quinta-feira, 2 de maio de 2013

Analista ambiental expulsa do RJ à bomba

Especulação imobiliária destrói o meio ambiente e ameaça vidas.

Uma bomba explodiu mês passado na casa de uma analista ambiental do ICM-Bio que trabalhava na região de Paraty (RJ).

Ela concedeu uma entrevista à Folha, na qual fala sobre a pressão da especulação imobiliária na região e das condições precárias de trabalho. Segundo ela, "o trabalho da APA é sabotado (“abandono institucional” foi a expressão usada) para favorecer a especuladores imobiliários e que os fiscais não contam sequer com um barco, mesmo sendo responsáveis pela fiscalização de 63 ilhas."

mansão da família Marinho é uma das construções irregulares em Paraty
A mansão da família Marinho é uma das muitas construções irregulares na região de Paraty...

A mansão utilizada nas filmagens da série Crepúsculo também é uma construção irregular de Paraty
...assim como a mansão utilizada nas filmagens da série Crepúsculo.

Segue a entrevista:

Entrevista com ambientalista do governo expulsa do Rio de Janeiro à bomba
30/04/13 - 07:05
por Andre Barcinski


Dia 9 de abril, uma bomba foi colocada na casa de uma analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A explosão não teve feridos, mas danificou a casa da analista, que trabalha na Área de Proteção Ambiental Cairuçu, em Paraty, no sul fluminense. A Polícia Federal investiga o caso.

A APA Cairuçu é responsável pela preservação de 63 ilhas na Baía de Paraty e de 33 mil hectares (330 km2) de área continental, É a maior concentração de áreas remanescentes de Mata Atlântica da Serra do Mar.

Se os autores do atentado queriam assustar a ambientalista, conseguiram: depois de seis anos trabalhando na região de Paraty, ela acaba de pedir transferência para fora do Rio de Janeiro. “Tenho família e estou com medo.”

Não foi o primeiro caso de profissional que abandonou a Cairuçu: há dois anos, uma fiscal ambiental pediu transferência depois ter dois carros queimados, em 2008 e 2011, na porta de casa.

A vítima deste novo atentado concordou em falar à Folha. Só pediu para não ser identificada. Ela diz que o trabalho da APA é sabotado (“abandono institucional” foi a expressão usada) para favorecer a especuladores imobiliários e que os fiscais não contam sequer com um barco, mesmo sendo responsáveis pela fiscalização de 63 ilhas.


- Qual a sua função na APA Cairuçu?

- Sou analista ambiental. Meu trabalho é emitir pareceres. Eu não sou fiscal. Meus pareceres são usados para embasar o auto de infração feito pelo fiscal. Todos que trabalham na APA são analistas ambientais, mas alguns se capacitam e fazem um curso extra para virar fiscal. Esses fiscais são quem podem ir a campo e dar multas.


- E quantos fiscais trabalham na APA Cairuçu?

- Hoje temos um fiscal e cinco analistas.


- Um fiscal para 63 ilhas e 33 mil hectares? Não é pouco?

- Sim, e este fiscal é nosso chefe, que acumula o trabalho de fiscalização com o de chefia.


- Quando você chegou a Paraty para trabalhar na APA Cairuçu, quais foram suas primeiras impressões sobre o trabalho?

- Cheguei em 2007, quando ainda era Ibama. Fiquei surpresa. Não imaginava que, entre Rio e São Paulo, pudesse existir um escritório tão carente em todos os aspectos. Para você ter ideia, até o ano passado a gente não tinha nem limpeza nos banheiros. Temos uma área insular para fiscalizar e não temos barco. Quem banca o barco, e mesmo assim alugado, é o S.O.S. Mata Atlântica. Percebi que, ao longo dos anos, o abandono institucional do escritório fez com que muitas ocupações irregulares fossem surgindo na área. A sensação que dava era que seria interessante que a gente não funcionasse, para esses especuladores imobiliários poderem atuar.


- Quais os principais problemas que você verificou nesses seis anos?

- Aqui existe especulação imobiliária de luxo na costeira e nas ilhas. Tem privatização de praias, que também é promovida pela classe alta. Claro que temos conflitos ligados a classes sociais mais baixas, mas são conflitos menos impactantes. Geralmente é o morador das ilhas que não tem fossa e que joga esgoto nos córregos. Também é um problema, mas é bem mais fácil resolver.


- Você diria que os principais problemas são ligados a casas de luxo?

- Sim, os maiores conflitos são ligados a mansões de veraneio e ocupação irregular das ilhas. Claro que essa ocupação irregular interessa a vários grupos, desde os comerciantes locais que querem abrir negócios nas ilhas aos veranistas de luxo.


- E a privatização das praias, como ocorre?

- Há pouco tempo, fizemos uma operação para combater essas privatizações. Batizamos a operação de “Farofa 1”. Fomos às praias à paisana, mas fomos abordados até por seguranças armados. Também fomos filmados e fotografados, e acho que isso pode ter dado problema para mim também. Essa operação foi só na costeira. Íamos fazer a operação “Farofa 2”, que seria nas ilhas, mas agora não vou mais fazer, vou embora.


