// API callback
related_results_labels({"version":"1.0","encoding":"UTF-8","feed":{"xmlns":"http://www.w3.org/2005/Atom","xmlns$openSearch":"http://a9.com/-/spec/opensearchrss/1.0/","xmlns$blogger":"http://schemas.google.com/blogger/2008","xmlns$georss":"http://www.georss.org/georss","xmlns$gd":"http://schemas.google.com/g/2005","xmlns$thr":"http://purl.org/syndication/thread/1.0","id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-8610369201573778570"},"updated":{"$t":"2019-02-15T18:41:29.848-02:00"},"category":[{"term":"ambiente"},{"term":"informação"},{"term":"datas especiais"},{"term":"vídeos"},{"term":"ativismo"},{"term":"direitos humanos"},{"term":"código florestal"},{"term":"feminismo"},{"term":"música"},{"term":"eleições"},{"term":"violência"},{"term":"animais"},{"term":"personalidades"},{"term":"transporte"},{"term":"inspiração"},{"term":"filmes"},{"term":"imprensa"},{"term":"cinema"},{"term":"bike"},{"term":"energia"},{"term":"petróleo"},{"term":"Esperanto"},{"term":"Mafalda"},{"term":"U2"},{"term":"beatles"},{"term":"desejos"},{"term":"letras e poemas"},{"term":"outros"},{"term":"racismo ambiental"},{"term":"vida acadêmica"},{"term":"agrotóxicos"},{"term":"blog"},{"term":"comerciais"},{"term":"guest post"},{"term":"show"},{"term":"viagens"},{"term":"gatos"},{"term":"listas"},{"term":"rock feminino"},{"term":"lixo"},{"term":"vampiros"},{"term":"evolução"},{"term":"rio+20"}],"title":{"type":"text","$t":"Raízes e Asas"},"subtitle":{"type":"html","$t":"Meio Ambiente, Informação e Rock'n'Roll!"},"link":[{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#feed","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/raizasas.blogspot.com\/feeds\/posts\/default"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/8610369201573778570\/posts\/default\/-\/racismo+ambiental?alt=json-in-script\u0026max-results=5"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/raizasas.blogspot.com\/search\/label\/racismo%20ambiental"},{"rel":"hub","href":"http://pubsubhubbub.appspot.com/"},{"rel":"next","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/8610369201573778570\/posts\/default\/-\/racismo+ambiental\/-\/racismo+ambiental?alt=json-in-script\u0026start-index=6\u0026max-results=5"}],"author":[{"name":{"$t":"Mari Lee"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/05472863959319880467"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"28","height":"32","src":"http:\/\/3.bp.blogspot.com\/_sXVCF4z2y1c\/S7LIh3g7IMI\/AAAAAAAAACk\/XIkONX8t6mk\/S220\/me1.jpg"}}],"generator":{"version":"7.00","uri":"http://www.blogger.com","$t":"Blogger"},"openSearch$totalResults":{"$t":"6"},"openSearch$startIndex":{"$t":"1"},"openSearch$itemsPerPage":{"$t":"5"},"entry":[{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-8610369201573778570.post-49121646505176575"},"published":{"$t":"2012-03-02T12:47:00.005-03:00"},"updated":{"$t":"2012-03-02T13:10:46.885-03:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"ambiente"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"ativismo"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"direitos humanos"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"racismo ambiental"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"violência"}],"title":{"type":"text","$t":"Líder rural ameaçada de morte: \"Eu sei que eles vão me matar\""},"content":{"type":"html","$t":"Depoimento de Nilcelene  Miguel de Lima, líder rural ameaçada de morte por grileiros e madeireiros do sul do Lábrea (Amazonas):\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Ciframe width=\"560\" height=\"315\" src=\"http:\/\/www.youtube.com\/embed\/RiC7RQ4sPnU\" frameborder=\"0\" allowfullscreen\u003E\u003C\/iframe\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cem\u003E Trechos do artigo \u003Ca href=\"http:\/\/blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br\/2012\/03\/01\/mesmo-com-protecao-ativista-diz-que-sera-assassinada\/\" target=\"_blank\"\u003EMesmo com proteção, ativista diz que será assassinada\u003C\/a\u003E, no \u003Ca href=\"http:\/\/blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br\/2012\/03\/01\/mesmo-com-protecao-ativista-diz-que-sera-assassinada\/\" target=\"_blank\"\u003EBlog do Sakamoto\u003C\/a\u003E:\u003C\/em\u003E\u003Cblockquote\u003E\"Eles começaram a receber ameaças quando Nilce assumiu a presidência de associação criada pelos pequenos produtores para defender o grupo contra invasões de terra e roubo de árvores. Ao denunciar os madeireiros e grileiros, Nilce foi espancada e teve sua casa queimada em um incêndio anunciado.  Em maio de 2011, teve que fugir enrolada em um lençol para despistar o pistoleiro de campana no portão. Depois de seis meses e muitos apelos da Comissão Pastoral da Terra, Nilce entrou no programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos. Em outubro, uma equipe da Força Nacional foi deslocada para que ela pudesse voltar para casa.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E(...) Representantes do governo revelaram que eles também sofrem ameaças do crime local. Houve até um caso de agressão física contra funcionária do Incra. Mas, quando confrontado pela truculência do crime organizado, ao invés de voltar com mais força para enfrenta-la, o governo recua. Movimento que fortalece os criminosos.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EFoi assim com o programa de regularização fundiária Terra Legal. Lábrea foi o primeiro município da Amazônia a receber o programa pois está no “Arco Verde” – ocupação que cerca a floresta nativa, onde avança a grilagem e extração de madeira. Mas o processo foi adiado. Devido a ameaças, a empresa contratada para o georeferenciamento não cumpriu o contrato e o governo abriu nova licitação.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EAté hoje, nenhum título foi entregue. Pior: o conflito se agravou. Depois de iniciado o processo, a corrida pela terra se intensificou.\"\u003C\/blockquote\u003EMais informações: leia a \u003Ca href=\"http:\/\/apublica.org\/2012\/02\/nilcilene-escolta-colete-a-prova-de-balas-eles-vao-matar\/\" target=\"_blank\"\u003Ereportagem de Ana Aranha em apublica.org\u003C\/a\u003E."},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/raizasas.blogspot.com\/feeds\/49121646505176575\/comments\/default","title":"Postar comentários"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.blogger.com\/comment.g?blogID=8610369201573778570\u0026postID=49121646505176575\u0026isPopup=true","title":"0 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/8610369201573778570\/posts\/default\/49121646505176575"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/8610369201573778570\/posts\/default\/49121646505176575"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/raizasas.blogspot.com\/2012\/03\/lider-rural-ameacada-de-morte-eu-sei.html","title":"Líder rural ameaçada de morte: \"Eu sei que eles vão me matar\""}],"author":[{"name":{"$t":"Mari Lee"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/05472863959319880467"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"28","height":"32","src":"http:\/\/3.bp.blogspot.com\/_sXVCF4z2y1c\/S7LIh3g7IMI\/AAAAAAAAACk\/XIkONX8t6mk\/S220\/me1.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"https:\/\/img.youtube.com\/vi\/RiC7RQ4sPnU\/default.jpg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"0"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-8610369201573778570.post-7018212732711222990"},"published":{"$t":"2012-02-13T14:35:00.008-02:00"},"updated":{"$t":"2012-02-13T14:50:47.014-02:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"ambiente"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"ativismo"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"direitos humanos"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"racismo ambiental"}],"title":{"type":"text","$t":"Carta dos Povos do Cerrado denuncia a grave situação desse bioma"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cem\u003E(Encontrei no site do \u003Ca href=\"http:\/\/www.ihu.unisinos.br\/noticias\/506452-cartadospovosdocerrado\" target=\"_blank\"\u003EInstituto Humanitas Unisinos\u003C\/a\u003E)\u003C\/em\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cb\u003ECarta dos Extrativistas e Agroextrativistas do Cerrado diante da grave situação desse bioma e seus povos\u003Cbr \/\u003E\u003Cblockquote\u003EÀ Sociedade Brasileira\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003ENós – extrativistas, agroextrativistas, agricultores familiares, assentados, mulheres quebradeiras de coco babaçu, vazanteiros, ribeirinhos, geraizeiros, retireiros e pescadores dos estados de Goiás, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Piauí, reunidos na cidade de Goiânia nos dias 1 e 2 de fevereiro de 2012, após avaliação e análise criteriosa do que vem ocorrendo nos cerrados brasileiros, vimos a público informar e exigir providências imediatas diante da grave situação que se encontra esse bioma e seus povos.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cb\u003EPara isso destacamos:\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EAté hoje, tanto o Executivo como o Legislativo sequer se dignaram a votar o pleito antigo dos \u003Cb\u003EPovos dos Cerrado\u003C\/b\u003E de considerar nosso bioma como Patrimônio Nacional como são reconhecidos a Amazônia, o Pantanal e a Mata Atlântica. Por quê? Por quê?