// API callback
related_results_labels({"version":"1.0","encoding":"UTF-8","feed":{"xmlns":"http://www.w3.org/2005/Atom","xmlns$openSearch":"http://a9.com/-/spec/opensearchrss/1.0/","xmlns$blogger":"http://schemas.google.com/blogger/2008","xmlns$georss":"http://www.georss.org/georss","xmlns$gd":"http://schemas.google.com/g/2005","xmlns$thr":"http://purl.org/syndication/thread/1.0","id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-8610369201573778570"},"updated":{"$t":"2019-02-15T18:41:29.848-02:00"},"category":[{"term":"ambiente"},{"term":"informação"},{"term":"datas especiais"},{"term":"vídeos"},{"term":"ativismo"},{"term":"direitos humanos"},{"term":"código florestal"},{"term":"feminismo"},{"term":"música"},{"term":"eleições"},{"term":"violência"},{"term":"animais"},{"term":"personalidades"},{"term":"transporte"},{"term":"inspiração"},{"term":"filmes"},{"term":"imprensa"},{"term":"cinema"},{"term":"bike"},{"term":"energia"},{"term":"petróleo"},{"term":"Esperanto"},{"term":"Mafalda"},{"term":"U2"},{"term":"beatles"},{"term":"desejos"},{"term":"letras e poemas"},{"term":"outros"},{"term":"racismo ambiental"},{"term":"vida acadêmica"},{"term":"agrotóxicos"},{"term":"blog"},{"term":"comerciais"},{"term":"guest post"},{"term":"show"},{"term":"viagens"},{"term":"gatos"},{"term":"listas"},{"term":"rock feminino"},{"term":"lixo"},{"term":"vampiros"},{"term":"evolução"},{"term":"rio+20"}],"title":{"type":"text","$t":"Raízes e Asas"},"subtitle":{"type":"html","$t":"Meio Ambiente, Informação e Rock'n'Roll!"},"link":[{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#feed","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/raizasas.blogspot.com\/feeds\/posts\/default"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/8610369201573778570\/posts\/default\/-\/energia?alt=json-in-script\u0026max-results=5"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/raizasas.blogspot.com\/search\/label\/energia"},{"rel":"hub","href":"http://pubsubhubbub.appspot.com/"},{"rel":"next","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/8610369201573778570\/posts\/default\/-\/energia\/-\/energia?alt=json-in-script\u0026start-index=6\u0026max-results=5"}],"author":[{"name":{"$t":"Mari Lee"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/05472863959319880467"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"28","height":"32","src":"http:\/\/3.bp.blogspot.com\/_sXVCF4z2y1c\/S7LIh3g7IMI\/AAAAAAAAACk\/XIkONX8t6mk\/S220\/me1.jpg"}}],"generator":{"version":"7.00","uri":"http://www.blogger.com","$t":"Blogger"},"openSearch$totalResults":{"$t":"8"},"openSearch$startIndex":{"$t":"1"},"openSearch$itemsPerPage":{"$t":"5"},"entry":[{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-8610369201573778570.post-8335635755306572455"},"published":{"$t":"2012-06-12T00:14:00.000-03:00"},"updated":{"$t":"2012-06-12T00:15:46.256-03:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"ambiente"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"ativismo"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"cinema"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"energia"}],"title":{"type":"text","$t":"Primeira exibição de Belo Monte, anúncio de uma guerra"},"content":{"type":"html","$t":"No dia 17 de junho, às 19hs, estréia o documentário \"Belo Monte, anúncio de uma guerra\", de André D’Elia, que mostra conflitos relacionados à construção da hidrelétrica Belo Monte, em Altamira, Pará.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EO projeto é independente e foi financiado através de \u003Cem\u003E\u003Ca href=\"http:\/\/pt.wikipedia.org\/wiki\/Financiamento_coletivo\" target=\"_blank\"\u003Ecrowdfunding\u003C\/a\u003E\u003C\/em\u003E (\"financiamento coletivo\"), e bateu recorde com mais de 3429 apoiadores.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Ca href=\"http:\/\/4.bp.blogspot.com\/-_P8ekWUpuKg\/T9avD9zY-RI\/AAAAAAAACBs\/YAQRHeNRK4k\/s1600\/BeloMonte_filme.jpg\" imageanchor=\"1\" style=\"margin-left:1em; margin-right:1em\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" src=\"http:\/\/4.bp.blogspot.com\/-_P8ekWUpuKg\/T9avD9zY-RI\/AAAAAAAACBs\/YAQRHeNRK4k\/s1200\/BeloMonte_filme.jpg\" alt=\"cartaz da estréia do filme Belo Monte, anúncio de uma guerra, com exibição gratuita 17 de junho\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cbr \/\u003EO filme será lançado na internet e exibido, simultaneamente, no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo. A entrada é gratuita e os ingressos já podem ser retirados.\u003Cbr \/\u003EMais informações: (11) 3629-1075 ou info@auditorioibirapuera.com.br"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/raizasas.blogspot.com\/feeds\/8335635755306572455\/comments\/default","title":"Postar comentários"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.blogger.com\/comment.g?blogID=8610369201573778570\u0026postID=8335635755306572455\u0026isPopup=true","title":"0 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/8610369201573778570\/posts\/default\/8335635755306572455"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/8610369201573778570\/posts\/default\/8335635755306572455"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/raizasas.blogspot.com\/2012\/06\/primeira-exibicao-de-belo-monte-anuncio.html","title":"Primeira exibição de Belo Monte, anúncio de uma guerra"}],"author":[{"name":{"$t":"Mari Lee"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/05472863959319880467"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"28","height":"32","src":"http:\/\/3.bp.blogspot.com\/_sXVCF4z2y1c\/S7LIh3g7IMI\/AAAAAAAAACk\/XIkONX8t6mk\/S220\/me1.