- Em que praias ocorreram essas abordagens de seguranças?

- No Saco do Mamanguá tem privatização de praia. E na costeira de Paraty também. Lá os seguranças nos filmaram e fotografaram. E ali já teve ação judicial para tirar estruturas particulares deles. Já fizemos relatório e mandamos para o Ministério Público. A mansão tem uma piscina na areia da praia e seguranças armados. Eles abordam quem chega à praia.


- Qual seria a intenção de quem mandou colocar uma bomba na sua casa?

- Na região de Paraty existe uma intenção de alterar o decreto da APA que protege as ilhas. Esse decreto é de 1983. Existe um movimento, que tem apoio de alguns vereadores e políticos locais, para flexibilizar esse decreto, anistiar quem fez coisas erradas e permitir a especulação imobiliária nas ilhas. Esse movimento é ligado a grandes especuladores e a grupos ligados aos veranistas de luxo.


- Você acredita que esse movimento pode conseguir mudar a lei?

- Não sei, mas tenho certeza que esses conflitos não estão resolvidos e vão dar muito o que falar.


- Como foi a decisão de pedir transferência de Paraty?

- Eu vim morar em Paraty para estar perto da natureza e ajudar a protegê-la e para viver sossegada, mas estou vendo que nem a natureza está sendo protegida e nem eu estou vivendo em paz. Tenho família e não dá para trabalhar aqui com meio ambiente. Essas pessoas realmente querem um lugar sem lei entre Rio e São Paulo, que elas possam privatizar e usar como quiserem. E conseguiram.


P.S.: Há pouco mais de um um ano, chamei a atenção para uma reportagem da revista norte-americana “Bloomberg Markets” que trazia fotos e mais informações sobre as mansões construídas irregularmente em áreas de preservação. Você pode ler meu texto aqui.
*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Homens feministas protestam no curdistão

Há cerca de duas semanas, a corte local da cidade de Marivane, no Irã, decidiu punir criminosos obrigando-os a sair nas ruas vestindo trajes tradicionais das mulheres curdas.

Um grupo de mulheres de Marivane protestou contra a pena duplamente preconceituosa - contra mulheres e contra a cultura curda -, e foi confrontado violentamente pela polícia.

Ativista curdo Masoud Fathi vestindo trajes femininos
Para expressar seu apoio às ativistas, o jornalista curdo Masoud Fathi postou uma foto sua no Facebook usando um vestido verde tradicional, com a frase "Ser mulher não é uma forma de humilhar ou de punir ninguém".

Alguns amigos começaram a seguir o seu exemplo, e assim foi criada a página Kurd Men For Equality ("Homens Curdos Pela Igualdade"), que já tem mais de 12.000 "curtidas" e fotos de centenas de pessoas.

Sasan Amjadi, um dos curdos que participaram do projeto, afirma: "eu não senti nenhum estranhamento ao vestir um traje feminino. Eu só queria demonstrar quem nós somos: é assim que nós somos, esta é a nossa cultura e eles não podem insultar nossa cultura, nossas mães e irmãs. Não podemos aceitar isso. Não pode haver sociedade livre sem mulheres livres."

Homens de outros países também se identificaram com o projeto e contribuíram usando roupas femininas para desafiar o preconceito de gênero e a cultura machista que geram problemas como violência doméstica, estupro e homofobia. A frase de Masoud tornou-se o slogan de uma campanha internacional.

página feminista Kurd Men For Equaity no Facebook

Descobri este projeto hoje e fiquei feliz. Ver pessoas reconhecendo suas posições privilegiadas e se colocando no lugar dos outros é uma coisa linda. Ajuda a restaurar um pouco a fé na humanidade, sabem? Acho uma atitude fantástica.

Você pode apoiar esta campanha curtindo a página no Facebook ou enviando sua própria foto.

feminista curdo usando um vestido             feminista curdo usando um vestido
   feminista curdo usando um vestido          feminista curdo usando um vestido

feminista curdo usando um vestido feminista curdo usando um vestido
      feminista curdo usando um vestido    feminista curdo usando um vestido
    feminista curdo usando um vestido    feminista curdo usando um vestido

      feminista curdo usando um vestido        feminista curdo usando um vestido

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Ajude a salvar macacos-prego no Peru

A Neotropical Primate Conservation está pedindo doações para construir um refúgio para macacos-prego e caiararas resgatados no Peru.

macaco-prego resgatado no Peru - foto da Neotropical Primate Conservation

Segundo a entidade, nenhum local no Peru aceita receber esses animais, o que significa que as autoridades ou fazem vista grossa para os indivíduos que foram retirados da natureza e são mantidos por anos em condições precárias - como o macaco-prego da foto acima -, ou confiscam o animal e matam-no imediatamente.

Você pode ajudar a salvá-los através do link http://www.neoprimate.org/

campanha da Neotropical Primate Conservation para arrecadar fundos para salvar macacos-prego no Peru

sábado, 6 de abril de 2013

Pela saída do ruralista Blairo Maggi da Presidência da Comissão de Meio Ambiente do Senado

As raposas estão dominando os galinheiros!
Não podemos permitir!