\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EIgnora-se que esse bioma detém mais de um terço da diversidade biológica do país?\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EIgnora-se que é no Cerrado que se formam os rios que conformam as grandes bacias hidrográficas brasileiras como a do São Francisco, a do Doce, a do Jequitinhonha, a do Jaguaribe, a do Parnaíba, a do Araguaia\/Tocantins, do Xingu, do Tapajós e Madeira (da bacia amazônica), além dos formadores da bacia do Paraguai e do Paraná\/bacia do Prata?\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EIgnora-se que estão relacionadas ao Cerrado as duas maiores áreas alagadas continentais do planeta, ou seja, o Pantanal e o Araguaia?\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EIgnora-se, como disse Guimarães Rosa, que o Cerrado é uma caixa d’água?\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EO que mais se precisa para reconhecer esse rico bioma como patrimônio nacional? Por que não? Por que não?\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EIgnora-se que esse bioma é o único bioma que tem vizinhança com todos os outros biomas brasileiros (com a Amazônia, com a Caatinga, com a Mata Atlântica, com a Mata de Araucária)?\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EIgnora-se que somente essas áreas de contato correspondem a 14% do território brasileiro que somados aos 22% do bioma Cerrado correspondem a 36% do nosso território?\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EIgnora-se que esses 14% do território de contato com o bioma Cerrado a outros biomas são áreas de enorme complexidade e ainda maior diversidade biológica?\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EIgnora-se que nessas áreas, particularmente, o conhecimento em detalhe, o conhecimento local, é de enorme valia e que o Brasil detém um acervo enorme desse conhecimento com suas populações camponesas, indígenas e quilombolas que, assim, se mostram importantes para a sociedade brasileira, para a humanidade e para o planeta?\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003ENão se pode ignorar tudo isso que clama por reconhecimento. Exigimos tanto do Executivo quanto do Legislativo que reconheçam o Cerrado, enfim como Patrimônio Nacional. Mesmo assim cabe a sociedade brasileira e a humanidade indagar porque o Cerrado continua sendo esquecido.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EDe nossa parte, como populações extrativistas e agroextrativistas do Cerrado temos envidados nossos melhores esforços para que tenhamos uma política socioambiental, justa, democrática e responsável.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EAprendemos com nossos irmãos amazônicos, sobretudo com os seringueiros e seu líder Chico Mendes que não há defesa de nenhum bioma sem seus povos. É de Chico Mendes a máxima, “não há defesa da floresta, sem os povos da floresta”. Daí dizermos em alto e bom tom: Não há defesa do Cerrado sem os povos do Cerrado.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EO conhecimento de nossos povos e etnias desenvolvido com o Cerrado é essencial para sua preservação. Com todo o respeito que nutrimos pelo saber científico sabemos que o conhecimento e a sabedoria desenvolvidos há milênios e séculos pelos camponeses e indígenas é um acervo fundamental que colocamos a disposição para um diálogo com qualquer outro saber.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EDaí a convicção que temos da importância de nosso conhecimento, reconhecido por vários cientistas e pesquisadores do Brasil e do exterior, surgiu a idéia de lutarmos por \u003Cb\u003EReservas Extrativistas no Cerrado\u003C\/b\u003E. Desde o início dos anos 1990 que vimos nessa luta, sabemos que a política socioambiental não pode se restringir à punição e à fiscalização. Ela tem que ser propositiva e ser positiva. Para isso propomos as Reservas Extrativistas onde nosso conhecimento tradicionalmente desenvolvido pode contribuir para a preservação e conservação do Cerrado garantindo uma vida digna para seus povos. Todavia como andamos?\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003ENo balanço que fizemos nesses dois dias de trabalho intenso constatamos que nas 30 Resex’s, tanto nas já decretadas como nas que estão em processo de reconhecimento e regularização, a situação das comunidades foi sensivelmente deteriorada pelo completo descaso das autoridades, sobretudo em resolver o problema fundiário, esse nó estrutural que impede até hoje que a sociedade brasileira seja mais justa e feliz.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EO fato dessas áreas terem sido decretadas ou estarem em processo de decretação sem que o problema fundiário tenha sido resolvido, tem feito com que os fazendeiros que deveriam ser indenizados pelo poder público, passem a impedir que a população local tenha acesso para a coletar o baru, o pequi, a fava d’anta, o babaçu e mais de uma centenas de outros produtos com que temos sobrevivido e oferecido à sociedade alimentos, remédios e bebidas.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EDesde que o ICMBIO foi criado em 2007 nenhuma Resex foi criada no Cerrado. Olhado da perspectiva dos Povos do Cerrado o ICMBIO não faz jus ao nome de um dos nossos companheiros que morreu por sua justa luta, para afirmar um paradigma, onde a defesa da natureza não se faça contra os povos mas, ao contrário, se faça através deles. Em função dessa omissão das autoridades cuja responsabilidade pública as obriga a zelar pelo patrimônio natural, uma das entidades de nossa articulação entrou com uma ação pública civil junto ao Ministério Público. Todavia, passado 1 ano sequer nossa ação mereceu qualquer resposta por parte do Ministério Público, apesar de ser uma denúncia de prevaricação de um órgão público. A julgar pelos dados oficiais que nos informa que no último ano foram desmatados somente no Cerrado 646 mil hectares, o que perfaz um total de 1.772,33 hectares por dia, podemos dizer que a cada dia que o Ministério Público deixa de se pronunciar e, assim, de julgar o crime de prevaricação, deixa de evitar que mais de mil e setecentos hectares sejam desmatados diariamente. A palavra está com o Ministério Público enquanto a nossa realidade espera com devastação e insegurança. Tudo isso alimenta um lamentável clima de impunidade.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EIgnora-se que muitos remédios que curam o glaucoma, a hipertensão arterial depende de frutos colhidos por nós, como é o caso faveira\/fava d’anta de onde se extrai mais de 90% da rutina, substância química para esses remédios. Ignora-se, e por ignorância alimenta-se o preconceito, que essas populações podem viver dignamente dessas atividades, como provamos que \u003Cb\u003Enuma área com 4 arvores adultas de baru se obtém mais renda do que em um hectare plantado com soja.\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EEnfim, precisamos ter uma política que dialogue com nossa cultura, com nossos povos para que se tenha um viver bem com justiça social e responsabilidade ecológica. Mas para isso é preciso que as autoridades viabilizem as Resex’s no Cerrado. Toda nossa mobilização encontra a desculpa pouco crível da falta de recursos. Bem sabemos que se há falta recurso é preciso estabelecer prioridades. Isso é fundamental na política. Desse modo, a falta de recursos acaba sendo a confissão pública de que as Resex’s no Cerrado não são prioridade. Mas sabemos que o argumento da falta de recurso é um argumento em si mesmo falso. Afinal, o governo tem anunciado publicamente sua eficiência no recolhimento dos impostos que a cada ano engorda mais a receita federal. O nosso governo tem anunciado ainda os sucessivos saldos, nas contas externas, como prova de seu êxito. Se tanto êxito há na entrada de divisas no país e no recolhimento de impostos da receita federal como se sustenta o argumento de que não há recursos?\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EMais grave ainda, é o fato de que aqueles que como nós, vimos lutando por essas reservas extrativistas estamos expostos à truculência não só dos fazendeiros que nos impedem o acesso das áreas onde tradicionalmente colhemos, como também da expansão do latifúndio da monocultura de exportação de soja, da monocultura de algodão, da monocultura de eucalipto, da monocultura de pinus, da monocultura de girassol, da invasão de madeireiros, da expansão de carvoarias para fazer carvão para ferro gusa e exportar minério puro para mineradoras que vem crescendo sobre nossas áreas da pressão para a construção de barragens que, via de regra, servem de base para a exploração mineral para exportação. Todos esses setores foram nominalmente citados na avaliação criteriosa das ameaças de cada uma das Resex’s criadas e em processo de criação nos cerrados.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EA truculência dos que ameaçam se concretiza na ameaça de morte aos nossos companheiros e companheiras que se vêem obrigados, tal e como na época da ditadura, a viverem escondidos longe de suas famílias. Exigimos das autoridades todas as providências para a garantia das vidas de \u003Cb\u003EOsmar Alves de Souza\u003C\/b\u003E do município de São Domingos\/GO; de \u003Cb\u003EFrancisca Lustosa\u003C\/b\u003E do município de Tanque\/PI, \u003Cb\u003EMaria Lucia de Oliveira Agostinho\u003C\/b\u003E, município de Rio Pardo de Minas\/MG; \u003Cb\u003ENeurivan Pereira de Farias\u003C\/b\u003E, município de Formoso\/MG, \u003Cb\u003EWedson Batista Campos\u003C\/b\u003E, município de Aruanã\/GO; \u003Cb\u003EAdalberto Gomes dos Santos\u003C\/b\u003E do município de Lassance\/MG; \u003Cb\u003EWelington Lins dos Santos\u003C\/b\u003E, município de Buritizeiro\/MG; \u003Cb\u003EElaine Santos Silva\u003C\/b\u003E, município Davinópolis\/MA; \u003Cb\u003EJosé da Silva\u003C\/b\u003E, município de Montezuma\/MG.