quarta-feira, 15 de junho de 2011

Por que tanta gente, ao defender uma luta feminista, faz questão de dizer que não é feminista?

Acabo de ler a postagem sobre a Marcha das Vadias no blog Escreva, Lola, Escreva. O texto é ótimo, e os comentários, também.

Um dos principais pontos questionados é a quantidade de declarações de participantes e organizadoras dessas marchas, dizendo que não são feministas.

Ao meu ver (e partilho da visão expressa no blog citado), a Marcha, na medida em que defende o direito das mulheres de se vestir como quiserem e o direito de não ser estuprada (!), é essencialmente feminista, sim! E isso é uma coisa boa! Não é?

Eu mesma já cansei de ouvir declarações tipo "não sou feminista, mas apóio a igualdade de diretos entre os gêneros" (hello! Isto é exatamente a definição de feminista!), inclusive aqui no blog já li alguns comentários assim.

Por que tantas pessoas fazem questão de dizer "Pelo amor de Deus, não me confunda com uma feminista!"?
Pra mim, isso é muito difícil de entender!
Desde quando defender os direitos das mulheres é algo ruim?

A única explicação possível é que essas pessoas não fazem a menor idéia do que é o feminismo (olha, ler a página sobre o termo na Wikipédia é um bom começo!).

Comentário de uma das organizadoras da marcha de São Paulo, citado na postagem da Lola: "os grupos feministas acabam sendo o oposto do machismo. E na nossa marcha nós deixamos claro que não éramos feministas, e sim femininas. Não queremos exterminar da terra a raça-homem. Apoiamos toda forma de liberdade, incluindo os grupos homossexuais (fem/masc), porém sentimos que esses grupos feministas acabam chegando com muita agressividade e são formados, na sua maioria, apenas por lésbicas, o que já denuncia seus objetivos".

Fiquei bege.
É isso o que você acha que é uma feminista?
Uma lésbica agressiva que quer exterminar os homens??

Para usar uma das frases do movimento feminista: o feminismo nunca matou ninguém, mas o machismo mata todos os dias.

(e, nossa, que preconceito é esse contra as lésbicas?!? Eu nunca conheci nenhuma lésbica que queria exterminar os homens, você já? Em compensação, já conheci gente que queria exterminar lésbicas...)

Ou você tem enraizada essa idéia de oposição entre "feminista" e "feminina", e acha que se assumir feminista significa necessariamente negar tudo o que é considerado feminino? Acha que todas as feministas são feias, peludas e solteironas? Ou, então, acha que pelo fato de usar maquiagem, não pode ser considerada feminista?

(parênteses: o que é uma mulher "feminina", afinal? Quero dizer... eu uso maquiagem, então acho que posso ser considerada feminina por este aspecto... mas detesto salto alto, não uso mesmo, nem sou do tipo que adora ficar olhando vitrines de lojas de sapatos... isso me torna menos feminina? Não saber cozinhar me torna menos feminina? Querer ser mãe um dia me torna mais feminina? Quais são os critérios de "feminilidade", e quem foi que os inventou?)

Para você saber, FEMINISTAS SÃO ASSIM:

feministas são assim
feministas são assim - ator Patrick Stewart
feministas são assim


feministas são assim - jornalista Joan Bakewell feministas são assim - atriz Ashley Judd
feministas são assim - ator Brian Cox feministas são assim
feministas são assim - atriz Whoopi Goldberg feministas são assim - atriz Margaret Cho

feministas são assim feministas são assim

feministas são assim feministas são assim - cantora Kate Jackson

feministas são assim - comediante Bill Bailey uma feminista muçulmana radical é assim

7 comentários:

Anônimo disse...

O problema é o "ista". Ele é sectário, o que pode ser contraproducente.
A maioria das pessoas não vai se identificar como uma "ista", seja lá a que se refira. Botando na realidade, a maioria das pessoas que acham que as mulheres devem ter direitos iguais aos homens não se identificam como feministas.
Se determinada ideia (como aquelas postas pela marcha) forem abertamente identificadas como "feministas", essa maioria silenciosa talvez nem se dê ao trabalho de pensar sobre o assunto. Afinal, é só coisa de feminista...

Luiz Prata disse...

Parabéns pelo texto, necessário para desmistificar a ideia equivocada que algumas pessoas fazem do feminismo. Tenho acompanhado o blog da Lola.

E o preconceito contra as lésbicas é ridículo: tenho várias amigas lésbicas e uma convivência extremamente harmônica com elas; portanto, sou testemunha de que esse estereótipo de "Agressivas exterminadoras de homens" é um mito sem fundamento.

lola aronovich disse...

Obrigada pelo texto, Mari! Muito bom. E vc fez uma ótima compilação de fotos também. Gosto muito do slogan americano do "This is what a feminist looks like". Pena que ele não seja facilmente "traduzível" pro português.

Luiz Prata disse...

Lola, creio que uma tradução possível do slogan americano, não tão literal mas que passa a mesma mensagem, já foi feita pela Mari no post: "Feministas são assim".

Mari Lee disse...

Muito obrigada pelos comentários!

Acho que "Feministas são assim" é uma tradução razoável para "This is what a feminist looks like", num contexto como o desta postagem. Mas numa camiseta talvez ficasse meio estranho, pois não fica tão claro que o "assim" se refere a quem está usando a camiseta...

Anônimo: mas, por que as pessoas não participariam de algo que é "coisa de feminista", se elas se identificassem com a causa? Acho que, justamente, por um preconceito em relação ao termo "feminista". Se as pessoas entendesses o termo como a defesa dos direitos das mulheres, e não como uma loucura de lésbicas raivosas, será que isso aconteceria?

Mas acho interessante seu ponto do uso de termos para identificação de movimentos...
Em muitos momentos, identificar-se como "feminista", "ambientalista", "comunista" ou outro termo semelhante pode ser rotular-se como um "radical", e fazer com que as pessoas prestem menos atenção ao que você diz.
Ao mesmo tempo, não assumir bandeira alguma é contraproducente se você luta por uma causa, pois para isso é preciso união.

Não é uma questão simples.
Mas exatamente por isso, acho que é importante mostrar pessoas diferentes que se identificam com o movimento.
Se eu, que uso maquiagem, ou a garota muçulmana que cobre a cabeça com um lenço podemos ser feministas, as pessoas podem parar para pensar sobre o que é o feminismo.

Anônimo disse...

Engraçado você falar que o machismo mata, mas quem é favor do aborto são as feministas.

Laryssa Carvalho disse...

FEMINISMO NÃO É O OPOSTO DE MACHISMO!

O feMINISmo é a luta pelos direitos de igualdade entre homens e mulheres. É luta contra o sexismo. É o conceito de que mulher é gente!

"FeMISmo", por outro lado, é conceito de que mulheres seriam superiores, um machismo às avessas.

O problema é que a maioria das pessoas ainda não entendem isso! Por isso tantas mulheres que foram à marcha não se julgam feministas. Leigas.

Ah, e ser feminista não tem nada a ver com a aparência/o físico! :)