Parece piada de mau gosto...
Além do racista e homofóbico deputado Marco Feliciano (PSC-SP) na presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da câmara, também temos o ruralista Blairo Maggi (PR-MT), ganhador do prêmio Motosserra de Ouro do Greenpeace, na presidência da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado.

ruralista Blairo Maggi é o novo presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado

Maggi, grande produtor de soja, foi governador do Mato Grosso durante sete anos, até deixar o cargo em 2010 para se candidatar ao Senado, e seu mandato foi repleto de escândalos (mais informações na reportagem O fim da era Maggi, de Andreia Fanzeres).

Um abaixo-assinado está sendo divulgado, pedindo a renúncia de Maggi da presidência da CMA.
Clique aqui e ajude a demonstrar que os brasileiros não querem desmatadores tomando conta do nosso meio ambiente!

Mais informações:
Comissões de Direitos Humanos e de Meio Ambiente do Congresso são tomadas por seus inimigos
O silêncio da sociedade sobre Blairo Maggi na Comissão de Meio Ambiente do Senado
O fim da era Maggi

segunda-feira, 1 de abril de 2013

O dia que durou 21 anos

Ditadura Nunca Mais! Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça!
Nunca mais!

Conheça a sua história!
Veja na íntegra um ótimo documentário sobre o regime militar:

O Dia que Durou 21 anos Parte 1


O Dia que Durou 21 anos Parte 2


O Dia que Durou 21 anos Parte 3 Final

sexta-feira, 8 de março de 2013

"Feliz dia da mulher"

Enquanto as empresas dão florzinhas para suas funcionárias...
Governo recua da ideia de sanção de projeto que iguala salários de homens e mulheres
Empresários de todo o País reagiram contra a proposta alertando que, na contramão da ideia, poderia resultar na redução de vagas

Rosa Costa para o Estado, 08 de março de 2012

BRASÍLIA - O governo recuou da ideia de sancionar o projeto de lei que pune as empresas que pagarem salário menor para as mulheres contratadas para a mesma atividade realizada por empregados homens. Na quarta-feira, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), e a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) anunciaram a decisão de aprovar a proposta no plenário nesta quinta-feira, deixando tudo pronto para a presidente Dilma Rousseff sancioná-la na próxima terça-feira, no Senado, numa solenidade alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje, dia 8 de março.

O clima era outro nesta quinta-feira e, em vez de incluir a proposta na pauta de votações, Jucá assinou um requerimento encaminhando o projeto para Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A informação que se tem é que empresários de todo o País reagiram contra a proposta alertando que, na contramão da ideia, poderia resultar na redução de vagas para mulheres no mercado de trabalho.

O projeto de iniciativa do deputado Marçal Filho (PMDB-MS), que acrescenta um parágrafo no artigo 401 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), prevê que o empregador que remunerar de maneira discriminatória o trabalho da mulher a menos do que o do homem, estará sujeito ao pagamento de multa em favor da empregada correspondente a cinco vezes a diferença verificada em todo o período da contratação.

O texto não faz referência a valores decorrentes da experiência do empregado e do tempo de serviço. Deixa ainda desprotegido o trabalhador homem que for contratado nas mesmas condições previstas para as mulheres por um salário menor. O texto foi aprovado em decisão terminativa na Comissão de Direitos Humanos (CDH) na última terça-feira e ainda está em fase de recebimento de recursos - de cinco dias - para ser considerada aprovada, sem ser votado no plenário.

E hoje eu ainda tive que ler amigas no Facebook dizendo que gostariam de matar "a primeira mulher que queimou um sutiã", que a culpa de a mulher tem jornada tripla e ainda ganha menos que os homens é toda do feminismo, e que "antigamente" (no tempo das "aulas de ponto de cruz") "é que era bom".
Desculpem, mas é muita burrice.

Esta é minha homenagem a esta data tão importante.
Não digo "feliz dia da mulher".
Eu sinto-me grata a todas as mulheres que lutaram para que eu hoje possa estudar, trabalhar, votar e escolher com quem me casar.
E sigamos lutando que a batalha é longa!


Leiam!: "Ninguém me perguntou por que é que essas feministas chatas não gostam de ganhar parabéns no dia da mulher"

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Que 2013 seja melhor!

Mais um ano vai começar!

Ainda que a mudança de data seja apenas simbólica, aproveitemos para dizer adeus a tudo que nos aprisiona e causa dor e tristeza junto com o ano de 2012.

2013 será um ano de grandes mudanças.
Que sejam para melhor!

feliz 2013, um ano novo maravilhoso!

Desejo muita paz, saúde, felicidade, coragem e entusiasmo para todos nesse ano que vai começar!
E que cada um de nós ajude a fazer de 2013 um ano melhor!

Mafalda: que no ano que vem as pessoas sejam melhores

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

#greenwashing: Ser "reciclável" não basta!

Tempo para escrever postagens decentes anda em falta, para quem ainda não reparou...
Hoje quero apenas fazer um desabafo, escrito assim, no fluxo dos meus pensamentos, sem referências nem nada.