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EResponsabilizamos antecipadamente as autoridades pelo que vier acontecer com a vida desses companheiros e dessas companheiras, cujo único crime tem sido o de lutar pela dignidade de suas famílias através da Resex’s. Não queremos que o nome desses companheiros e companheiras venha a se somar ao de Chico Mendes, ao de Dorothy Stang e aos quase 2000 assassinados no campo brasileiro desde 1985, conforme vem acompanhando a Comissão Pastoral da Terra. Temos todas as condições com as Resex’s de oferecer condições de vida digna, com justiça e equidade social com a defesa do Cerrado. Não queremos que nossas famílias venham engordar os dados estatísticos dos que dependem da bolsa família, ou outras bolsas para viver. Respeitamos essa política, até porque a temos como uma conquista do povo brasileiro, mas não vemos como bons olhos o aumento do número dos que vivem dela. A Resex é uma maneira mais sustentável de garantir a sobrevivência digna, como é a reforma agrária. Chico Mendes, dizia que a “Resex era reforma agrária dos seringueiros”. E nós afirmamos que a Resex é a forma de ampliar o significado da reforma agrária ao lhe dar sentido ecológico e cultural.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EEste ano o Brasil estará recebendo não só governantes de todo o mundo como diversas populações de todo o planeta na Rio+20. Assim como nós, vários grupos sociais da África, da Ásia e na América Latina que vem sofrendo com avanço sobre suas terras de um agronegócio devastador e uma mineração voraz de minérios e água estarão também aqui presentes.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EEsperamos que as autoridades brasileiras estejam a altura de suas responsabilidades de estarem à frente do maior país tropical do mundo e onde se encontram as maiores reservas de água do planeta. Que honre esse fato de ser a tropicalidade caracterizada pela enorme diversidade biológica e que ainda honre por zelar pelo enorme acervo de conhecimentos que está entre as quebradeiras de coco de babaçu, os vazanteiros, os retireiros, os caatingueiros, os pescadores, os geraizeiros para ficarmos com alguns grupos sociais dessa enorme sociodiversidade do Cerrado.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EA diversidade biológica e a sociodiversidade, para nós indissociáveis, não podem continuar sendo retórica nos documentos oficiais, sem que haja o rebatimento no orçamento para garantia de solução da questão fundiária. De nada adianta falar de rica biodiversidade se não se garante no orçamento dinheiro para compra de terras.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003ESabemos que nossas caras não são as caras que freqüentam as páginas nobres das principais revistas e jornais do país – somos em nossa maior parte mestiços, mulatos, cafuzos, negros, índios, brancos pobres muitas vezes com a cara suja de carvão. Sabemos que o Cerrado tem sido oferecido aos grandes latifúndios do agronegócio, que não só produzem muitas toneladas de grãos, de pasta de celulose, de carnes para exportação como também produzem muita poluição e muito desperdício das águas, produzem muita erosão, produzem monocultura onde há muita diversidade de plantas e animais e ainda produzem muito\/as trabalhadore\/as rurais sem terras com a concentração de terras e concentram poder econômico e político e, assim, contribuem para por em risco a democracia. Basta ver o poder que tem as empresas de mineração e dos agronegociantes para fazerem propaganda, financiarem noticiários nas rádios, jornais e TV’s onde, via de regra, somos criminalizados e vistos como aqueles que querem impedir o progresso, como se só houvesse uma maneira de progredir, e como se fôssemos o lado errado.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003ENo entanto, estamos aqui cônscios de que temos muito a dar ao Brasil, à humanidade e ao planeta. Nossa luta não será em vão e, por isso, dizemos com o poeta:\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E“\u003Cem\u003ENem tudo que é torto é errado,\u003Cbr \/\u003Eveja as pernas do Garrincha\u003Cbr \/\u003Ee as árvores do Cerrado”.\u003C\/em\u003E Nicolas Behr\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EViva o Cerrado!\u003Cbr \/\u003EViva os Povos do Cerrado!\u003Cbr \/\u003EO Cerrado não vive por si só!\u003Cbr \/\u003EQue a Rio+20 seja a confluência dos diversos rios de resistência pela cultura e pela natureza!\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cb\u003EAssinam:\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E- Rede de Comercialização Solidária de Agricultores Familiares e Extrativistas do Cerrado\u003Cbr \/\u003E- Resex Mata Grande, Davinopólis\/MA\u003Cbr \/\u003E- Resex Lago do Cedro, Aruanã\/GO\u003Cbr \/\u003E- Resex Recanto das Araras de Terra Ronca, São Domingos\/GO\u003Cbr \/\u003E- Resex Chapada Limpa, Chapadinha\/MA\u003Cbr \/\u003E- Resex Chapada Grande, Tanque\/PI\u003Cbr \/\u003E- Resex Galiota e Córrego das Pedras, Damianopólis\/GO\u003Cbr \/\u003E- Resex Contagem dos Buritis, São Domingos\/GO\u003Cbr \/\u003E- Resex Rio da Prata, Posse\/GO\u003Cbr \/\u003E- Resex Tamanduá\/Poções, Riacho dos Machados\/MG\u003Cbr \/\u003E- Resex Sempre Viva, Lassance\/MG\u003Cbr \/\u003E- Resex Serra do Múquem, Corinto\/MG\u003Cbr \/\u003E- Resex Barra do Pacuí, Ibiaí\/MG\u003Cbr \/\u003E- Resex Três Riachos, Santa Fé de Minas\/MG\u003Cbr \/\u003E- Resex Brejos da Barra, Barra\/BA\u003Cbr \/\u003E- Resex Serra do Alemão, Buritizeiro\/MG\u003Cbr \/\u003E- Resex Curumataí, Buenopólis\/MG\u003Cbr \/\u003E- Resex Retireiros do Médio Araguaia, Luciara\/MT\u003Cbr \/\u003E- Resex Areião e Vale do Guará, Rio Pardo de Minas\/MG\u003Cbr \/\u003E- Cooperativa Mista de Agricultores Familiares, Extrativistas, Pescadores, Vazanteiros e Guias Turísticos do Cerrado – COOPCERRADO\u003Cbr \/\u003E- Cooperativa Grande Sertão\u003Cbr \/\u003E- Cooperativa de Agricultores Familiares Agroextrativistas de Água Boa II\u003Cbr \/\u003E- Associação dos Moradores agricultores familiares de Córrego Verde\u003Cbr \/\u003E- Associação dos Retireiros do Médio Araguaia\u003Cbr \/\u003E- Associação dos trabalhadores da reserva extrativista Mata Grande\/MA\u003Cbr \/\u003E- Movimento das Quebradeiras de Coco Babaçu\u003Cbr \/\u003E- Associação dos agricultores familiares trabalhando junto\u003Cbr \/\u003E- Colônia de Pescadores de Aruanã\/GO\u003Cbr \/\u003E- Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Riacho dos Machados\/MG\u003Cbr \/\u003E- Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Lassance\/MG\u003Cbr \/\u003E- Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Buritizeiro\/MG\u003Cbr \/\u003E- Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Jequitaí\/MG\u003Cbr \/\u003E- Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Santa Fé de Minas\/MG\u003Cbr \/\u003E- Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Ibiaí\/MG\u003Cbr \/\u003E- Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Montezuma\/MG\u003Cbr \/\u003E- Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Davinopólis\/MA\u003Cbr \/\u003E- Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Tanque\/PI\u003Cbr \/\u003E- Coordenação do Pólo Sindical do Pólo de Oeiras\/PI\u003Cbr \/\u003E- Centro de Desenvolvimento Agroecológico do Cerrado-CEDAC\u003Cbr \/\u003E- Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas Gerais – CAA\u003Cbr \/\u003E- Projeto Chico Fulô\u003Cbr \/\u003E- Universidade Federal Fluminense\u003Cbr \/\u003E- Federação dos Trabalhadores Rurais de Minas Gerais- FETAEMG\u003C\/blockquote\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/raizasas.blogspot.com\/feeds\/7018212732711222990\/comments\/default","title":"Postar comentários"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.blogger.com\/comment.g?blogID=8610369201573778570\u0026postID=7018212732711222990\u0026isPopup=true","title":"0 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/8610369201573778570\/posts\/default\/7018212732711222990"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/8610369201573778570\/posts\/default\/7018212732711222990"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/raizasas.blogspot.com\/2012\/02\/carta-dos-povos-do-cerrado-denuncia.html","title":"Carta dos Povos do Cerrado denuncia a grave situação desse bioma"}],"author":[{"name":{"$t":"Mari Lee"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/05472863959319880467"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"28","height":"32","src":"http:\/\/3.bp.blogspot.com\/_sXVCF4z2y1c\/S7LIh3g7IMI\/AAAAAAAAACk\/XIkONX8t6mk\/S220\/me1.jpg"}}],"thr$total":{"$t":"0"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-8610369201573778570.post-3732209621298755701"},"published":{"$t":"2011-10-23T22:39:00.030-02:00"},"updated":{"$t":"2011-12-20T12:39:52.313-02:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"ambiente"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"direitos