Já está virando tradição, em São Paulo, o ano-novo trazer com ele o aumento na passagem de ônibus.
O prefeito Kassab anunciou, ontem, que a tarifa (atualmente a R$2,70) será de R$3,00 a partir do dia 5 de janeiro. Os usuários têm até o dia 4 para carregar o Bilhete Único com a tarifa antiga.
Para alguém que vai e volta de ônibus do trabalho, 5 dias por semana, o novo valor representa um gasto mensal de aproximadamente R$120,00.
O prefeito é gente como a gente! Ele anda de ônibus!
(uma vez por ano, no Dia Mundial Sem Carro)
Fotos de Ricardo Fonseca/Secom
Kassab justifica o aumento dizendo que a prefeitura vai gastar menos com subsídios aos empresários. De uma forma ou de outra, é a população quem está pagando, para os empresários terem lucro.
Comentaram no blog Ecologia Urbana, e eu concordo: o transporte público tem que ser um serviço público, e não uma atividade empresarial visando o lucro! A qualidade do seviço é péssima, os motoristas e cobradores ganham mal, e os donos das empresas deslocam-se pela cidade de helicóptero!
Alguma coisa está errada!
A tarifa do ônibus em São Paulo já é a mais cara do Brasil.
Alguém (que anda de ônibus) acha que isso se justifica?
A população é obrigada a perder às vezes horas esperando um ônibus, apenas para ter de viajar em pé em um veículo lotado, desconfortável e em condições precárias, e ainda perder mais horas no trânsito, em pé, com calor, desconfortável... E o prefeito deve achar que está fazendo um favor a essas pessoas!
Os ônibus são grandes poluidores e em parte isso se deve a uma manutenção inadequada. Veículo algum deveria soltar fumaça preta!
(Como na foto à direita, de José Patricio/AE)
Também por manutenção inadequada, os ônibus de São Paulo estão sempre sob risco de quebrar no meio da rua. Já aconteceu comigo mais de uma vez, ter de descer no meio da rua, junto com dezenas de pessoas, e esperar o próximo ônibus, que certamente também já teria dezenas de pessoas dentro.
Talvez seja por isso que muitos motoristas deixem o motor ligado, mesmo quando o ônibus vai ficar vários minutos parado no ponto final, agravando o problema da poluição - se desligar, ele pode não ligar de novo.
As companhias, visando apenas o lucro, não estão interessadas em transportar seus passageiros de modo eficiente, mas sim em transportar o maior número possível de pessoas no menor número possível de veículos.
O trânsito de São Paulo já é caótico e bate recordes a cada semana. Os paulistanos já aguardam o dia em que a cidade inteira vai parar pelo excesso de veículos.
E mesmo assim a prefeitura e o governo estadual não investem em alternativas ao uso do carro particular!
O aumento na tarifa do ônibus é apenas mais um incentivo à não utilização do transporte público.
Brilhante por parte do prefeito fazer anúncios desse tipo quando boa parte da população está viajando, na praia ou com a família, se preocupando com presentes e ceias e pouco mobilizada.
Alguém sabe de algum movimento ou abaixo-assinado?
PERGUNTAS E RESPOSTAS: SOBRE ABORTO
Há uma semana
Um comentário:
Oi Mari
Acredito que se todos parassem de pagar passagem (como algumas pessoas já fazem, pegam o ônibus e dão um "calote") essa situação mudaria. O salário do cobrador e do motorista não mudam, eles não seriam prejudicados.
O problema é: como fazer com que todo mundo, ou pelo menos grande parte da população, simplesmente pare de pagar? Seria preciso um bom discurso e uma boa divulgação, no mínimo.
Alguma ideia?
Gabriela Luna (fronha_bisnaga@hotmail.com)
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