Ser "reciclável" não basta para ser sustentável.

Eu fico muito irritada quando leio em embalagens plásticas e tetra-pak ou vejo em comerciais de produtos como a Coca-Cola que suas embalagens são recicláveis e, portanto, ao comprá-las o consumidor estaria fazendo "bem" para o meio ambiente.

De que adianta ser reciclável, se apenas uma porcentagem muito ínfima do lixo reciclável no Brasil é, de fato, reciclado? Se o mais provável é que essas embalagens acabem num aterro ou jogada por aí, causando enchentes e poluindo terras e mares com materiais que podem levar centenas de anos, ou mais, para se desfazer?

Por acaso na fabricação desses produtos não está havendo gasto de matéria-prima? Eles não usam petróleo que causa guerras e polui os rios e oceanos, minérios cuja exploração também gera miséria e abre verdadeiras crateras na terra, árvores que podem até ser de "reflorestamento" mas ocupam o espaço que poderia ser de matas nativas ou aproveitado para a produção de alimento......?

Todos esses produtos que se anunciam como super ecológicos e sustentáveis por serem recicláveis estão fazendo PROPAGANDA ENGANOSA.
Sim, eles podem anunciar que são fabricados com material reciclável quando o forem, mas isso é O MÍNIMO que eles devem fazer, e produtos feitos com materiais que não são recicláveis, reutilizáveis ou biodegradáveis devem ser evitados SEMPRE.
Mas essas empresas querem convencer as pessoas a ficar de consciência tranqüila quanto ao impacto ambiental que ESTÃO GERANDO, SIM!, e comprar cada vez mais.

Consumismo é um conceito diametralmente oposto à sustentabilidade.
Por mais "ambientalmente correta" que seja a embalagem, você estará sendo muito mais sustentável se NÃO comprar a Coca-Cola na garrafa PET ou o suquinho na tetra-pak!

Além disso, essas embalagens todas seriam bem mais "verdes" se fossem feitas de material reciclADO, ao invés de simplesmente reciclÁVEL. Será que ninguém se toca disso?
Por que alardeiam tantos produtos reciclÁVEIS, se quase nada é feito de material reciclADO? Quem compra esses produtos não se pergunta PARA ONDE VÃO depois? Ninguém acha estranho?

Mas todo mundo que já tentou comprar sabe que produtos reciclados são mais difíceis de encontrar e muito mais caros.
E por quê? Porque não há incentivo para a reciclagem em larga escala. A enorme maioria, mais de 90%, do lixo reciclável produzido no Brasil não é reciclada.
Falta investimento. A coleta seletiva é inexistente ou ineficiente, não há centrais de reciclagem suficientes...

Mas para obras megalomaníacas para exploração de petróleo, minérios, madeira e outras matérias-primas há incentivo, sempre houve, e esses materiais, cuja obtenção causou tanto estrago, acabam saindo a preço de banana...

As empresas deveriam ser obrigadas a utilizar embalagens recicladas, ao invés de apenas recicláveis, e desse modo haveria uma transferência de parte do dinheiro investido na extração de matéria-prima para a reciclagem
Claro que isso vai reduzir os lucros das empresas a curto e médio prazo, e as empresas têm muito dinheiro e por isso muito poder político, e dificilmente algum governo teria interesse e força para fazer qualquer coisa nesse sentido...

Mas eu posso sonhar, não posso?

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Relatos de violência obstetrícia

Infelizmente, a violência obstetrícia é muito comum no Brasil. E não apenas entre mulheres com baixo poder aquisitivo.
Uma em cada quatro mulheres relata maus-tratos durante o parto.

Temos que lutar! A próxima pode ser você!


Vídeo realizado por Bianca Zorzam, Ligia Moreiras Sena, Ana Carolina Arruda Franzon, Kalu Brum e Armando Rapchan.

Leia mais:
- Parto no Brasil
- Mamíferas
- Parto Humanizado
- Parto do Princípio

- Cientista que virou mãe

terça-feira, 13 de novembro de 2012

A Parada do Espinafre

Não sei por quê tanta comoção por causa da coluna de José Roberto Guzzo na última edição da Óia Veja...

Confesso que nem chego perto não leio essa revista e que a princípio, quando li a tal coluna, até concordei com algumas críticas.
Mas depois, pensando bem, vi que ele está com a razão.
Ora, eu não gosto de espinafre, e não aceito que ninguém venha me tirar o direito de dizer que não gosto de espinafre!
Não tenho nada contra gente que gosta de espinafre, desde que não queira exibir seu estilo de vida na frente de todo mundo. Mas eles querem comer espinafre em público! Querem direitos especiais! Vê se pode!

Caros leitores, existe um verdadeiro complô dos comedores de espinafre para dominar o mundo.
E o nosso governo participa disso! Você sabe o que o governo faz com os nossos impostos?
Imaginem vocês que muitas escolas públicas servem espinafre na merenda de crianças inocentes!
Incentivando o espinafrismo, como se fosse a coisa mais natural do mundo!

contra o kit espinafre nas escolas

COMO o Malafaia ainda não falou sobre essa ameaça gravíssima à sacrossantidade da família?!?