humanos"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"informação"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"racismo ambiental"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"vídeos"}],"title":{"type":"text","$t":"Sabe o que é racismo ambiental? É isso:"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cem\u003EDenúncia grave de Carlos A. Lungarzo, da \u003Ca href=\"http:\/\/www.br.amnesty.org\/\" target=\"_blank\"\u003EAnistia Internacional\u003C\/a\u003E (vi na \u003Ca href=\"http:\/\/mariafro.com.br\/wordpress\/2011\/10\/20\/carlos-a-lungarzo-ambientalista-denuncia-racismo-e-e-ameacada-por-ex-nazistas\/\" target=\"_blank\"\u003EMaria Frô\u003C\/a\u003E):\u003C\/em\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cblockquote\u003E\u003Cb\u003EAmbientalista denuncia racismo e é ameaçada por Ex-Nazistas\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Ca onblur=\"try {parent.deselectBloggerImageGracefully();} catch(e) {}\" href=\"http:\/\/ujcriodejaneiro.blogspot.com\/2010\/09\/missao-em-santa-cruz.htmlg\" target=\"_blank\"\u003E\u003Cimg style=\"float:left; margin:0 10px 10px 0;cursor:pointer; cursor:hand;width: 200px; height: 139px;\" src=\"http:\/\/4.bp.blogspot.com\/-GK_O8m5e-DE\/TqTCKghv86I\/AAAAAAAABy4\/efpRwhPl2w4\/s200\/fora_tkcsa.jpg\" border=\"0\" alt=\"manifestação em Santa Cruz, RJ, contra a Thyssen\/Krupp + Companha Siderúrgica do Atlântico (TKCSA)\" id=\"BLOGGER_PHOTO_ID_5666867716924896162\" \/\u003E\u003C\/a\u003EA ambientalista Monica Lima está sendo ameaçada por ter denunciado empresas que são fortemente suspeitas de envenenar gravemente o meio ambiente no estado do Rio de Janeiro, denuncias que foram apoiadas por especialistas brasileiros, universidades, ONGs ecológicas e de direitos humanos, partidos políticos, membros de alguns poderes públicos, e especialistas de outros países, incluindo da Alemanha onde estas empresas têm sua matriz.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003ENa impossibilidade de calar todos os que protestam ou de exercer censura direta, como os ancestrais destas empresas fizeram entre 1930 e 1945 em seus locais de origem, recorrem ao poder judiciário, que não se furta de ajudar aos grandes capitais. Afinal, o que sobrará do país após a devastação empresarial incluirá os paladinos dos autores. Para praticar esta forma de censura indireta, a 34ª vara cível da cidade do RJ abriu o processo: \u003Cb\u003E#0367407-59.2011.8.19.0001\u003C\/b\u003E ajuizado pelos demandantes. Estes requerem indenização por danos morais.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003ENão sabemos qual é a formação exata do juiz que aceitou esta descabida demanda, mas devemos ter em conta que existe uma figura jurídica chamada “crime impossível”. Ninguém pode cometer um delito contra uma vítima inexistente: por exemplo, ninguém pode ser acusado de matar o rei da França. Da mesma maneira, não pode prejudicar-se uma moral inexistente.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cb\u003EO Contexto dos Fatos\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EMônica Cristina Brandão Dos Santos Lima é uma bióloga do Rio de Janeiro, comprometida com problemas ambientais, que tem denunciado, junto com outros ativistas, ONGs e movimentos sociais, o papel nocivo para o meio ambiente das grandes empresas, que, movidas pelo lucro desorbitado e, em boa parte, por um forte sentimento de racismo contra os povoadores pobres de certas regiões do país, empreendem um genocídio químico-biológico, ao despejar no ambiente milhões de toneladas de produtos tóxicos. Esta política de genocídio ambiental foi impulsada já no fim da Segunda Guerra Mundial pelos países da OTAN, que entenderam que seria vantajoso tratar os países pobres como latas de lixo, nas quais poder instalar fábricas poluidoras que não poderiam funcionar nas matrizes de origem.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cb\u003EO problema pelo qual Monica está sendo atacada através do judiciário é ter denunciado, como milhares de outras pessoas e organizações, o estrago causado pela fábrica de aço montada pelo grupo Thyssen\/Krupp + Companha Siderúrgica do Atlântico (CAS), conhecido pelo acrônimo TKCSA, no bairro Santa Cruz do Rio de Janeiro.\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EUma boa descrição da situação geral do conflito entre este truste e a população da cidade, pode ser lida em muitos locais, especialmente num relato do Partido Socialismo e Liberdade, \u003Ca href=\"http:\/\/www.socialismo.org.br\/portal\/ecologia\/95-artigo\/1737-siderurgica-tkcsa-e-o-novo-matadouro-de-santa-cruz-no-rio-de-janeiro-\" target=\"_blank\"\u003Eaqui\u003C\/a\u003E.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EEm Santa Cruz, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, fica o empreendimento da TKCSA, cujo capital predominante é do grupo Thyssenkrupp, do qual falarei na próxima seção. Uma participação minoritária tem a Vale do Rio Doce, a que fora Siderúrgica Nacional, privatizada em 1997 na fase de arremate do patrimônio brasileiro.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EO projeto inicial da CSA inclui dos altos fornos de alta capacidade para produzir aço de exportação, mas o negócio parece ser tão lucrativo que a empresa anunciou já a duplicação do projeto original.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EDurante a década passada, acompanhando a construção da planta, foram feitas denúncias gravíssimas em, pelo menos, os seguintes casos:\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E· Agressão ao meio ambiente.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E· Violação de normas de licenciamento\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E· Importação clandestina de trabalhadores chineses.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E· Ameaças a 8 mil pescadores, que perderam seu trabalho por causa da contaminação das águas durante a construção de um porto particular. Alguns deles foram procurados para serem “apagados” e atualmente se encontram sob a proteção judicial. Um número não revelado deles foi vítima de atentados dos quais parece que sobreviveram.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E· Construção de um porto e uma usina hidroelétrica privada, o que está em selvagem contradição com a Constituição Federal sobre a propriedade do estado das águas e das fontes de energia. Aqui não se trata de privatização da geração de energia, mas da própria fonte.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EEste é provavelmente o mais iníquo projeto de capitalismo selvagem já montado no Brasil, incluindo na comparação até as empresas beneficiadas pela ditadura de 1964-1985. Por exemplo, o contrabando de trabalhadores chineses, que são vítimas, em grande parte do mundo, de submissão ao trabalho escravo, mostra que até a infame teoria de que os piores atos de vandalismo seriam lícitos para criar empregos é falsamente aplicada neste caso. Os trabalhadores estrangeiros são contrabandeados, porque nesses postos no são contratados trabalhadores brasileiros ou residentes no país.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EAinda antes da entrada em operação da companhia, foi avertido que ela seria responsável pela elevação em 76% da emissão de gás carbônico na cidade e seu entorno. Isto é muito mais brutal que qualquer outro caso nas Américas, e provavelmente só comparável ao que acontece em empresas chinesas.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003ENa terceira semana de junho, o complexo começou a funcionar em forma de teste, ligando apenas um alto-forno. Isto, porém, foi suficiente para inundar o ambiente com resíduos metálicos que afetaram a respiração de parte da população. Veja um vídeo onde uma moradora comenta detalhadamente o fato, \u003Ca href=\"http:\/\/jorgepellegrini.blogspot.com\/2011_03_01_archive.html\" target=\"_blank\"\u003Eaqui\u003C\/a\u003E.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EApesar das respostas sarcásticas dos executivos da empresa, e das tentativas de intimidação contra os populares, os protestos continuaram (\u003Ca href=\"http:\/\/www.youtube.com\/watch?v=TgsoxalWYik\" target=\"_blank\"\u003Evide\u003C\/a\u003E), mas, junto com eles, foi aumentando densamente a contaminação ambiental.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cb\u003EEntrevista pela Internet\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EMonica Lima é uma das figuras líderes dos protestos e tem atuado em inumeráveis programas, entrevistas e apresentações sobre este dramático caso. Vou reproduzir agora apenas uns fragmentos significativos publicados pelo site \u003Ca href=\"http:\/\/www.portogente.com.br\/texto.php?cod=42100\" target=\"_blank\"\u003EPortogente\u003C\/a\u003E. Todos os grifos são meus.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cem\u003E\u003Cb\u003EPORTOGENTE\u003C\/b\u003E – Como a CSA está prejudicando o meio ambiente e a saúde dos moradores?