Vera.

A Wella não testava em animais, mas foi recentemente comprada pela Procter & Gamble que, como mencionei acima, testa alguns produtos em animais. :-(
Bom, faz tempo já que não pinto o cabelo. Mas gostava tanto daquela tinta...

A Avon, como está explicado na postagem, não testava em animais mas passou a testar para poder entrar no mercado chinês. Por favor, boicotem a Avon!
(Isso é muto triste... quantas outras empresas não devem estar fazendo isso?)

Anônimo disse...

Querida, a Avon já foi desmascarada e todos sabem que ela faz testes em animais!. A cada informação errada que postam na net mais animais vão sofrer torturados em laboratórios, então pesquise com mais cautela antes de postar esse tipo de informação, pois temos uma responsabilidade muito grande ao divulgá-las. Grata!.

Mari Lee disse...

Querida, isso não já está dito na postagem?

Viviane disse...

Nivea também está testando porque eles querem vender na china!

Anônimo disse...

Com relação aos desodorantes há as marcas Skala e Giovanna Baby. São muito bons !!!!

Unknown disse...

A marca MULTI VEGETAL não testa em animais e nem usa produtos de origem animal

Unknown disse...

A Natura também está na lista do PEA que NÃO testa em animais.

Carol disse...

A marca condor de produtos dentais tbm n testa em animais!

thiago disse...

Vlw bia me ajudou ta procurando um e vai ser esse da q pra frete