Guzzo, eu te entendo!

Popeye comendo espinafre. Que pouca-vergonha!
Que pouca vergonha!
Incentivando o espinafrismo em nossas crianças!

união estável com uma cabra
Depois de ler a coluna do Guzzo eu entendi que querer casar com a pessoa que se ama é a mesma coisa que querer casar com uma cabra! Que bobagem, não? Como se não desse para ser feliz só com um relacionamento estável com uma cabra!

Tem até um site de relacionamentos para ajudar VOCÊ a encontrar sua cabra-metade! É só clicar aqui!
Será que o Guzzo já encontrou a dele?
Espero que cabras e antas sejam compatíveis...

(peço desculpas por ofender as antas e as cabras, mas espero que elas não sejam como as feminazis e entendam que foi só uma piada. Nossa, tô empatizando até com o Rafinha Bosta Bastos!)


Falando sério agora, tem ato em repúdio à Veja e à homofobia na sexta-feira dia 23/11 em frente à Editora Abril (Av. das Nações Unidas, 7221). Aqui a página do evento no Facebook. Divulgue!

Você já cancelou sua assinatura da Veja hoje?

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Gostaria que todas as crianças pudessem ser crianças

"Imaginem todos vocês
Se o mundo inteiro vivesse em paz..."

(comecinho da lindinha Imaginem, de Toquinho, canção inspirada na Declaração Universal dos Direitos da Criança com vídeo e letra na postagem de Dia das Crianças do ano passado)

Neste Dia das Crianças, penso em quem não vai comemorar nem ganhar presentes.
Nas crianças que vivem na rua em todo o Brasil, nos pequenos esqueletinhos na Somália, nas crianças em zonas de guerra...

Gostaria que todos lessem o artigo do Pragmatismo Político, do dia 4 de setembro, que reproduzo abaixo:

Jornal The Independent revela como Israel se vinga de crianças que atiram pedras

Na maioria dos casos, crianças palestinas de até 12 anos de idade são arrancadas da cama à noite, algemadas e vendadas, ficam sem dormir ou sem comida, são submetidas a longos interrogatórios e então forçadas a assinar confissões em hebreu, um idioma que poucas tem capacidade de ler.


Menino palestino se urina ao ser capturado por soldados de Israel
O menino, pequeno e frágil, está lutando para ficar acordado. Sua cabeça pende para o lado, a certa altura caindo sobre o peito. “Levanta a cabeça! Levanta!”, grita um dos interrogadores, estapeando o menino. Mas ele a essa altura não parece mais se importar, porque está acordado por pelo menos doze horas desde que foi tirado de casa e separado dos pais às duas da manhã, sob a mira de uma arma. “Eu gostaria que vocês me soltassem”, ele choraminga, “assim eu poderia dormir um pouco”.

Durante o vídeo, de quase seis horas, o palestino Islam Tamimi, de 14 anos de idade, exausto e amedrontado, é continuamente pressionado, a ponto de começar a incriminar homens de sua vila e a tecer lendas fantásticas que, acredita, seus tormentadores querem ouvir.

Estas imagens raras, vistas pelo Independent, oferecem uma janela num interrogatório israelense, quase um rito de passagem que centenas de crianças palestinas acusadas de atirar pedras enfrentam todo ano.

Israel tem defendido fortemente seu comportamento, argumentando que o tratamento dados aos menores melhorou vastamente com a criação de uma corte militar juvenil dois anos atrás. Mas as crianças que enfrentaram a dura justiça da ocupação contam uma história bem diferente.

“Os problemas começam muito antes de as crianças serem trazidas para o tribunal, começam com a prisão delas”, diz Naomi Lalo, uma ativista do No Legal Frontiers, um grupo israelense que monitora os tribunais militares. É durante os interrogatórios que o destino da criança “é decidido”, ela diz.

Sameer Shilu, de 12 anos, estava dormindo quando soldados derrubaram a porta da frente da casa dele uma noite. Ele e o irmão mais velho sairam do quarto com os olhos embaçados para encontrar seis soldados destruindo a sala-de-estar.

Checando o nome do menino na carteira de identidade do pai, o oficial israelense parecia “chocado” quando viu que precisava prender uma criança, disse o pai de Sameer, Saher. “Eu disse, ‘ele é muito jovem: por que você o quer?’ ‘Eu não sei’, ele respondeu”. Vendado e com as mãos dolorosamente atadas por algemas plásticas nas costas, Sameer foi colocado em um Jeep, com o pai gritando que não tivesse medo. “Nós choramos, todos nós”, o pai diz. “Eu conheço meus filhos; eles não atiram pedras”.

Nas horas que antecederam o interrogatório, Sameer foi mantido vendado e algemado, sem poder dormir. Eventualmente levado para um interrogatório sem um advogado ou parente presente, um homem o acusou de participar de uma demonstração e mostrou imagens de um menino atirando pedras, dizendo que era ele.