\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EMonica Lima – A área antes era massa densa e manguezal, área de proteção ambiental. Estava sendo ocupada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e \u003Cb\u003Ea licença não foi concedida\u003C\/b\u003E. Mas para a CSA os critérios foram diferentes. Quanto à saúde, há alergias dermatológicas, respiratórias e oftalmológicas, sangramento no nariz, feridas na pele, falta de ar, asma, renites. Há o comprometimento psíquico e psicológico devido ao estresse, ruídos, insegurança e instabilidade, o que provoca má qualidade de vida. Em longo prazo, devido à poluição com particulados e gases tóxicos também, podem ocorrer \u003Cb\u003Ecâncer e aborto espontâneo. É UM VERDADEIRO RACISMO AMBIENTAL.\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cb\u003EPORTOGENTE\u003C\/b\u003E – A siderúrgica argumenta que o pó emitido por ela é apenas grafite e não prejudica a saúde.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cb\u003EML\u003C\/b\u003E - A literatura de siderúrgicas evidencia que metais como zinco e alguns outros, causadores de câncer, são eliminados junto ao grafite. A Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) está coletando amostras para avaliar esse material, assim como um dossiê está sendo preparado para denunciar os danos à saúde, ao meio ambiente e a questão cultural-ideológica. Mesmo que fosse só grafite, não é normal as pessoas viverem respirando grafite, e não estamos quantificando isso, o quanto está sendo respirado não está sendo avaliado. E o próprio grafite, dependendo do tamanho da partícula, também pode causar câncer.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cb\u003EPORTOGENTE\u003C\/b\u003E – A CSA é resultado da parceria entre o grupo alemão THYSSENKRUPP e a brasileira Vale. O que está sendo feito para denunciar a siderúrgica também no exterior?\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cb\u003EML\u003C\/b\u003E - Temos denunciado ao Parlamento alemão e aos acionistas da Vale, e isso tem dado bastante resultado. Há uma deputada, Grabiele Zimmer, da esquerda alemã, que tem nos ajudado muito nas denúncias em instituições na Europa. Não podemos esquecer que há também a poluição sonora e de pó de minério do trem da Vale.\u003C\/em\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EObserve que Monica Lima usa o termo “racismo” muito propriamente, para se referir à discriminação contra diversos povos (neste caso, contra a classe popular brasileira), que são usados como habitantes indesejáveis do depósito de lixo em que a empresa transforma os bairros pobres da cidade. De fato, a ambientalista não faz a comparação com o genocídio nazista, talvez por gentileza, mas essa comparação é perfeita, como vou mostrar em seguida.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Ca onblur=\"try {parent.deselectBloggerImageGracefully();} catch(e) {}\" href=\"http:\/\/4.bp.blogspot.com\/-ipYgs0cCCw0\/TqS7Q69m0-I\/AAAAAAAAByg\/96mWL1AJwH4\/s1600\/Krupp_Nuremberg.jpg\" target=\"_blank\"\u003E\u003Cimg style=\"display:block; margin:0px auto 10px; text-align:center;cursor:pointer; cursor:hand;\" src=\"http:\/\/4.bp.blogspot.com\/-ipYgs0cCCw0\/TqS7Q69m0-I\/AAAAAAAAByg\/96mWL1AJwH4\/s400\/Krupp_Nuremberg.jpg\" border=\"0\" alt=\"Alfried Krupp no Tribunal de Nuremberg (1948)\" id=\"BLOGGER_PHOTO_ID_5666860130518881250\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003Ccenter\u003E\u003Cem\u003E\u003Ca href=\"http:\/\/aleph.helderdarocha.com.br\/2006\/07\/dinastia-dos-krupp-em-essen.html\" target=\"_blank\"\u003EAlfried Krupp\u003C\/a\u003E (à esquerda) no Tribunal de Nuremberg (1948).\u003Cbr \/\u003EKrupp lê um documento no banco dos réus na sessão do seu Julgamento em Nuremberg. Ele foi julgado e condenado como um criminoso de guerra. Serviu apenas três dos 12 anos a que foi sentenciado.\u003Cbr \/\u003E\u003Ca href=\"http:\/\/www.ushmm.org\/wlc\/en\/article.php?ModuleId=10007081\" target=\"_blank\"\u003EFonte\u003C\/a\u003E\u003C\/em\u003E\u003C\/center\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Ca onblur=\"try {parent.deselectBloggerImageGracefully();} catch(e) {}\" href=\"http:\/\/4.bp.blogspot.com\/-bDcYQweAuHw\/TqS7Qy1iMmI\/AAAAAAAAByo\/8P5TrWzda-k\/s1600\/Krupp_TimeMagazine.jpg\" target=\"_blank\"\u003E\u003Cimg style=\"display:block; margin:0px auto 10px; text-align:center;cursor:pointer; cursor:hand;width: 243px; height: 320px;\" src=\"http:\/\/4.bp.blogspot.com\/-bDcYQweAuHw\/TqS7Qy1iMmI\/AAAAAAAAByo\/8P5TrWzda-k\/s320\/Krupp_TimeMagazine.jpg\" border=\"0\" alt=\"Alfried Krupp na capa da revista Time (1957)\" id=\"BLOGGER_PHOTO_ID_5666860128337539682\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003Ccenter\u003E\u003Cem\u003EAlfried Krupp, capa da revista Time, 19\/08\/1957\u003C\/em\u003E\u003C\/center\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cb\u003EQuem é a ThyssenKrupp\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EA família Krupp faz parte de uma antiga dinastia da região de Essen, na atual República Alemã, dedicada desde o século 17 a mais suja de todas as atividades humanas, sejam individuais ou empresariais: a fabricação de armas. Amassaram uma fortuna incalculável ajudando nas muitíssimas guerras, invasões, depredações e sabotagens contra outros países deflagradas pelo Império Germânico, para pesadelo de países vizinhos que suportaram as agressões da mais violenta força militar da história.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EDurante o nazismo, a fábrica Krupp fabricou tanques Panzer, submarinos U-Boat, armas e munição de todos os estilos, e até o enorme cruzeiro Prinz Eugen. A mente doentia dos Krupp os levou a fabricar enormes canhões que se moviam sobre ferrovias, cujo uso foi quase impossível porque a enorme energia do disparo, que lançava projéteis de várias toneladas criava uma perigosa força de recuo, que punha em perigo os próprios atiradores.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EDurante a ocupação de países vítimas do nazismo, os Krupp se beneficiaram do trabalho escravo e recrutaram milhares de operários que eram obrigados a trabalhar até a morte. O conhecido Adolf Hitler, de cuja qualidade humana não há muita dúvida, num discurso a juventude alemã fez o seguinte elogio:\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cb\u003EO jovem alemão do futuro deve ser esguio e esbelto, tão veloz como um galgo, tão rude como o couro, e tão forte como o aço Krupp\u003C\/b\u003E [Tradução e grifo final meus]\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EVeja-se uma relação breve sobre estes fatos \u003Ca href=\"http:\/\/en.wikipedia.org\/wiki\/The_Arms_of_Krupp\" target=\"_blank\"\u003Eaqui\u003C\/a\u003E e no livro The Arms of Krupp. Os trabalhadores escravos recrutados pelos Krupp eram, segundo os cálculos mais moderados, mas de 100 mil, dos quais 23 mil eram prisioneiros de guerra e os outros (pelo menos 80 mil) cidadãos escravizados dos países ocupados. (\u003Ca href=\"http:\/\/en.wikipedia.org\/wiki\/Forced_labor_in_Germany_during_World_War_II\" target=\"_blank\"\u003EVide\u003C\/a\u003E)\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EAlfred Krupp, o líder da família durante a 2ª. Guerra Mundial foi o décimo indiciado durante os chamados Julgamentos Subsequentes de Nuremberg, ou seja, os 12 julgamentos que tiveram lugar nessa cidade logo após dos Julgamentos Principais, em que foram condenados (e, em vários casos, enforcados) os chefes políticos e militares. Os julgamentos subsequentes foram conduzidos exclusivamente pelas forças americanas, e não por um tribunal misto que incluísse os representantes dos outros governos aliados (Grã Bretanha, França e a URSS). Hoje em dia, ninguém acredita seriamente que os EEUU ignoravam a enorme responsabilidade dos criminosos empresariais, mas voltaram todo seu esforço apenas sobre os criminosos militares e políticos, que eram os mais visíveis e odiados. Entretanto, é fácil imaginar que Hitler poderia ter produzido um dano quase tão enorme como o que ele fez, mesmo sem ter como oficiais todos os que foram executados em Nuremberg.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cb\u003EOra, Alemanha nem poderia ter começado a guerra, se não tivesse Alfred Krupp.\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EEm 31 de julho de 1948, a Corte de Nuremberg condenou Alfred Krupp, que era um dos 12 indiciados (os outros 11 eram seus principais cúmplices). Apesar da pressão internacional e dos outros aliados pela execução do sinistro fabricante, o tribunal americano o condenou a “vender suas possessões” (!). O objetivo dos EEUU era tonar os nazistas da Alemanha, como de fato aconteceu, seus grandes aliados contra o comunismo. Os efeitos desta aliança, como todos sabem, foram mais visíveis na Itália, pois Alemanha sempre esteve fortemente vigiada pela URSS e outros países que, como Israel, tinham sofrido enorme quantidade de vítimas.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EA fortuna dos Krupp que cresceu numa proporção não apurada durante o regime nazista, continuou crescendo durante a democracia.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cb\u003EFriedrich Thyssen\u003C\/b\u003E (1873-1951) pertence a uma dinastia menos ilustre e mais curta, e bastante menos rica, mas ainda assim poderosa. O poder econômico da família se tornou importante como fator político por volta de 1850. Thyssen foi menos relevante que Krupp para o nazismo, pois seu fábrica de aço era apenas a segunda e mantinha grande distância com a primeira. Mas, em compensação, foi um ativo militante do partido Nazi e um generoso doador de uma verdadeira fortuna para os exércitos nazistas. Ele teve a má idéia de discutir com o ditador, e foi enviado a um campo de concentração. Não se sabe se fez autocrítica de sua relação com o nazismo, mas, finalmente se exilou em Buenos Aires, em 1951. Antes disso, ele também foi julgado em Nuremberg, pois foi um membro distinto do partido nazista e usou mão de obra escrava judia em sua fábrica. Mas ele não foi condenado a prisão; em sua defesa, ele disse que os únicos trabalhadores que teve em seu poder eram judeus. Em 1950 foi condenado a pagar uma multa e liberado.