segunda-feira, 29 de abril de 2013

Homens feministas protestam no curdistão

Há cerca de duas semanas, a corte local da cidade de Marivane, no Irã, decidiu punir criminosos obrigando-os a sair nas ruas vestindo trajes tradicionais das mulheres curdas.

Um grupo de mulheres de Marivane protestou contra a pena duplamente preconceituosa - contra mulheres e contra a cultura curda -, e foi confrontado violentamente pela polícia.

Ativista curdo Masoud Fathi vestindo trajes femininos
Para expressar seu apoio às ativistas, o jornalista curdo Masoud Fathi postou uma foto sua no Facebook usando um vestido verde tradicional, com a frase "Ser mulher não é uma forma de humilhar ou de punir ninguém".

Alguns amigos começaram a seguir o seu exemplo, e assim foi criada a página Kurd Men For Equality ("Homens Curdos Pela Igualdade"), que já tem mais de 12.000 "curtidas" e fotos de centenas de pessoas.

Sasan Amjadi, um dos curdos que participaram do projeto, afirma: "eu não senti nenhum estranhamento ao vestir um traje feminino. Eu só queria demonstrar quem nós somos: é assim que nós somos, esta é a nossa cultura e eles não podem insultar nossa cultura, nossas mães e irmãs. Não podemos aceitar isso. Não pode haver sociedade livre sem mulheres livres."

Homens de outros países também se identificaram com o projeto e contribuíram usando roupas femininas para desafiar o preconceito de gênero e a cultura machista que geram problemas como violência doméstica, estupro e homofobia. A frase de Masoud tornou-se o slogan de uma campanha internacional.

página feminista Kurd Men For Equaity no Facebook

Descobri este projeto hoje e fiquei feliz. Ver pessoas reconhecendo suas posições privilegiadas e se colocando no lugar dos outros é uma coisa linda. Ajuda a restaurar um pouco a fé na humanidade, sabem? Acho uma atitude fantástica.

Você pode apoiar esta campanha curtindo a página no Facebook ou enviando sua própria foto.

feminista curdo usando um vestido             feminista curdo usando um vestido
   feminista curdo usando um vestido          feminista curdo usando um vestido

feminista curdo usando um vestido feminista curdo usando um vestido
      feminista curdo usando um vestido    feminista curdo usando um vestido
    feminista curdo usando um vestido    feminista curdo usando um vestido

      feminista curdo usando um vestido        feminista curdo usando um vestido

Um comentário:

Débora Tavares disse...

Encantada!!! ADORARIA ver os homens brasileiros aderindo a essa campanha!De verdade! Ficou simplesmente belo com o lenço azul...