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"http:\/\/4.bp.blogspot.com\/-_P8ekWUpuKg\/T9avD9zY-RI\/AAAAAAAACBs\/YAQRHeNRK4k\/s72-c\/BeloMonte_filme.jpg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"0"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-8610369201573778570.post-5288742263130787022"},"published":{"$t":"2011-08-05T13:49:00.017-03:00"},"updated":{"$t":"2011-08-05T16:26:17.236-03:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"ambiente"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"energia"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"informação"}],"title":{"type":"text","$t":"Inaugurada a primeira usina solar comercial do Brasil"},"content":{"type":"html","$t":"A  primeira usina comercial de energia solar da América Latina entrou em operação ontem (04\/08) no município de Tauá (CE), a 344km de Fortaleza.\u003Cbr \/\u003EO empreendimento da MPX, empresa de energia do Grupo EBX (do multibilionário Eike Batista), começou a operar com capacidade inicial de 1 MW, o suficiente para suprir de energia 1,5 mil famílias.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Ca onblur=\"try {parent.deselectBloggerImageGracefully();} catch(e) {}\" href=\"http:\/\/2.bp.blogspot.com\/-q91CAHj2lk8\/Tjw1A9KwceI\/AAAAAAAABhs\/IKQUM7dEQTA\/s1600\/usina_MPXtaua.jpg\" target=\"_blank\"\u003E\u003Cimg style=\"float:left; margin:0 10px 10px 0;cursor:pointer; cursor:hand;width: 300px; height: 225px;\" src=\"http:\/\/2.bp.blogspot.com\/-q91CAHj2lk8\/Tjw1A9KwceI\/AAAAAAAABhs\/IKQUM7dEQTA\/s320\/usina_MPXtaua.jpg\" border=\"0\" alt=\"vista aérea da usina solar MPX Tauá\" id=\"BLOGGER_PHOTO_ID_5637439124096971234\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003Ca onblur=\"try {parent.deselectBloggerImageGracefully();} catch(e) {}\" href=\"http:\/\/2.bp.blogspot.com\/-BeT-Cy5wHnU\/Tjw0445UDqI\/AAAAAAAABhk\/6lSZDNdBJI4\/s1600\/Paineis_fotovoltaicos_MPX_Taua.jpg\" target=\"_blank\"\u003E\u003Cimg style=\"display:block; margin:0px auto 10px; text-align:center;cursor:pointer; cursor:hand;width: 316px; height: 237px;\" src=\"http:\/\/2.bp.blogspot.com\/-BeT-Cy5wHnU\/Tjw0445UDqI\/AAAAAAAABhk\/6lSZDNdBJI4\/s320\/Paineis_fotovoltaicos_MPX_Taua.jpg\" border=\"0\" alt=\"painéis fotovoltaicos da usina solar MPX Tauá\" id=\"BLOGGER_PHOTO_ID_5637438985511112354\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003Ca onblur=\"try {parent.deselectBloggerImageGracefully();} catch(e) {}\" href=\"http:\/\/2.bp.blogspot.com\/-BhGcFkF9Qm8\/Tjw1Fw408AI\/AAAAAAAABh0\/8ZQqcFlD9no\/s1600\/Usina_Solar_MPX_Taua.jpg\" target=\"_blank\"\u003E\u003Cimg style=\"display:block; margin:0px auto 10px; text-align:center;cursor:pointer; cursor:hand;width: 400px; height: 241px;\" src=\"http:\/\/2.bp.blogspot.com\/-BhGcFkF9Qm8\/Tjw1Fw408AI\/AAAAAAAABh0\/8ZQqcFlD9no\/s400\/Usina_Solar_MPX_Taua.jpg\" border=\"0\" alt=\"Usina solar MPX Tauá\" id=\"BLOGGER_PHOTO_ID_5637439206699888642\" \/\u003E\u003C\/a\u003E \u003Ccenter\u003E\u003Cem\u003EUsina solar MPX Tauá\u003Cbr \/\u003E(Fotos: divulgação)\u003C\/em\u003E\u003C\/center\u003E\u003Cbr \/\u003EA MPX Tauá ocupa 1,2 hectare de uma área de 200 hectares reservada ao empreendimento, e conta com 4.680 painéis fotovoltaicos. O projeto concebido pela MPX para a usina chega a 50 MW. Serão necessários 234 mil painéis para atingir essa potência.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EA usina já possui autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e licença  da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) para expandir sua capacidade até 5 MW.\u003Cbr \/\u003EDurante o evento de inauguração, já foi feito o anúncio da primeira expansão, para 2 MW, em parceria com a multinacional americana GE (\u003Cem\u003E\u003Ca href=\"http:\/\/pt.wikipedia.org\/wiki\/General_Electric\" target=\"_blank\"\u003EGeneral Electric Company\u003C\/a\u003E\u003C\/em\u003E), que fornecerá os equipamentos.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EA MPX também firmou parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece) para troca de dados e capacitação de estudantes na área de energia solar.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cb\u003EApenas o começo\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EEduardo Karrer, presidente da MPX, afirma que a empresa já está pensando nas três fases seguintes de expansão da usina, até que ela chegue aos 5 MW autorizados pela Aneel. \"Eu espero que a gente tenha bastante agilidade para, ao longo do segundo semestre desse ano ou início do ano que vem, já podermos (sic) anunciar as outras expansões até 5 MW\", declarou. Segundo Karrer, a empresa também pretende instalar usinas solares em outras localidades do País.