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EEm 1999, a velha afinidade entre as duas famílias, foi selada por meio da fusão das duas redes industriais, formando a Thyssen Krupp. Esta é a TKCAS que transformou numa enorme câmara de gás o bairro de Santa Cruz, uma espécie de Auschwitz a céu aberto.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EEntre as reações contra o genocídio legal de Santa Cruz, foi convocada uma audiência pública na Assembleia do Rio de Janeiro (\u003Ca href=\"http:\/\/www.dpu.gov.br\/index.php?option=com_content\u0026view=article\u0026id=6206:poluicao-provocada-por-empresa-no-rj-e-tema-de-audiencia-publica\u0026catid=79:noticias\u0026Itemid=220\" target=\"_blank\"\u003Evide\u003C\/a\u003E), numerosas passeatas e atos públicos, e pedidos de colaboração a outros países. Na própria Alemanha, os representantes da empresa Thyssen foram sabatinados no Parlamento (\u003Ca href=\"http:\/\/www.portalguaratiba.com.br\/2011\/noticias\/130204_acionistas_da_thyssen_krupp_tomaram_conhecimento_do_que_acontece_na_siderurgica_de_santa_cruz.html\" target=\"_blank\"\u003Evide\u003C\/a\u003E).\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EBrasil é o único país Latino-Americano que se comprometeu durante a 2ª Guerra Mundial na luta contra o nazismo e o fascismo, e também é uma das nações não europeias cujos habitantes possuem o mais baixo uso de armas. É uma ofensa a esses atributos pacíficos do Brasil que se ceda território brasileiro e se entregue sua população a um novo holocausto justamente nas mãos dos maiores contribuintes à catástrofe da Humanidade na década de 30 e 40.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cb\u003EAção Jurídica e Resposta\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003ENão tenho ainda os termos exatos da demanda contra Monica Lima, pois tomei conhecimento do fato no dia de hoje e, pelo que eu entendi, o processo ainda não tinha sido entregue. Sabe-se que é uma ação pelos assim chamados “danos morais” que o clube de genocidas ecológicos consideram ter sofrido por causa das denúncias dos ambientalistas. Não sabemos se a ação se refere a uma denúncia específica, a várias delas, ou a algum ponto forjado para justificar a ação.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003ESeja o que for, é fundamental que a população tenha consciência do dano múltiplo que produzem estas empresas nos países pobres, ante a indiferença ou a falta de decisão de seus líderes.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EA fabricação de aço tem tantas aplicações pacíficas como militares, como o mostra o histórico das duas empresas alemãs aliadas para a construção da TKCSA. Durante a dita “desnazificação” na Alemanha, os americanos apenas inverteram o intuito criminal dos fabricantes de armas, fazendo com que seus esforços deixassem de estar ao serviço dos derrotados nazistas, e estivessem ao serviço de seus sucessores na política de agressão mundial.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EEntretanto, mesmo se as empresas poluidoras produzissem apenas produtos de uso positivo para a humanidade, como alimentos, remédios ou bolas de futebol, a população sofre o genocídio lento, que as empresas produzem colocando venenos no ar, nas águas e na terra, gerando doenças de todos os estilos, e contribuindo ao massacre em massa de enormes segmentos que não servem como consumidores e não são europeus.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EA diferença que às vezes se pretende entre os nazistas tradicionais ou os sádicos genocidas das prisões americanas, e que os empresários devastadores como a TKCSA não usam câmaras de gás.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EOra, qual é a diferença entre ser asfixiado por gases colocados numa câmara fechada, dentro de um campo de extermínio, e ser gradativamente envenenado pela injeção no ambiente de substâncias nocivas que produzem distúrbios letais?\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EPode argumentar-se que, a morte por envenenamento gradativo com substâncias que fazem parte de lixo das grandes empresas é MAIS LENTO e, para os que têm dinheiro e uma boa medicina, haveria possibilidade de parar o genocídio antes da morte massiva.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EIsso é verdade. O Zyklon B demorava uns dez minutos em matar. Atualmente, as vítimas do envenenamento ambiental têm possibilidades de viver muito mais, pois o processo de ir perdendo aos poucos sua capacidade física e mental é demorado. Será que isto é uma grande vantagem, e faz tanta diferença entre os novos e os anteriores nazistas ou os atuais carrascos ianques? Lembrem que os dois Zyklon, A e B, eram inicialmente pesticidas, ou seja, substâncias letais usadas com fins aparentemente pacíficos.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EÉ necessário ter em conta que organizações ambientalistas como Greenpeace têm demonstrado grande coragem ao lutar “braço a braço” com navios pesqueiros predadores da fauna oceânica. É necessário que os ambientalistas de todo o mundo adotem métodos de resistência pacífica contra este neonazismo ecológico.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EÉ muito frequente afirmar (e setores pacifistas e ativistas de direitos humanos compartilhamos essa opinião), que a força é um recurso que só pode ser usado racionalmente e em circunstâncias extremas, pois sempre existe o risco de militarizar a sociedade civil, degradando o cidadão à condição de soldado. É por isso que uso interrogativamente como epígrafe o poema de Bertold Brecht.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EApenas, porém, me permito uma reflexão. Os que resistiram de diversas maneiras o nazismo, na França, na Noruega, na Holanda, a Dinamarca, na Polônia e na ex URSS deveram optar entre a resistência ou a destruição? O famoso pacifista Mahatma Gandhi foi considerado otimista demais quando propôs aos povos atacados pelo nazismo se defender com a oposição pacífica. Entretanto, este novo nazismo não é dono (de maneira explícita) das forças armadas e policiais. Então, ainda é possível fazer muitas ações puramente pacíficas, desde que as instituições compreendam a justiça destas reclamações. É necessária a pressão internacional dos grupos ecologistas, e até daqueles cidadãos que só atuam por interesse pessoal.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EJá nos anos 60, os capitães do capitalismo selvagem consideravam o Brasil como o melhor depósito de lixo industrial de Ocidente, graças a seu enorme território, sua grande floresta, e a facilidade de criar portos. Se o Brasil for contaminado, será difícil aos outros países salvar-se do contágio da devastação.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E*Carlos A. Lungarzo, Anistia Internacional AIUSA 9152711\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003ESolicitação do Carlos:\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EAgradeceremos dar a este comunicado a máxima difusão, e aos nossos contatos no exterior, traduzir às suas respectivas línguas se for possível.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cem\u003ESe vocês ficarem ombro com ombro\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EEles vos matarão.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EMas, Vocês devem ficar ombro com ombro!\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003ESe vocês lutarem\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EOs tanques vos esmagarão.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EMas, vocês devem lutar!\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EEssa luta será perdida\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EE quiçá a seguinte também o será\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EMas a luta vos ensina\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EE vocês ficam sabendo\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EQue, se não for à força, não dá\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EE também não dá se a força for dos outros.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EBertold Brecht: Die heilige Johanna der Schlachthöfe (Santa Joanna dos Matadouros, obra de teatro escrita em 1929 contra a repressão dos operários da carne.)\u003C\/blockquote\u003E\u003Cbr \/\u003E*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*\u003Cbr \/\u003EMais sobre o que a TKCSA está fazendo em Santa Cruz:\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EReportagem da TV Brasil:\u003Cbr \/\u003E\u003Ciframe width=\"480\" height=\"360\" src=\"http:\/\/www.youtube.com\/embed\/TgsoxalWYik\" frameborder=\"0\" allowfullscreen\u003E\u003C\/iframe\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EDepoimento de uma moradora:\u003Cbr \/\u003E\u003Ciframe width=\"480\" height=\"360\" src=\"http:\/\/www.youtube.com\/embed\/x8VSHxImz7A\" frameborder=\"0\" allowfullscreen\u003E\u003C\/iframe\u003E\u003Cbr \/\u003E\"Se ele voltar pra cá, ele tem outra infecção dessa, (o médico) falou, é morte certa. E detalhe: você e sua filhinha morando lá, seu marido, vocês terão a mesma infecção que ele. E mata, porque muita gente ainda vai morrer lá por causa dessa infecção.