“Ele disse, ‘este é você’ e eu disse que não era eu. Então ele me perguntou, ‘quem são eles?’ e eu disse que não sabia”, Sammer conta. “A certa altura, o homem começou a gritar comigo, me agarrou pelo colarinho e disse ‘eu vou jogar você pela janela e te bater com um pau, se você não confessar’”.

Sameer, que se disse inocente, teve sorte; ele foi solto algumas horas depois. Mas a maior parte das crianças é amedrontada a ponto de assinar uma confissão, sob ameaça de violência física ou contra as famílias, como a da retirada das permissões de trabalho.

Quando uma confissão é assinada, os advogados geralmente orientam as crianças a aceitar um acordo e a servir uma sentença de prisão, mesmo que não sejam culpadas. Alegar inocência quase sempre representa longas ações no tribunal, durante as quais a criança quase sempre fica presa. Sentenças em favor das crianças são raras. “Numa corte militar, você deve saber que não deve procurar por justiça”, diz Gabi Lasky, uma advogada israelense que representou crianças.

Existem muitas crianças palestinas em vilas da Cisjordânia sob a sombra do Muro israelense da separação ou de assentamentos judaicos em terras palestinas. Onde grandes protestos não-violentos se deram como forma de resistência, existem crianças que atiraram pedras e patrulhas de Israel nessas vilas são comuns. Mas advogados e grupos de defesa dos Direitos Humanos protestam contra a política de Israel de tornar alvo as crianças de vilas que resistem à ocupação.

crianças palestinas presas
Na maioria dos casos, crianças de até 12 anos de idade são arrancadas da cama à noite, algemadas e vendadas, ficam sem dormir ou sem comida, são submetidas a longos interrogatórios e então forçadas a assinar confissões em hebreu, um idioma que poucas tem capacidade de ler.

O grupo de Direitos Humanos B’Tselem concluiu que “os direitos dos menores são severamente violados, que a lei quase sempre fracassa na proteção de seus direitos, e que os poucos direitos dados a eles sob a lei não são implementados”.

Israel alega que trata os menores palestinos no espírito de sua própria lei para jovens mas, na prática, este é raramente o caso. Por exemplo, crianças não deveriam ser presas à noite, advogados e parentes deveriam estar presentes durante os interrogatórios e é preciso ler os direitos para as crianças presas. Mas Israel trata isso como comportamento recomendando, não como exigência legal, e os direitos das crianças são frequentemente violados. Israel considera jovens israelenses como crianças até 18 anos, enquanto palestinos são vistos como adultos a partir dos 16 anos de idade.

Advogados e ativistas dizem que mais de 200 crianças palestinas estão em prisões israelenses. “Se você quer prender estas crianças, se quer julgá-las”, diz a srta. Lalo, “tudo bem, mas faça isso de acordo com a lei de Israel. Dê a elas os seus direitos”.

No caso de Islam, o menino do vídeo, a advogada dele, srta. Lasky, acredita que o vídeo é prova de sérias irregularidades no interrogatório.

Em particular, o interrogador não disse a Islam que ele tinha direito de ficar calado, e o menino foi ouvido sem a advogada, que tentou vê-lo mas não conseguiu. Em vez disso, o interrogador pediu a Islam que contasse tudo a ele e aos colegas, sugerindo que se fizesse isso ele seria solto. Um interrogador sugestivamente socou uma das mãos, fechada, na palma da outra.

Ao final do interrogatório Islam, chorando entre soluços, sucumbiu aos interrogadores, aparentemente dando a eles o que queriam ouvir. Numa página de fotografias, a mão do menino se moveu sobre as imagens, identificando moradores da vila que mais tarde seriam presos por protestar.

A srta. Lasky espera que a divulgação do vídeo mude o tratamento das crianças presas nos territórios ocupados, em particular na forma como são usadas para incriminar outros, o que advogados alegam é o principal objetivo dos interrogadores. O vídeo ajudou a conseguir a soltura de Islam, do presídio para prisão domiciliar, e pode levá-lo a ser inocentado das acusações de atirar pedras. Mas, neste momento, um Islam silencioso não acredita em sua sorte. A metros de sua casa em Nabi Saleh fica a casa de uma prima, cujo marido está preso à espera de julgamento junto com uma dúzia de outros com base na confissão do menino.

A prima é magnânima. “Ele é uma vítima, ele é apenas uma criança”, diz Nariman Tamimi, de 35 anos, cujo marido, Bassem, de 45 anos, está na prisão. “Não devemos culpá-lo pelo que aconteceu. Ele estava sob enorme pressão”.

A política de Israel tem sido bem sucedida num sentido: criar medo entre as crianças e evitar que elas participem de futuras manifestações. Mas as crianças ficam traumatizadas, sujeitas a pesadelos e a molhar a cama à noite. A maioria acaba perdendo o ano escolar, ou abandona a escola.

Os críticos de Israel dizem que a política em relação às crianças palestinas está criando uma nova geração de ativistas com os corações cheios de ódio contra Israel. Outros dizem que ela mancha o caráter do país. “Israel não tem nada que prender estas crianças, julgá-las ou oprimí-las”, a srta. Lalo diz, com os olhos marejados.