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EO Governo do Estado do Ceará deverá realizar, ainda este ano, um leilão para comprar energia elétrica produzida através de matriz solar. O presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado (Adece), Zuza de Oliveira, informou ao \u003Ca href=\"http:\/\/diariodonordeste.globo.com\/materia.asp?codigo=1021557\" target=\"_blank\"\u003EDiário do Nordeste\u003C\/a\u003E que o edital deverá ser lançado logo após ser regulamentado o Fundo Estadual de Incentivo à Energia Solar (Fies), o que, garante, será realizado em breve.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EA energia solar ainda é muito cara. Enquanto o custo de produção do megawatt\/hora de energia  hidrelétrica gira em torno de R$ 150, o de matriz solar chega a R$ 700. O objetivo do Fies é exatamente tornar viável essa produção, pagando ao empreendedor a diferença entre o valor da energia convencional e a solar.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003ESegundo o deputado federal Antônio Balhmann (PSB-CE), existe uma sinalização do governo federal de realizar um leilão específico de energia solar no próximo ano, mas a bancada cearense na Câmara está se mobilizando para tentar antecipá-lo para ainda este ano.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EEduardo Karrer acredita que o preço da energia de matriz solar pode se tornar, em curto ou médio prazo, competitivo. \"Com a queda no preço dos equipamentos e aumento de escala dos empreendimentos, é possível que a gente consiga, que a gente possa entrar numa faixa de competitividade pra fornecimento a pequenas indústrias, a nichos residenciais\".\u003Cbr \/\u003E\"A queda no preço vem mais do aumento da escala de produção dos painéis, do que propriamente dos custos de operação, que não são tão altos\", diz.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cb\u003EComo a usina funciona\u003C\/b\u003E \u003Cem\u003E(vídeo-propaganda da MPX)\u003C\/em\u003E\u003Cb\u003E:\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Ciframe width=\"480\" height=\"390\" src=\"http:\/\/www.youtube.com\/embed\/WArldfO9-Fo\" frameborder=\"0\" allowfullscreen\u003E\u003C\/iframe\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EAlém da MPX Tauá, a EBX já tem dois outros empreendimentos no Ceará previstos para serem concluídos ainda este ano: as usinas termelétricas Energia Pecém e MPX Pecém II.\u003Cbr \/\u003ESegundo o \u003Ca href=\"http:\/\/www.mpx.com.br\/pt\/nossos-negocios\/geracao-de-energia\/empreendimentos\/Paginas\/mpx-pecem-ii.aspx\" target=\"_blank\"\u003Esite da MPX\u003C\/a\u003E, as usinas utilizarão uma \"\u003Ca href=\"http:\/\/www.mpxitaqui.com.br\/index.php\/br\/carv-limp\" target=\"_blank\"\u003ETecnologia de Queima Limpa do Carvão\u003C\/a\u003E\", que possibilita \"eliminar cerca de 95% das emissões geradas pela combustão do carvão mineral\".\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cem\u003E\u003Cb\u003EFontes:\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Ca href=\"http:\/\/www.mpx.com.br\/pt\/nossos-negocios\/geracao-de-energia\/usinas-em-operacao\/Paginas\/mpx-taua.aspx\" target=\"_blank\"\u003EMPX\u003C\/a\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Ca href=\"http:\/\/diariodonordeste.globo.com\/materia.asp?codigo=1021557\" target=\"_blank\"\u003EDiário do Nordeste\u003C\/a\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Ca href=\"http:\/\/www.ceara.gov.br\/sala-de-imprensa\/noticias\/3941-primeira-usina-de-energia-solar-e-inaugurada-no-ceara\" \/diariodonordeste.globo.com\/noticia.asp?codigo=324256\u0026modulo=968\" target=\"_blank\"\u003EGoverno do Estado do Ceará\u003C\/a\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/em\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/raizasas.blogspot.com\/feeds\/5288742263130787022\/comments\/default","title":"Postar comentários"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.blogger.com\/comment.g?blogID=8610369201573778570\u0026postID=5288742263130787022\u0026isPopup=true","title":"0 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/8610369201573778570\/posts\/default\/5288742263130787022"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/8610369201573778570\/posts\/default\/5288742263130787022"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/raizasas.blogspot.com\/2011\/08\/inaugurada-primeira-usina-solar.html","title":"Inaugurada a primeira usina solar comercial do Brasil"}],"author":[{"name":{"$t":"Mari Lee"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/05472863959319880467"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"28","height":"32","src":"http:\/\/3.bp.blogspot.com\/_sXVCF4z2y1c\/S7LIh3g7IMI\/AAAAAAAAACk\/XIkONX8t6mk\/S220\/me1.