Muitos produtos vendidos como light não têm menos calorias do que suas versões "normais"!
Isso apesar de a maioria dos produtos light serem bem mais caros que suas versões não-light.
Meus pais costumam comprar o achocolatado Nescau Light. Vocês já devem ter visto; ele tem em destaque no rótulo: "30% DE REDUÇÃO CALÓRICA" (em comparação com o original, o "Nescau 2.0").
Eu fui dar uma olhada na tabela nutricional, e percebi uma coisa curiosa: eles comparam uma quantidade menor de Nescau Light, com uma quantidade maior de Nescau 2.0.
Agora, vou pedir que vocês façam umas continhas simples comigo, ok?
Uma porção de 9,5 gramas de Nescau Light tem 32 calorias.
Essas mesmas 9,5g com leite desnatado totalizam 84 calorias.
Fazendo uma simples subtração (84-32), concluímos que o leite desnatado, sozinho, tem 52 calorias.
20 gramas de Nescau 2.0 com leite desnatado somam 124 calorias.
Subtraindo as calorias só do leite (124-52), concluímos que 20g de Nescau 2.0 têm 72 calorias.
Essa matemática toda pode ser poupada, simplesmente, comparando a tabela nutricional do Nescau Light ao do Nescau 2.0. Eu não tinha Nescau 2.0 para comparar, mas aqui está:
Parece que as 20g do 2.0 têm 74 calorias, e não 72, mas não faz muita diferença...
Ok; 9,5g de Nescau Light têm 32 calorias, pouco menos da metade (na verdade, 43%) das calorias de 20g do 2.0.
(o que é muito bom, porque 9,5g é menos da metade de 20g!)
Fazendo uma regrinha de três, 20g de Nescau Light teriam pouco mais de 67 calorias. Apenas 7 calorias a menos. Redução de menos de 10%.
Para ser considerado light o produto tem que ter redução de, no mínimo, 25% em calorias (ou em gorduras, ou em açúcar, ou em sódio... nem todo light é light em calorias!).
Conclusão: Nescau Light não é light.
A Nestlé argumenta que a bebida é light sim, porque a quantidade de produto necessária para preparar a bebida é menor.
(a Anvisa dá permissão para que a Nestlé escreva que o produto é light devido a esse argumento de que a redução calórica se refere ao produto preparado, e essa informação está no rótulo, não podemos contestar isso...)
Porém, na prática, os consumidores são levados a pensar que o produto contido na embalagem é menos calórico, e tendem a usar a mesma quantidade ou quantidades ainda maiores!
Eu não sei se eu coloco menos quando ponho Nescau Light do que o Nescau comum, mas minha mãe coloca mais porque acha o Light mais sem sabor, e o achocolatado "light" acaba ficando mais calórico que o não-light!
Talvez a Nestlé possa afirmar que o achocolatado vendido pronto, em caixinha, seja light. Mas o achocolatado em pó não é light.
*~*~*
Obs 1: eu falo aqui do Nescau Light porque é o produto ao qual eu tive acesso, mas já dei uma olhada em outros achocolatados concorrentes e verifiquei exatamente a mesma coisa!
Obs 2: esta postagem não é uma denúncia contra essas marcas, pois elas não estão realmente infringindo a lei - embora estejam de fato enganando os consumidores. Esta postagem é uma tentativa de chamar a atenção dos leitores para esses "pequenos detalhes" que muito provavelmente passam despercebidos mas fazem muita diferença. E eu deixo aqui minha sugestão de que as regras da Anvisa deveriam ser reformuladas!
Obs 3: não olhei outros produtos, mas não tenho dúvidas de que muitas marcas fazem coisas semelhantes. Evidências? Vejam análises de produtos light e diet feitas pelo INMETRO! Eles não divulgam as marcas dos produtos, mas várias declaram no rótulo que o produto tem quantidades de nutrientes diferentes das encontradas nas análises!
3 comentários:
Parabéns pelas colocações.
Obrigada pelo esclarecimento. Acho que vou me acostumar a tomar leite puro msm. :D
oi, tudo bem? então, eu já comprei esse produto e fiz essa mesma observação. Porém, com o nescau comum precisa ser usado 2 colheres para adoçar e o nescau light realmente adoça com apenas 1 colher.
Postar um comentário