“Elas não são nossas crianças. Meu país está fazendo muitas coisas erradas e as justificando. Nós deveríamos servir de exemplo, mas nos tornamos um estado opressor”.

Números de crianças detidas

7000. O número estimado de crianças palestinas detidas e processadas pelos tribunais militares israelenses desde 2000, de acordo com relatório do Defesa Internacional de Crianças Palestinas (DCIP)

87. Porcentagem de crianças submetidas a alguma forma de violência física durante a custódia.
Cerca de 91% tiveram os olhos vendados em algum momento da detenção.

12. A idade mínima de responsabilidade criminal, conforme estipulado pela Ordem Militar 1651.

62. Porcentagem das crianças presas entre meia-noite e 5 da manhã.

É... feliz dia das crianças.

Ajude:
- Unicef
- Médicos Sem Fronteiras

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Para o Dia das Crianças: um presente que dura

Linda sugestão da página Reciclagem, Jardinagem e Decoração no Facebook:

um pouco de terra: sugestão para presentear no Dia das Crianças
"Sugestão de Presente para o Dia das Crianças:
Um pequeno espaço delimitado, entregue a uma criança para que plante e zele.
É preciso tão pouco para que tivessem experiências grandiosas, como ver o brotar de uma sementinha,
desenvolver a responsabilidade por cuidar de outra vida...
No Dia das Crianças, dê-lhes algo que durará para sempre!"

E não é preciso ter um jardim. Pode ser um vaso, um canteiro, uma pequena horta... mesmo em pequenos apartamentos. E dá pra fazer coisas lindas reciclando materiais. É uma ótima oportunidade para passar tempo com seus filhos e lhes ensinar valores.

A idéia me lembrou O Jardim Secreto, que está entre meus livros e filmes favoritos:

imagem de divulgação do filme O Jardim Secreto
A pequena órfã Mary vai viver na casa mansão do tio, um homem amargurado e solitário. Quando ela finalmente o conhece (ela já estava morando ali há semanas), ele lhe oferece qualquer coisa... e ela, apaixonada por um jardim, pede apenas "um pouquinho de terra" onde possa "plantar coisas, fazê-las crescer".

É uma bela história sobre a importância da amizade e o encanto da natureza, e sobre superar as dificuldades e voltar a ser feliz. As imperfeições dos personagens os tornam mais realistas, e não menos adoráveis. E a história está repleta de magia - não o tipo de magia que existe apenas no universo do faz-de-conta, como em Harry Potter, mas que as crianças podem ver no mundo real.
Lindo.

cenas do filme O Jardim Secreto

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Quebre gaiolas e plante árvores! Homenagem ao Dia das Aves

se você gosta de pássaros, quebre gaiolas e plante árvores

Pássaro solto é legal. Aprisioná-los é crime!

Se você ou um conhecido seu tem pássaros presos em gaiolas, atenção! Não pode soltar em qualquer lugar.
O bichinho pode não conseguir viver ali, ou pode causar um desequilíbrio ambiental e prejudicar os bichos que já vivem no local.

A soltura deve ser feita por especialistas.
Todo animal silvestre mantido em cativeiro sem autorização deve ser encaminhado a Centros de Triagem do Ibama.

Para informações, reclamações, sugestões e denúncias de crimes ambientais:
Ouvidoria do Ibama: 0800 61 8080

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Russomano prefeito? Nãããããããão!

Ele não tem plano de governo! (como assim?!?)
Ele tentou derrubar o projeto Ficha Limpa!
Em sua curta carreira política, já passou por quatro partidos!
Responde a processos de falsidade ideológica, corrupção, peculato, agressão física e exercício ilegal da profissão de advogado!
É acusado de não ter honrado o contrato de compra da casa onde morava, no valor de 300 mil dólares em 1994, e de ameaçar de MORTE a família prejudicada caso o caso se tornasse público!
Filmou a própria mulher morrendo ao invés de socorrê-la e, com esse vídeo, deslanchou a carreira de "repórter"!

E está em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto?!?
ACORDA, SÃO PAULO!

As imagens abaixo estão circulando pelo Facebook. Compartilhe!

o candidato a prefeito de São Paulo Celso Russomano é mentiroso e corrupto

Celso Russomano levou família à Disney com dinheiro público

Celso Russomano acusado do crime de falsidade ideológico

Leia também:
- 33 Verdades sobre um grande mentiroso ou 33 Razões para não votar no Russomano
- "As duas faces do Celso Russomanno que eu conheci em 1992"
- Celso Russomanno não é um candidato de muito currículo, mas tem história…


*~*~*~*~*~*~*~*~*
Em quem eu vou votar nessas eleições?
Fernando Haddad, 13!
Não é perfeito, mas é um candidato íntegro, com um bom plano de governo, e que não tem fugido dos debates (ao contrário de Serra e Russomano!)
O voto em qualquer outro candidato só aumenta as chances de Serra e Russomano no segundo turno. E, nesse caso, acho que eu teria que trair os meus princípios e votar nulo pela primeira vez. Espero não precisar...

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Poluição pode causar doença auto-imune

Pesquisa brasileira revela novo tipo de doença no Brasil, ligada a fatores ambientais, principalmente à poluição por agentes químicos.
Os números são assustadores! Incidência de 57,6%?!?