\"\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EReportagem \"\u003Ca href=\"http:\/\/g1.globo.com\/rio-de-janeiro\/noticia\/2011\/06\/pesquisadores-apontam-riscos-saude-de-vizinhos-da-csa-no-rio.html\" target=\"_blank\"\u003EPesquisadores apontam riscos à saúde de vizinhos da CSA no Rio\u003C\/a\u003E\" (G1, 29\/06\/2011)\u003Cbr \/\u003E\"Com medo de retaliações, os moradores falam sem se identificar.\"\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EOutra reportagem: \"\u003Ca href=\"http:\/\/g1.globo.com\/natureza\/noticia\/2011\/07\/justica-aceita-denuncia-contra-usiminas-por-crimes-ambientais.html\" target=\"_blank\"\u003EJustiça aceita denúncia contra Usiminas por crimes ambientais\u003C\/a\u003E\" (G1, 01\/07\/2011)\u003Cbr \/\u003E\"Auditoria ambiental da empresa sobre a CSA teria informação falsa, diz MP.\"\u003C\/em\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/raizasas.blogspot.com\/feeds\/3732209621298755701\/comments\/default","title":"Postar comentários"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.blogger.com\/comment.g?blogID=8610369201573778570\u0026postID=3732209621298755701\u0026isPopup=true","title":"0 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/8610369201573778570\/posts\/default\/3732209621298755701"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/8610369201573778570\/posts\/default\/3732209621298755701"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/raizasas.blogspot.com\/2011\/10\/sabe-o-que-e-racismo-ambiental-e-isso.html","title":"Sabe o que é racismo ambiental? É isso:"}],"author":[{"name":{"$t":"Mari Lee"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/05472863959319880467"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"28","height":"32","src":"http:\/\/3.bp.blogspot.com\/_sXVCF4z2y1c\/S7LIh3g7IMI\/AAAAAAAAACk\/XIkONX8t6mk\/S220\/me1.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"http:\/\/4.bp.blogspot.com\/-GK_O8m5e-DE\/TqTCKghv86I\/AAAAAAAABy4\/efpRwhPl2w4\/s72-c\/fora_tkcsa.jpg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"0"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-8610369201573778570.post-7884553167148210071"},"published":{"$t":"2011-05-24T18:47:00.009-03:00"},"updated":{"$t":"2011-12-20T12:39:52.314-02:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"ambiente"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"informação"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"personalidades"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"racismo ambiental"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"violência"}],"title":{"type":"text","$t":"Maria e Zé Claudio: a Amazônia ganha mais dois mártires"},"content":{"type":"html","$t":"Esta manhã, o casal de extrativistas José Claudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo foram assassinados, em Nova Ipixuna, no Pará.\u003Cbr \/\u003EEles foram vítimas de uma emboscada em uma ponte a 8km de sua casa, onde dois homens os alvejaram com muitos tiros de escopeta, revolver calibre 38 e pistola 380.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Ca onblur=\"try {parent.deselectBloggerImageGracefully();} catch(e) {}\" href=\"http:\/\/4.bp.blogspot.com\/-YqXVFj9rVQs\/TdwuIBcpYsI\/AAAAAAAABU0\/LMcTEO_0QDw\/s1600\/JoseClaudioRibeiro_MariaDoEspiritoSanto.jpg\" target=\"_blank\"\u003E\u003Cimg style=\"display:block; margin:0px auto 10px; text-align:center;cursor:pointer; cursor:hand;width: 320px; height: 211px;\" src=\"http:\/\/4.bp.blogspot.com\/-YqXVFj9rVQs\/TdwuIBcpYsI\/AAAAAAAABU0\/LMcTEO_0QDw\/s320\/JoseClaudioRibeiro_MariaDoEspiritoSanto.jpg\" border=\"0\" alt=\"o casal José Claudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo - mártires da Amazônia\" id=\"BLOGGER_PHOTO_ID_5610409951159214786\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003Ccenter\u003E\u003Cem\u003EO casal de extrativistas José Claudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo,\u003Cbr \/\u003Eassassinados no Pará em 24\/05\/2011\u003C\/em\u003E\u003C\/center\u003E\u003Cbr \/\u003EHá vários meses o casal denunciava que estava sob ameaça. Eles moravam no assentamento extrativista Praia Alta\/Piranheira, viviam de castanhas coletadas na floresta, e denunciavam madeireiros e carvoeiros que derrubavam árvores ilegalmente na área do assentamento.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003ESeus nomes juntam-se aos nomes de \u003Ca href=\"http:\/\/raizasas.blogspot.com\/2011\/02\/quando-o-lucro-e-mais-importante-que.html\" target=\"_blank\"\u003Emuitos outros mártires\u003C\/a\u003E.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EO Sul do Pará é considerado a região mais violenta do campo no Brasil.\u003Cbr \/\u003EFoi lá que também ocorreram o massacre de Eldorado dos Carajás e o assassinato da missionária Dorothy Stang.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EAté quando o lucro vai ser mais importante do que a vida de alguém??\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EVeja o depoimento de Zé Claudio em novembro de 2010 no TEDxAmazônia:\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Ciframe width=\"640\" height=\"390\" src=\"http:\/\/www.youtube.com\/embed\/78ViguhyTwQ\" frameborder=\"0\" allowfullscreen\u003E\u003C\/iframe\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EA notícia do assassinato foi destaque na \u003Ca href=\"http:\/\/english.aljazeera.net\/news\/americas\/2011\/05\/201152420380498450.html\" target=\"_blank\"\u003EAl Jazeera\u003C\/a\u003E e no \u003Ca href=\"http:\/\/www.guardian.co.uk\/world\/2011\/may\/24\/amazon-rainforest-activist-killed\" target=\"_blank\"\u003EThe Guardian\u003C\/a\u003E. Leia mais, também, na \u003Ca href=\"http:\/\/www.cartacapital.com.br\/politica\/assassinato-e-barbarie-na-floresta\" target=\"_blank\"\u003ECarta Capital\u003C\/a\u003E.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E*~*~*~*~*~*~*~*\u003Cbr \/\u003EEnquanto isso, o Código Florestal está na pauta para ser votado esta noite na Câmara."},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/raizasas.blogspot.com\/feeds\/7884553167148210071\/comments\/default","title":"Postar comentários"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.blogger.com\/comment.g?blogID=8610369201573778570\u0026postID=7884553167148210071\u0026isPopup=true","title":"0 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/8610369201573778570\/posts\/default\/7884553167148210071"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/8610369201573778570\/posts\/default\/7884553167148210071"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/raizasas.blogspot.com\/2011\/05\/maria-e-ze-claudio-amazonia-ganha-mais.html","title":"Maria e Zé Claudio: a Amazônia ganha mais dois mártires"}],"author":[{"name":{"$t":"Mari Lee"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/05472863959319880467"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"28","height":"32","src":"http:\/\/3.bp.blogspot.com\/_sXVCF4z2y1c\/S7LIh3g7IMI\/AAAAAAAAACk\/XIkONX8t6mk\/S220\/me1.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"http:\/\/4.bp.blogspot.com\/-YqXVFj9rVQs\/TdwuIBcpYsI\/AAAAAAAABU0\/LMcTEO_0QDw\/s72-c\/JoseClaudioRibeiro_MariaDoEspiritoSanto.jpg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"0"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-8610369201573778570.post-1571156715948082869"},"published":{"$t":"2011-02-17T17:19:00.020-02:00"},"updated":{"$t":"2011-12-20T12:39:52.316-02:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"agrotóxicos"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"ambiente"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"personalidades"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"racismo ambiental"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"violência"}],"title":{"type":"text","$t":"Quando o lucro é mais importante do que vidas"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Ca onblur=\"try {parent.deselectBloggerImageGracefully();} catch(e) {}\" href=\"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-Tq5tDNGeH3g\/TV12HrgTuFI\/AAAAAAAAA6Q\/LhbNFNHTQKk\/s1600\/pulverizacao_aerea.jpg\" target=\"_blank\"\u003E\u003Cimg style=\"float:left; margin:0 10px 10px 0;cursor:pointer; cursor:hand;width: 200px; height: 150px;\" src=\"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-Tq5tDNGeH3g\/TV12HrgTuFI\/AAAAAAAAA6Q\/LhbNFNHTQKk\/s200\/pulverizacao_aerea.jpg\" border=\"0\" alt=\"avião despejando veneno\" id=\"BLOGGER_PHOTO_ID_5574741788063938642\" \/\u003E\u003C\/a\u003ENo \u003Ca href=\"http:\/\/www.ecodebate.com.br\/2010\/12\/22\/simposio-brasileiro-de-saude-ambiental-i-sibsa-aponta-riscos-dos-agrotoxicos\/\" target=\"_blank\"\u003ESimpósio Brasileiro de Saúde Ambiental (I SIBSA)\u003C\/a\u003E, evento que aconteceu em dezembro de 2010, Raquel Rigotto, professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e membro do GT de Saúde e Ambiente da Abrasco, contou a experiência do núcleo de pesquisa Tramas – Trabalho, Meio Ambiente e Saúde para a sustentabilidade – coordenado por ela. O grupo acompanha, há quatro anos, os problemas da população da região da Chapada do Apodi, entre os municípios de Limoeiro do Norte e Quixeré, no Ceará, área de expansão recente da fruticultura para exportação, com grande exploração da força de trabalho e degradação ambiental.