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"http:\/\/2.bp.blogspot.com\/-q91CAHj2lk8\/Tjw1A9KwceI\/AAAAAAAABhs\/IKQUM7dEQTA\/s72-c\/usina_MPXtaua.jpg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"0"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-8610369201573778570.post-703536084244153694"},"published":{"$t":"2011-03-03T13:33:00.010-03:00"},"updated":{"$t":"2011-03-03T14:34:23.918-03:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"ambiente"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"energia"}],"title":{"type":"text","$t":"Evento em Campinas promove energia solar"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Ca onblur=\"try {parent.deselectBloggerImageGracefully();} catch(e) {}\" href=\"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-AgWJcPoSWJs\/TW_PIU-OdQI\/AAAAAAAAA94\/5VQk21BOUis\/s1600\/Segurando_o_sol.jpg\" target=\"_blank\"\u003E\u003Cimg style=\"float:left; margin:0 10px 10px 0;cursor:pointer; cursor:hand;width: 119px; height: 113px;\" src=\"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-AgWJcPoSWJs\/TW_PIU-OdQI\/AAAAAAAAA94\/5VQk21BOUis\/s200\/Segurando_o_sol.jpg\" border=\"0\" alt=\"o sol entre as mãos\" id=\"BLOGGER_PHOTO_ID_5579906205310940418\" \/\u003E\u003C\/a\u003ENos dias 15 e 16 de março, a UNICAMP sediará o \u003Ca href=\"http:\/\/www.nipeunicamp.org.br\/inovafv\/\" target=\"_blank\"\u003EWorkshop Inovação para o Estabelecimento do Setor de Energia Solar Fotovoltaica no Brasil (Inova FV)\u003C\/a\u003E, um evento com o objetivo de \"reunir especialistas e profissionais de empresas, governo e instituições de pesquisa nacionais para construir uma ação coordenada para o setor nos âmbitos tecnológico, regulatório, de infra-estrutura física, talentos, mercado e investimentos, debatendo e validando a agenda de ações para o estabelecimento de uma política industrial, científica e tecnológica de desenvolvimento e competitividade da indústria de equipamentos fotovoltaicos no país\".\u003Cbr \/\u003E\u003Ca onblur=\"try {parent.deselectBloggerImageGracefully();} catch(e) {}\" href=\"http:\/\/2.bp.blogspot.com\/-RZi7__6s3pI\/TW_NPrCSe8I\/AAAAAAAAA9w\/0DaMkNEdPig\/s1600\/CelulaFotovoltaica.jpg\" target=\"_blank\"\u003E\u003Cimg style=\"float:right; margin:0 0 10px 10px;cursor:pointer; cursor:hand;width: 200px; height: 121px;\" src=\"http:\/\/2.bp.blogspot.com\/-RZi7__6s3pI\/TW_NPrCSe8I\/AAAAAAAAA9w\/0DaMkNEdPig\/s200\/CelulaFotovoltaica.jpg\" border=\"0\" alt=\"energia solar: célula fotovoltaica\" id=\"BLOGGER_PHOTO_ID_5579904132469390274\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003Cbr \/\u003EA lista de palestrantes inclui Hamilton Moss de Souza, Diretor do Departamento de Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME); Eduardo Soriano, do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), cientistas e representantes da Eletrobras e Eletrosul. Veja \u003Ca href=\"http:\/\/www.nipeunicamp.org.br\/inovafv\/programacao.php\" target=\"_blank\"\u003Eaqui\u003C\/a\u003E a programação.\u003Cbr \/\u003EA inscrição é gratuita!\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EGratuito também é o \u003Ca href=\"http:\/\/www.jornaldaenergia.com.br\/ler_noticia.php?id_noticia=5942\u0026id_tipo=3\u0026id_secao=8\u0026id_pai=2\u0026titulo_info=S%26atilde;o%20Bernardo%20abre%20curso%20de%20energia%20solar\" target=\"_blank\"\u003Ecurso de Introdução à Instalação de Sistema Fotovoltaico\u003C\/a\u003E que será oferecido em São Bernardo do Campo. Para participar, é necessário ser maior de idade e ter concluído o ensino fundamental. Inscrições até dia 22 de março."},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/raizasas.blogspot.com\/feeds\/703536084244153694\/comments\/default","title":"Postar comentários"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.blogger.com\/comment.g?blogID=8610369201573778570\u0026postID=703536084244153694\u0026isPopup=true","title":"0 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/8610369201573778570\/posts\/default\/703536084244153694"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/8610369201573778570\/posts\/default\/703536084244153694"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/raizasas.blogspot.com\/2011\/03\/evento-em-campinas-promove-energia.html","title":"Evento em Campinas promove energia solar"}],"author":[{"name":{"$t":"Mari Lee"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/05472863959319880467"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"28","height":"32","src":"http:\/\/3.bp.blogspot.com\/_sXVCF4z2y1c\/S7LIh3g7IMI\/AAAAAAAAACk\/XIkONX8t6mk\/S220\/me1.