A garota ficou sem resposta, mas se ela fosse um pouquinho mais bem informada não precisava ser assim. Há um crescente mercado de produtos Cruelty-Free ("sem crueldade").
(além disso, não é porque não podemos consertar tudo que pequenos passos são inúteis. Cortar o consumo de carne um dia por semana já faz um grande bem ao meio ambiente, sabiam?)




Não faço discursos radicais contra experimentos em animais, mas quando já existem alternativas não há motivos para continuar usando produtos antiéticos. E é buscando essas alternativas e questionando as empresas que o interesse em produzir esses produtos aumenta.

Alguns dos testes em animais mais comuns são: aplicação do produto nos olhos - sem anestesia (para saber se é irritante; além de muita dor, pode causar cegueira), aplicação do produto na pele dos animais, e o "teste de dose letal" (o animal é obrigado a ingerir o produto, a fim de verificar quanto é seguro ingerir, antes de provocar a morte).
Segue abaixo uma pequena lista com alguns produtos que eu conheço. Para listas mais completas, procure o site do Projeto Esperança Animal (PEA) e da Aliança Internacional do Animal (AILA).

Eu particularmente uso e gosto muito da marca Surya, que é vegan (não usa testes em animais nem nenhum produto de origem animal). E sempre que alguém toma banho na minha casa quer experimentar, porque tem um perfume muito bom (o que eu uso é de canela e cupuaçu).
Existem outras, como a Ecologie, a Farmaervas e a Phytoervas.

Maquiagem:
Eu uso Tracta (que é da Farmaervas). A Avon e a Contém 1g também estão na lista "do bem" do Pea.
(Atualização (13/11/11): a Avon confirmou, recentemente, testar cosméticos em animais em países em que isto é uma exigência, como a China, e por isso passou para a lista de empresas que, sim, fazem testes em animais. Leia mais no Eco4Planet)
Desodorante:
Eu usava um chamado Red Apple, e funcionava muito melhor do que essas marcas famosas que dominam o mercado. Mas ele sumiu das farmácias (tem alguns anos, já).
Consta que a Nívea não testa em animais, mas eu não gosto muito do desodorante... infelizmente, me rendi à Unilever (que testa).
(Atualização: a Granado está fabricando desodorantes, e são realmente muito bons. Não vende em todas as farmácias, mas vale a pena procurar)
Sabonete:
A Granado não testa em animais, e usa glicerina de origem vegetal.
A Surya, além dos produtos para cabelo, também tem sabonete líquido.

A marca Impala afirma que nunca testou seus produtos em animais.
Descolorante:
Blondor, da Wella (consta que a Wella não testa em animais).
Tintura de cabelo:
Eu uso Softcolor, da Wella (consta que a Wella não testa em animais) :-D
Também da Wella, há o descolorante Blondor. E a Surya tem tinturas de henna (não testadas em animais, mas não são consideradas vegan - ao contrário dos outros produtos da marca - porque têm mel).
Hidratantes:
Como já disse, a Nívea afirma não realizar testes em animais. Parece que a Davene e a Avon também.
(Atenção: sobre a Avon, ver o tópico acima sobre maquiagem)
Pasta de dentes:
Alguém conhece???
Na internet, só acho uma tal "Contente", que eu nunca ouvi falar...
Repetindo, esta não é uma lista completa. A maioria das categorias tem outras opções de marcas. Pesquise!
Pequeno gestos, como levar em conta se o produto que vai consumir foi testado em animais antes de comprá-lo, podem fazer grandes diferenças.
Quanto mais compensar economicamente, mais as empresas investirão em tecnologias alternativas e menos nocivas aos animais e ao meio ambiente. Use seu poder de consumidor!