Reportagem publicada hoje no Jornal da Ciência:

Publicação revela novo tipo de doença no Brasil

Pesquisa brasileira sobre um novo tipo de doença, a tireoidite química autoimune, foi aceita para publicação em um dos periódicos mais conceituados sobre imunologia, o Journal of Clinical Immunology.

O estudo, da professora de endocrinologia da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), em Santo André (SP), Maria Angela Zaccarelli Marino, analisou, durante 15 anos, moradores da capital paulista e de quatro cidades do Grande ABC. Ao todo foram avaliados mais de seis mil pacientes e o resultado sugere a descoberta do novo tipo de doença.

A pesquisa teve início após a constatação de muitos casos de tireoidite crônica autoimune na região da divisa entre Santo André, Mauá e São Paulo, onde estão instaladas indústrias do setor petroquímico. Os moradores estudados, de 1989 a 2004, foram acompanhados por consultas médicas e exames laboratoriais de sangue com dosagens dos hormônios tireoidianos.

Foram avaliadas 6.306 pessoas com idades de 5 a 78 anos. De acordo com a pesquisadora, os pacientes foram divididos em dois grupos segundo o local de moradia. Na região próxima ao parque industrial petroquímico estavam 3.356 pacientes do grupo 1. O grupo 2 foi composto por 2.950 de uma região afastada de área industrial.

Os resultados mostraram que, em 1992, somente 2,5% da população do grupo 1 sofriam de tireoidite crônica autoimune. Em 2001, o mesmo grupo já apresentava taxa de 57,6%. Já a população que vivia longe da área químico-industrial não teve aumento significativo no período. Na comparação geral dos 15 anos, o grupo 1 apresentou 905 pacientes com a doença, contra somente 173 do grupo 2. A região que concentra as indústrias petroquímicas tinha cinco vezes mais casos de tireoidite crônica autoimune na comparação com a área residencial estudada.

Os resultados levaram a pesquisadora a sugerir o novo tipo de doença: a tireoidite química autoimune, ligada a fatores ambientais, principalmente à poluição por agentes químicos. "A poluição pode ser o fator desencadeante para formação de anticorpos antitireoideanos, que são substâncias que agridem a glândula tireoide ocasionando a tireoidite crônica autoimune. Os poluentes funcionariam como gatilho para desencadear o problema", detalha Dra. Maria Angela.

A pesquisadora alerta que a tireoidite crônica autoimune está relacionada com outras doenças autoimunes, como a esclerose múltipla, artrite reumatoide, diabetes tipo 1, hepatite crônica autoimune, vitiligo e lúpus eritematoso sistêmico. "Em crianças, o aumento de casos de tireoidite crônica autoimune foi acima de 40% no período estudado. São dados preocupantes, visto que a doença é a maior causa de hipotireoidismo primário, que se não for tratado adequadamente pode levar a danos irreversíveis".

Gilda Martins descobriu que estava com tireoidite crônica autoimune em 2004, por meio de um exame de rotina. Ela mora em Santo André, perto das indústrias petroquímicas, há 20 anos. "A doença atrapalha muito. Eu sempre fui uma pessoa ativa, não sou parada. Com essa doença eu subo uma ladeira e me sinto cansada, Não tenho mais um bom sono, é a noite toda acordando, fora os problemas respiratórios".

Gilda terá de tomar um medicamente diariamente, até o fim da vida, para repor as substâncias que não são mais produzidas pela tireoide afetada pela doença. "Por não ter uma noite tranquila, fico muito irritada a ponto de explodir, e a pele muito seca, unhas quebradiças", acrescenta.

(Agência Brasil)

domingo, 23 de setembro de 2012

Precisamos de árvores!

Precisa desenhar?

benefícios das árvores na cidade

sábado, 22 de setembro de 2012

Dia Mundial Sem Carro 2012

22 de setembro é o Dia Mundial Sem Carro.
Aproveite para experimentar uma relação diferente com a sua cidade!

Os posters de divulgação abaixo são da página Fast, Free & Fun.

22 de setembro Dia Mundial Sem Carro - pés

22 de setembro Dia Mundial Sem Carro - bicicleta
Que bicicleta linda! Eu quero!!!

Leia também:
O que o carro faz com as pessoas
10 bons motivos para NÃO ter um carro
Você também pode salvar o mundo!
Nós não somos dinamarqueses

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Voto nulo

Sei que tenho muitos amigos que discordam, mas esta é a minha opinião:

voto nulo não serve pra nada

Na verdade, o voto nulo pode ser ainda pior que isso.
Mesmo que nenhum dos candidatos seja o ideal, mesmo que todos sejam ruins, sempre haverá um pior, que representa o interesse de uns poucos em detrimento da maioria da sociedade, e pode ter certeza de que esses poucos não vão anular o seu voto.
Se os eleitores mais preocupados com o bem comum anularem seus votos, só os piores políticos serão eleitos!

Voto nulo, não!
Voto consciente, sim!

quarta-feira, 29 de agosto de 2012