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-AgWJcPoSWJs\/TW_PIU-OdQI\/AAAAAAAAA94\/5VQk21BOUis\/s72-c\/Segurando_o_sol.jpg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"0"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-8610369201573778570.post-209617914234902563"},"published":{"$t":"2011-01-06T19:14:00.023-02:00"},"updated":{"$t":"2011-09-24T11:07:23.519-03:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"ambiente"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"ativismo"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"energia"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"informação"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"petróleo"}],"title":{"type":"text","$t":"Abrolhos ameaçado"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Ca href=\"http:\/\/4.bp.blogspot.com\/_sXVCF4z2y1c\/TSY-aaJqMHI\/AAAAAAAAAtA\/1K7o2Mqdr0g\/s1600\/Abrolhos_VistaAerea.jpg\" target=\"_blank\"\u003E\u003Cimg style=\"float:left; margin:0 10px 10px 0;cursor:pointer; cursor:hand;width: 200px; height: 150px;\" src=\"http:\/\/4.bp.blogspot.com\/_sXVCF4z2y1c\/TSY-aaJqMHI\/AAAAAAAAAtA\/1K7o2Mqdr0g\/s200\/Abrolhos_VistaAerea.jpg\" border=\"0\" alt=\"vista aérea das ilhas de Abrolhos\" id=\"BLOGGER_PHOTO_ID_5559199413452812402\" \/\u003E\u003C\/a\u003E No finalzinho de dezembro de 2010, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região cassou uma liminar obtida pelo Ministério Público da Bahia que impedia a exploração de petróleo na zona de amortecimento do \u003Ca href=\"http:\/\/www.ibama.gov.br\/parna_abrolhos\/\" target=\"_blank\"\u003EParque Nacional Marinho de Abrolhos\u003C\/a\u003E, a unidade de conservação marinha mais conhecida e importante do Brasil.\r\u003Cbr \/\u003EDesde 2003 não eram oferecidas novas concessões da Agência Nacional de Petróleo (ANP) na região por ordem do Ministério Público Federal.\r\u003Cbr \/\u003EEm 2010, o juiz Márcio Flávio Mafra Leal deu uma decisão de primeira instância ao caso, em que reconhecia a zona de amortecimento de 50 km ao redor do Parque.\r\u003Cbr \/\u003E\r\u003Cbr \/\u003E\u003Ca href=\"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/_sXVCF4z2y1c\/TSY-Eq2K8aI\/AAAAAAAAAs4\/ReHLzYg_PJY\/s1600\/baleia_e_filhote.jpg\" target=\"_blank\"\u003E\u003Cimg style=\"float:right; margin:0 0 10px 10px;cursor:pointer; cursor:hand;width: 300px; height: 190px;\" src=\"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/_sXVCF4z2y1c\/TSY-Eq2K8aI\/AAAAAAAAAs4\/ReHLzYg_PJY\/s320\/baleia_e_filhote.jpg\" border=\"0\" alt=\"baleia jubarte com filhote\" id=\"BLOGGER_PHOTO_ID_5559199039977353634\" \/\u003E\u003C\/a\u003E Abrolhos é um local de preservação de recifes de coral (os corais estão em extinção em todo o mundo, e sua presença é necessária à sobrevivência de dezenas de espécies de peixes e outras formas de vida marinhas), local de procriação de baleias jubarte (\u003Cem\u003EMegaptera novaeangliae\u003C\/em\u003E, espécie em extinção, que vive em águas mais frias no Pólo Sul e vem para o Brasil no inverno para dar à luz e criar seus filhotes) e abrigo de diversas espécies endêmicas (= que só existem ali, e em nenhum outro lugar no mundo).\r\u003Cbr \/\u003E\"Abrolhos é a área com maior biodiversidade do Atlântico Sul\", declarou Fábio Scarano, diretor executivo da ONG \u003Ca href=\"http:\/\/www.conservation.org.br\/\" target=\"_blank\"\u003EConservação Internacional\u003C\/a\u003E, responsável pelo estudo no qual se baseou o pedido de liminar.\r\u003Cbr \/\u003EPara que o Parque esteja realmente protegido, atividades de risco como a exploração de petróleo não podem ocorrer em suas imediações, e por isso é necessária a sua proibição em uma zona de amortecimento ao redor dele.\r\u003Cbr \/\u003E\r\u003Cbr \/\u003EQuando foi aprovada a liminar com a proibição, o juiz Márcio Flávio Mafra Leal destacou que o risco de uma mancha de óleo atingir Abrolhos é real, conforme demonstrado pelo relatório da Conservação Internacional. \"Se isso acontecer, seria um desastre de dimensões bíblicas e irreversíveis para o ecossistema da região e para o Brasil, com a possível extinção de várias espécies que existem apenas no local, conforme parecer do ICMBio\".\r\u003Cbr \/\u003E\r\u003Cbr \/\u003EA sentença que derrubou a liminar, do desembargador Olindo Menezes, não tem muito conteúdo jurídico ou técnico, de acordo com o site \u003Ca href=\"http:\/\/www.ecopolitica.com.br\/2010\/12\/30\/liberada-exploracao-de-petroleo-na-zona-de-amortecimento-de-abrolhos\/\" target=\"_blank\"\u003EEcopolítica\u003C\/a\u003E. O desembargador usou argumentos como risco de \"dano à ordem e economia pública\", e afirmou que a liminar atinge o \"planejamento estratégico da matriz energética do país\" e é um \"risco à própria segurança nacional\", quando o único risco eminente é ao ambiente e à economia local, como a pesca e o ecoturismo.\r\u003Cbr \/\u003EComo dito no site, \"há alternativas à exploração em Abrolhos e pode não haver remédio aos danos causados por um vazamento significativo de óleo que atinja o parque\". Marcello Lourenço, ex-chefe do Parque Nacional de Abrolhos, argumenta juridicamente contra a decisão do desembargador: \"Existe o princípio de precaução, adotado na Agenda 21. Não podemos tomar nenhuma atitude que não se tenha certeza do impacto ambiental daquela ação. No caso do petróleo, se encaixa perfeitamente. Não sabemos o que pode acontecer, caso haja exploração, seus riscos, acidentes... Além disso, esse princípio faz parte da legislação ambiental brasileira\".\r\u003Cbr \/\u003E\r\u003Cbr \/\u003ESegundo Guilherme Dutra, diretor do Programa Marinho da Conservação Internacional, a decisão \"está sendo discutida na coalização SOS Abrolhos, que possui 23 organizações. Estamos bastante preocupados. Vamos procurar o Ministério Público para entender qual será a postura deles e, se for o caso, dar um subsídio técnico para possíveis recursos\".