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\"Quando chegamos lá, a comunidade do Tomé nos falou de um problema que era a pulverização aérea de agrotóxicos, especificamente no cultivo da banana, com fungicidas que são muito tóxicos e persistentes no meio ambiente. E essa pulverização atingia também as comunidades, já que as empresas foram instaladas justamente onde já havia muitas comunidades há muitos anos. Eles fizeram relatos de que as roupas que eles lavavam ficavam com cheiro de veneno no varal, que galinhas morriam e crianças passavam mal\", relata a pesquisadora.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EO \u003Ca href=\"http:\/\/diariodonordeste.globo.com\/materia.asp?codigo=773691\" target=\"_blank\"\u003EDiário do Nordeste\u003C\/a\u003E denunciou, em 2008, que os casos de câncer em Limoeiro do Norte estão muito acima da média nacional (até o ano de 2007, média aproximada de um caso de câncer para cada 300 habitantes), e houve pelo menos três mortes de trabalhadores rurais por envenenamento desde 2006.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EDiante das denúncias, o grupo Tramas fez um acompanhamento da pulverização aérea em 2008 e 2009, e verificou contaminação da água da região pelos mesmos agrotóxicos pulverizados, entre outros.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Ca onblur=\"try {parent.deselectBloggerImageGracefully();} catch(e) {}\" href=\"http:\/\/4.bp.blogspot.com\/-QzGc0qXIWzo\/TV124oiW8cI\/AAAAAAAAA6Y\/nNh2WvxxEiY\/s1600\/Peixes_Limoeiro_do_Norte.jpg\" target=\"_blank\"\u003E\u003Cimg style=\"display:block; margin:0px auto 10px; text-align:center;cursor:pointer; cursor:hand;width: 320px; height: 238px;\" src=\"http:\/\/4.bp.blogspot.com\/-QzGc0qXIWzo\/TV124oiW8cI\/AAAAAAAAA6Y\/nNh2WvxxEiY\/s320\/Peixes_Limoeiro_do_Norte.jpg\" border=\"0\" alt=\"peixes mortos por agrotóxico - pessoas bebem essa água!\" id=\"BLOGGER_PHOTO_ID_5574742629080822210\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003Ccenter\u003E\u003Cem\u003EPeixes mortos em tanque que abastece famílias com água para beber, em Limoeiro do Norte.\u003Cbr \/\u003EAgrotóxicos são a causa da mortandade.\u003C\/em\u003E\u003C\/center\u003E\u003Cbr \/\u003EEm novembro de 2009, graças à mobilização das comunidades, a Câmara de Vereadores de Limoeiro do Norte aprovou uma lei proibindo a pulverização aérea, dez meses depois que a União Europeia havia proibido esse tipo de pulverização.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EEntretanto, as empresas reagiram fortemente, falando do prejuízo que teriam sem a pulverização, e em uma sessão realizada, segundo Raquel, \"às escondidas\", a Câmara de Vereadores de Limoeiro revogou a lei anterior e a pulverização aérea voltou a ser permitida na região.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Ca onblur=\"try {parent.deselectBloggerImageGracefully();} catch(e) {}\" href=\"http:\/\/3.bp.blogspot.com\/-aQJSJjT8QJE\/TV13nanm5II\/AAAAAAAAA6g\/JgyOod7S34w\/s1600\/Z%25C3%25A9_Maria_do_Tome.jpg\" target=\"_blank\"\u003E\u003Cimg style=\"float:right; margin:0 0 10px 10px;cursor:pointer; cursor:hand;width: 200px; height: 152px;\" src=\"http:\/\/3.bp.blogspot.com\/-aQJSJjT8QJE\/TV13nanm5II\/AAAAAAAAA6g\/JgyOod7S34w\/s200\/Z%25C3%25A9_Maria_do_Tome.jpg\" border=\"0\" alt=\"José Maria Filho, líder comunitário assassinado\" id=\"BLOGGER_PHOTO_ID_5574743432798594178\" \/\u003E\u003C\/a\u003EHidelbrando dos Santos, diretor da Fafidam-Uece, em Limoeiro, publicou no início da década um levantamento sobre a intensa concentração de terras e a conseqüente expropriação de trabalhadores, como o líder comunitário José Maria Filho, conhecido como Zé Maria do Tomé, que presidia a Associação dos Desapropriados São João.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EJosé Maria denunciou a contaminação da água por agrotóxicos e combatia a pulverização aérea. Ele foi assassinado em 21 de abril de 2010, com 19 tiros.\u003Cbr \/\u003ENinguém foi preso.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EOutras regiões do Ceará também têm tido problemas com a pulverização (vide notícia \u003Ca href=\"http:\/\/www.cearaagora.com.br\/noticias\/cidade\/pulverizacao-de-agrotoxicos-causa-morte-de-gados-e-aves-em-paraipaba\" target=\"_blank\"\u003EPulverização de agrotóxicos causa morte de gados e aves em Paraipaba\u003C\/a\u003E, de 01\/02\/2011, no Ceará Agora).\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E*~*~*~*\u003Cbr \/\u003EInfelizmente, o assassinato de pessoas que lutam pelos direitos humanos e pelo meio ambiente, contrariando interesses particulares, é algo comum no nosso país.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003ENo dia 12 de fevereiro, o assassinato da missionária \u003Ca href=\"http:\/\/pt.wikipedia.org\/wiki\/Dorothy_Stang\" target=\"_blank\"\u003EDorothy Stang\u003C\/a\u003E completou 6 anos.\u003Cbr \/\u003EA região continua um cenário de faroeste. Madeireiros invadem o terreno dos agricultores, cortam árvores ilegalmente, e quem denuncia é ameaçado de morte. Há menos de um mês, a revista Carta Capital publicou um artigo intitulado \"\u003Ca href=\"http:\/\/www.cartacapital.com.br\/sociedade\/continua-tensa-a-situacao-em-assentamento-onde-morreu-missionaria-2\" target=\"_blank\"\u003EContinua tensa a situação em assentamento onde morreu missionária\u003C\/a\u003E\".\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EEm dezembro de 2008 foi assassinado o seringueiro e ambientalista \u003Ca href=\"http:\/\/pt.wikipedia.org\/wiki\/Chico_Mendes\" target=\"_blank\"\u003EChico Mendes\u003C\/a\u003E.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EMuitos outros, anônimos, já foram mortos covardemente em nome do lucro individual de fazendeiros e empresários.\u003Cbr \/\u003EInfelizmente, é provável que muitos ainda serão.\u003Cbr \/\u003EE todos sabemos o porquê:\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Ca onblur=\"try {parent.deselectBloggerImageGracefully();} catch(e) {}\" href=\"http:\/\/2.bp.blogspot.com\/-YlzDhF9wsJM\/TV6i8xR-_TI\/AAAAAAAAA68\/vO22bPTezy8\/s1600\/Carta_Monsanto.jpg\" target=\"_blank\"\u003E\u003Cimg style=\"display:block; margin:0px auto 10px; text-align:center;cursor:pointer; cursor:hand;width: 400px; height: 236px;\" src=\"http:\/\/2.bp.blogspot.com\/-YlzDhF9wsJM\/TV6i8xR-_TI\/AAAAAAAAA68\/vO22bPTezy8\/s400\/Carta_Monsanto.jpg\" border=\"0\" alt=\"Não podemos perder um único dólar - trecho de carta sobre poluição causada pelos produtos, que circulou internamente na Monsanto\" id=\"BLOGGER_PHOTO_ID_5575072553635872050\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003Ccenter\u003E\u003Cem\u003E\"Não podemos perder um único dólar\" - trecho de \u003Ca href=\"http:\/\/www.chemicalindustryarchives.org\/search\/pdfs\/anniston\/19700216_205.pdf\" target=\"_blank\"\u003Ecarta sobre como lidar com a questão da poluição causada por seus produtos\u003C\/a\u003E, que circulou internamente na Monsanto na década de 70.\u003Cbr \/\u003EResume bem a maneira como as grandes empresas lidam com qualquer polêmica, não?\u003Cbr \/\u003E(não deixe de ver o documentário \"\u003Ca href=\"http:\/\/www.youtube.com\/watch?v=DFJVlUvD1_Y\" target=\"_blank\"\u003EO mundo segundo a Monsanto\u003C\/a\u003E\"!)\u003C\/em\u003E\u003C\/center\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cblockquote\u003E\u003Cem\u003E\"No começo pensei que estivesse lutando para salvar seringueiras, depois pensei que estava lutando para salvar a floresta amazônica. Agora, percebi que estava lutando pela humanidade.\"\u003C\/em\u003E\u003Cbr \/\u003E~ Chico Mendes\u003C\/blockquote\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cem\u003ECuando los Ángeles Lloran - Maná\u003C\/em\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Ciframe title=\"YouTube video player\" width=\"480\" height=\"390\" src=\"http:\/\/www.youtube.com\/embed\/20YDYHNyZl4\" frameborder=\"0\" allowfullscreen\u003E\u003C\/iframe\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/raizasas.blogspot.com\/feeds\/1571156715948082869\/comments\/default","title":"Postar comentários"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.blogger.com\/comment.g?blogID=8610369201573778570\u0026postID=1571156715948082869\u0026isPopup=true","title":"0 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/8610369201573778570\/posts\/default\/1571156715948082869"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/8610369201573778570\/posts\/default\/1571156715948082869"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/raizasas.blogspot.com\/2011\/02\/quando-o-lucro-e-mais-importante-que.html","title":"Quando o lucro é mais importante do que vidas"}],"author":[{"name":{"$t":"Mari Lee"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/05472863959319880467"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"28","height":"32","src":"http:\/\/3.bp.blogspot.com\/_sXVCF4z2y1c\/S7LIh3g7IMI\/AAAAAAAAACk\/XIkONX8t6mk\/S220\/me1.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-Tq5tDNGeH3g\/TV12HrgTuFI\/AAAAAAAAA6Q\/LhbNFNHTQKk\/s72-c\/pulverizacao_aerea.jpg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"0"}}]}});