\r\u003Cbr \/\u003ENo \u003Cem\u003ETwitter\u003C\/em\u003E já existe uma campanha, com a tag #abrolhoslivre\r\u003Cbr \/\u003E\r\u003Cbr \/\u003E\u003Ca href=\"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/_sXVCF4z2y1c\/TSYz0y-tl5I\/AAAAAAAAAsw\/irXSYEzVoTE\/s1600\/DerramePetroleo_Abrolhos.jpg\" target=\"_blank\"\u003E\u003Cimg style=\"display:block; margin:0px auto 10px; text-align:center;cursor:pointer; cursor:hand;width: 264px; height: 400px;\" src=\"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/_sXVCF4z2y1c\/TSYz0y-tl5I\/AAAAAAAAAsw\/irXSYEzVoTE\/s400\/DerramePetroleo_Abrolhos.jpg\" border=\"0\" alt=\"Simulação de vazamentos de petróleo no Parque Nacional Marinho de Abrolhos - Conservação Internacional\" id=\"BLOGGER_PHOTO_ID_5559187772166477714\" \/\u003E\u003C\/a\u003E \u003Cem\u003E\u003Ccenter\u003ESimulação feita pela Conservação Internacional em 2005, em um \u003Ca href=\"http:\/\/www.oeco.com.br\/images\/stories\/file\/Jan2011\/Sumario_Final_2005.pdf\" target=\"_blank\"\u003Eestudo\u003C\/a\u003E sobre o impacto de vazamentos de petróleo em Abrolhos\u003C\/center\u003E\u003C\/em\u003E\r\u003Cbr \/\u003EFontes:\r\u003Cbr \/\u003E\u003Cem\u003E\u003Ca href=\"http:\/\/www.power.inf.br\/site\/petroleo-e-gas\/5075-justica-assegura-exploracao-de-petroleo-em-abrolhos\" target=\"_blank\"\u003EPower - Petróleo, eletricidade e energias alternativas\u003C\/a\u003E\r\u003Cbr \/\u003E\u003Ca href=\"http:\/\/www.ecopolitica.com.br\/2010\/12\/30\/liberada-exploracao-de-petroleo-na-zona-de-amortecimento-de-abrolhos\/\" target=\"_blank\"\u003EEcopolítica\u003C\/a\u003E\r\u003Cbr \/\u003E\u003Ca href=\"http:\/\/www.oeco.com.br\/reportagens\/24692-qual-sera-o-futuro-de-abrolhos\" target=\"_blank\"\u003EO Eco\u003C\/a\u003E\u003C\/em\u003E\r\u003Cbr \/\u003E\r\u003Cbr \/\u003E*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*\r\u003Cbr \/\u003E\u003Cem\u003E\u003Cb\u003EATUALIZAÇÃO (08\/08\/2011): assine a \u003Ca href=\"http:\/\/www.greenpeace.org\/brasil\/pt\/Participe\/Ciberativista\/Deixe-as-baleias-namorarem\/\" target=\"_blank\"\u003Epetição do Greenpeace contra a exploração de petróleo em Abrolhos\u003C\/a\u003E\u003C\/b\u003E\u003C\/em\u003E\r\u003Cbr \/\u003E*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/raizasas.blogspot.com\/feeds\/209617914234902563\/comments\/default","title":"Postar comentários"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.blogger.com\/comment.g?blogID=8610369201573778570\u0026postID=209617914234902563\u0026isPopup=true","title":"0 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/8610369201573778570\/posts\/default\/209617914234902563"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/8610369201573778570\/posts\/default\/209617914234902563"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/raizasas.blogspot.com\/2011\/01\/abrolhos-ameacado.html","title":"Abrolhos ameaçado"}],"author":[{"name":{"$t":"Mari Lee"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/05472863959319880467"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"28","height":"32","src":"http:\/\/3.bp.blogspot.com\/_sXVCF4z2y1c\/S7LIh3g7IMI\/AAAAAAAAACk\/XIkONX8t6mk\/S220\/me1.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"http:\/\/4.bp.blogspot.com\/_sXVCF4z2y1c\/TSY-aaJqMHI\/AAAAAAAAAtA\/1K7o2Mqdr0g\/s72-c\/Abrolhos_VistaAerea.jpg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"0"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-8610369201573778570.post-6953111924084776794"},"published":{"$t":"2010-08-14T11:25:00.005-03:00"},"updated":{"$t":"2011-02-06T00:12:29.614-02:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"ambiente"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"direitos humanos"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"energia"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"informação"}],"title":{"type":"text","$t":"Belo Monte?"},"content":{"type":"html","$t":"Confesso não estar muito a par da polêmica acerca da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte. Estava sabendo que muita gente, incluindo cientistas e povos indígenas, estão preocupados com as implicações das mudanças na bacia do rio Xingu.\u003Cbr \/\u003EHá alguns dias, li uma \u003Ca href=\"http:\/\/www.ihu.unisinos.br\/index.php?option=com_entrevistas\u0026Itemid=29\u0026task=entrevista\u0026id=34372\" target=\"_blank\"\u003Eentrevista no site do IHU\u003C\/a\u003E (Instituto Humanitas Unisinos) que me deixou bastante preocupada também. A entrevista é com André Villas-Bôas, que trabalha com povos indígenas desde 1978 e é coordenador do \u003Ca href=\"http:\/\/www.socioambiental.org\/\" target=\"_blank\"\u003EInstituto Socioambiental \u003C\/a\u003E(ISA).\u003Cbr \/\u003ESegundo ele, o projeto dessa usina já existe há 3 décadas. Ele chama Belo Monte de “cavalo de Tróia”, pois, para que seu funcionamento possa aproximar-se da capacidade instalada, será necessário fazer outras barragens no rio – causando um impacto muito maior do que o previsto. É como se fossem aprovadas 5 barragens 'pelo preço de uma'.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003ELeia abaixo a entrevista.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cblockquote\u003E*~*~*~*~*~*~*\u003Cbr \/\u003E\u003Cstrong\u003EIHU On-Line –\u003C\/strong\u003E Por que os índios que vivem fora da área de Belo Monte também estão preocupados com a construção dessa usina hidrelétrica?\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cstrong\u003EAndré Villas-Bôas – \u003C\/strong\u003EBelo Monte vai afetar diretamente boa parte da bacia do Rio Xingu, dando outro rumo ao curso de água e isso é algo muito grave. Belo Monte vai ter a capacidade instalada de gerar 11 mil megawatts, mas, na verdade, a média de geração ao longo do ano vai ser de 4.600 megawatts, ou seja, a capacidade instalada só vai operar por um mês durante um ano todo. Para que você possa ter a média mais alta de aproveitamento da capacidade instalada, teriam que ser feito outros barramentos acima que pudessem reter água para que fossem liberadas no período de seca. A média passaria de quatro para 9.500 megawatts. Se outras barragens forem feitas, portanto, outras várias áreas indígenas e as unidades de conservação serão atingidas.\u003Cbr \/\u003EEm 2008, o governo afirmou, através de resolução do Conselho Nacional de Energia, que apenas a barragem de Belo Monte seria construída. Porém, esta é uma resolução que pode ser mudada na próxima reunião do conselho. Não há uma segurança de que não serão feitas as quatro barragens rio acima. Os povos da região acham que o governo vai mesmo construir esses quatro barramentos, mais cedo ou mais tarde. Resumindo: Belo Monte é um “cavalo de tróia” de um complexo hidrelétrico que está planejado para o Xingu há muitos anos, mas é só a ponta deste projeto.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cstrong\u003EIHU On-Line –\u003C\/strong\u003E Qual o argumento das tribos?\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cstrong\u003EAndré Villas-Bôas – \u003C\/strong\u003EOs Carapó e os Caiapó temem que as outras usinas sejam construídas e que Belo Monte seja o início de um ciclo de destruição do rio Xingu. Tem outros grupos que serão afetados indiretamente, que é caso dos Arara, dos Araraté e dos Paracanã. São grupos cujas terras ainda não foram totalmente demarcadas. Como são terras consideradas como invadidas, podem ser ocupadas pelo fluxo migratório de aproximadamente cem mil pessoas para aquela região em decorrência das obras da barragem.\u003Cbr \/\u003EEntão, se a terra dessas tribos não estiver protegida quando esse fluxo ocorrer os problemas provavelmente vão se agravar. O projeto vai desviar uma parte do rio, algo em torno de cem quilômetros, por um canal que vai passar a receber um fluxo de água menor. Esse hidrograma está em aberto dentro dos estudos que foram feitos pelas empresas e isso é determinante para sabermos os impactos e conseqüências da obra na navegabilidade, nos recursos pesqueiros e na sobrevivência de uma série de ambientes florestais localizados na beira do rio, fatores determinantes para os povos indígenas que vivem na região.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cstrong\u003EIHU On-Line –\u003C\/strong\u003E Como a obra está afetando esses povos?\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cstrong\u003EAndré Villas-Bôas – \u003C\/strong\u003EUma empresa que vai investir 30 bilhões numa obra tem interesse enorme sobre a construção desta obra. O que está havendo na região é um assédio em relação às etnias, ou seja, está sendo realizado um trabalho de cooptação sem que haja de fato uma discussão esclarecedora sobre os impactos e as definições de vários aspectos da obra. Com isso, os povos estão se dividindo politicamente.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cstrong\u003EIHU On-Line –\u003C\/strong\u003E Quem tem feito esse trabalho de cooptação?\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cstrong\u003EAndré Villas-Bôas – \u003C\/strong\u003EEsse trabalho tem sido feito por parte da Eletronorte, que é a principal orquestradora da construção desta obra. Ela tem uma estrutura forte na região há 30 anos, quando começaram a pensar a viabilização de Belo Monte.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cstrong\u003EIHU On-Line –\u003C\/strong\u003E O que o senhor, como indigenista, pode falar sobre os problemas da região?\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cstrong\u003EAndré Villas-Bôas – \u003C\/strong\u003EÉ preocupante o fato de não haver uma discussão aberta com a sociedade, e com os índios, sobre os impactos das obras. O governo não fez nenhuma consulta pública, que é o momento propício para esclarecimentos, para dizer o que é a obra, qual o sentido dela, quais são os impactos, as preocupações etc. É bastante preocupante essa maneira autoritária de definir as prioridades e desconsiderar as populações locais. O problema se torna ainda maior quando a falta de diálogo se estende para outros projetos na região, como o asfaltamento da BR 136 e 158, que fica do lado leste da bacia do rio Xingu e liga o Mato Grosso ao Pará. Tem ainda a construção de pequenas hidrelétricas na região das cabeceiras do Xingu.\u003Cbr \/\u003ENão são apenas as obras que afetam o povo do Xingu que há 30 anos sofreu com um processo de ocupação muito violento e desordenado e, atualmente, está no centro do desmatamento da Amazônia. Além disso, o quadro fundiário ainda é muito instável, o processo de regulação da área é lento, há muitas áreas que não estão tituladas. A presença do Estado na região é praticamente nula.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cstrong\u003EIHU On-Line –\u003C\/strong\u003E E como o senhor vê a atuação da Justiça nessa região?\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cstrong\u003EAndré Villas-Bôas – \u003C\/strong\u003EAinda é bastante desigual, porque há regiões bastante isoladas onde você não tem muito a presença do Estado, e, portanto, a Justiça chega tardiamente. Em Altamira existe o Ministério Público, mas as condições de governabilidade são baixas, há pouca capacidade de monitoramento dos acontecimentos, como a ordenação do processo de ocupação regional ou o controle do desmatamento.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cstrong\u003EIHU On-Line –\u003C\/strong\u003E O presidente da Eletronorte tem dito que a maioria das etnias indígenas da região é a favor da obra e que as únicas que são contra estão no Alto do Xingu. Como o senhor vê essa questão?\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cstrong\u003EAndré Villas-Bôas – \u003C\/strong\u003EO presidente da Eletronorte está falando disto a partir da visão de cooptação que tem. A situação da saúde, das escolas, do grau de estabilidade fundiária é precária, por isso, os povos indígenas não estão preparados para receber os impactos dessas obras, pois são as partes frágeis desta história. O processo de cooptação está dando margem para essas divisões e análises. Eu me pergunto porque não abriram uma discussão ampla e forte junto aos índios antes de cooptá-los. Há 30 anos falam de Belo Monte e nunca conversaram com os indígenas sobre o que vai mudar, sobre a importância das obras. A universidade local tem um campus em Altamira e nunca recebeu qualquer incentivo para pesquisas ou levantamentos sócio-ambientais para que pudessem compreender a obra e seus impactos na região, e, assim, construir planos de mitigação mais consistentes.\u003Cbr \/\u003EOs dados que orientaram os estudos de impacto ambiental foram feitos pelas próprias empresas que elaboraram o projeto de Belo Monte. Veja o nível de promiscuidade a que chegamos! Eu espero que Belo Monte seja um divisor de águas para o futuro das prioridades e da maneira como a sociedade brasileira possa participar destas grandes obras. A sociedade quer informações isentas, quer processos mais transparentes, e não estes processos onde os interesses se entrelaçam no ponto de vista da real demanda de energia do Brasil com os interesses das empresas e construtoras e com os interesses político-partidários.\u003Cbr \/\u003E*~*~*~*~*~*~*\u003C\/blockquote\u003E\u003Cbr \/\u003ETambém no IHU, há uma entrevista com o biólogo Paulo Buckup (UFRJ) intitulada \"\u003Ca href=\"http:\/\/www.ihu.unisinos.br\/index.php?option=com_entrevistas\u0026Itemid=29\u0026task=entrevista\u0026id=34546\" target=\"_blank\"\u003EBelo Monte e o risco de extinção dos peixes do Xingu\u003C\/a\u003E\".\u003Cbr \/\u003EO pesquisador participou de um estudo, publicado recentemente, que aponta que  há 819 espécies de peixes que correm o risco de sumir dos nossos rios, número mais de 6 vezes maior que as 133 oficialmente reconhecidas como ameaçadas. E \"esse número tende a aumentar, porque, atualmente, toda semana novas espécies são descobertas no Brasil\", aponta Buckup.\u003Cbr \/\u003EEle fala sobre os principais problemas que os rios brasileiros têm enfrentado, e critica a forma como os rios amazônicos estão sendo tratados. Há espécies de peixes que vivem apenas na região de Altamira, e ainda não se sabe qual o impacto das obras sobre elas."},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/raizasas.blogspot.com\/feeds\/6953111924084776794\/comments\/default","title":"Postar comentários"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.blogger.com\/comment.g?blogID=8610369201573778570\u0026postID=6953111924084776794\u0026isPopup=true","title":"0 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/8610369201573778570\/posts\/default\/6953111924084776794"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/8610369201573778570\/posts\/default\/6953111924084776794"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/raizasas.blogspot.com\/2010\/08\/belo-monte.html","title":"Belo Monte?"}],"author":[{"name":{"$t":"Mari Lee"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/05472863959319880467"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"28","height":"32","src":"http:\/\/3.bp.blogspot.com\/_sXVCF4z2y1c\/S7LIh3g7IMI\/AAAAAAAAACk\/XIkONX8t6mk\/S220\/me1.jpg"}}],"thr$total":{"$t":"0"}}]}});